+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Aficio Print

    E ae galera!

    Aqui na rede colocaram uma multifuncional Ricoh Aficio 1015 e não estou conseguindo enviar impressão para ela.... Não achei driver, por isso peguei o arquivo postscript dela (.PPD) no instalador do driver do windows..

    tentei faze-la imprimir em Jet-Direct (porta 9100) e não vai..
    via smb nada..
    consegui conectar via ldp (lpd://192.168.0.2/PORT1), mas ao enviar uma página de teste várias folhas são impressas em "branco", ou com códigos postscript....

    Me deêm idéias! Please!

  2. #2

    Padrão Aficio Print

    o slack tinha um filtro de impressoras APSFILTER, APSXFILTER, ou algo parecido com isso, nele tem varios drivers "genericos" para esses casos, me salvou varias vezes qdo o cups ou lpd nao conseguiam

  3. #3

    Padrão Aficio Print

    o pior é que estou usando o FC3.... e pelo que eu to vendo aki, o unico gerenciador de impressão que vem no maldito é o CUPS... :@: :@:

    eu tentei usar um driver feito pra unix/linux, ele chega a adicionar a impressora no /etc/printcap mas ela não é exibida no sistema...

  4. #4

  5. #5

    Padrão Aficio Print

    o slackware normalmente usa o LPRng por default e o Fedora usa o CUPS, os filtros apsfilter eu vi que funcionam legal com om LRPng, mas eu ja possuo um driver da impressora que eu descobri que funciona somente com o LPRng...

    vou compilar o LPRng pro fedora e ver se vai dar certo..tomara

    :?

  6. #6

    Padrão Aficio Print

    resolvido! assim que eu instalei o LPRng, tentei usar o driver do fabricante e nada de funcionar...voltei a usar o CUPS.....

    Fui no suporte da Ricoh e me disseram por email apra usar o PPD do modelo 2015, só que não funcionava pois a impressora não tinha a placa para suporte à impressão Postscript..............

    Lendo a documentação percebi que a Aficio 1015 imprimia tb nos modos PCL(5e) e RPCS ... então fui no site do linuxprinting.org e peguei o drive "Generic PCL5e Printer Driver" ae funcionou blz!