Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Desktop Linux ......

    Eu tento acompanhar com atenção quando o tema é migração para Linux. Inclusive quando o nosso moderador 1c3_m4n, colocou no fórum o tema "migração win para linux" eu procurei acompanhar para tirar as minhas dúvidas também.
    Já comentei aqui no fórum que no início desse ano, tivemos uma fiscalização pesada da ABES na empresa, aqui em Goiânia sobre pirataria Microsoft, Symantec e software Cad_Cam. Conseguimos passar por isso, mas foi muito desgastante. E depois disso, a empresa decidiu dar carta branca para nós do CPD tentarmos software livre, no caso Linux. Inclusive estamos tendo o desgaste natural de ficarmos vigiando os usuários dos pc's windows (85 usuários) a não permitir instalação de qualquer software pirata na empresa. É desgastante para nós do CPD. Já tivemos funcionários demitidos por isso.
    Nós temos 3 servidores na empresa rodando a cerca de 4 anos, todos com o Conectiva 8. Rodam perfeitos. Nunca deram problemas. Menos mal.
    Mas agora com essa fusão da Conectiva com o Mandrake, fica é lógico a sensação desagradável de não continuarmos usando o Conectiva. Inclusive cheguei a instalar o Conectiva 10 num pc do CPD, para conhecer as novidades. Mas essa fusão, a gente tem que começar a pensar em outras distros. Também instalei o Mandrake 10, para conhecê-lo. E agora instalei o Slackware 10.1 no mesmo pc para aprender também. A minha idéia é aprender melhor o Slackware e utilizá-lo como servidores. Já sei que o Slackware é robuto e confiável. Mas sabemos também que o Slackware não é para o usuário final. O Slackware tem o seu nicho de atuação que não é o usuário comun. É para nós mesmos Linuxers. Ele como servidor, estaremos bem assistidos. Nós temos usuários aqui que tratam o computador de "Vossa Senhoria". Tem medo de usá-lo. Fazem o estritamente necessário. Ou seja, executam os aplicativos da empresa, e quando dá algum problema nos chamam por coisas banais e quando tentamos ensiná-los, eles alegam que somos pagos para resolver os problemas e não para ensiná-los. A empresa agora quer que nós encontremos Linux voltado para desktop. Eu andei vendo o Kurumin. Vejo muita gente aqui falando bem dele como desktop. Parece interessante. Vi também o BigLinux que lançou outra versão nova. Não adianta falar de SuSe ou RedHat que são distros corporativas. São excelentes distros, mas por serem corporativas a empresa não quer nem ouvir. Pagar ??? Nem pensar. Afinal a empresa pensa que se o software é livre, nós do CPD, vamos sugerir pagar ??? Não estou galera, criando polêmica sobre essa ou aquela distro. Estamos apenas procurando uma distro que seja voltada para o usuário final mesmo. Aquele usuário que quer as mesmas "coisinhas by Microsoft". E a empresa nos fala assim : "Vocês tem que entender que o usuário é como se fosse um cliente. Vocês tem que vender o peixe de vocês ..." .
    Se vocês puderem me dar alguma sugestão sobre isso, agradeceria. Não estou aqui criando qualquer polêmica de melhor distro. Estamos tratando de usuários que infelizmente em sua maioria são usuários , aliás, são funcionários. Nem todos tem conhecimento disso, daquilo ou daquilo outro. Queremos sim, fugir do software pago e proprietário. Mas sabemos que já estamos nos preparando para enfrentar problemas nessa migração. E o mais interessante é que como sempre estamos tendo visitas de outras empresas também do mesmo ramo de atividade, quando eles virem uma rede inteira "by Linux" isso vai dar uma mexida legal nas empresas do ramo. Tem uma empresa aqui em Goiânia que até hoje dá gargalhadas sobre a fiscalização da ABES. Lá tem somente o Microsiga rodando totalmente em Linux. Os caras estão nadando de braçada. Mas também teve muitas demissões, pela resistências dos funcionários em aceitarem o Linux. Mas a empresa foi em frente e se deu bem.
    Qualquer sugestão ficaria grato. Sem querer polemizar nada. Se nosso moderador achar conveniente trancar o tópico, eu vou entender e nem vou questionar.
    Um abraço a todos do fórum ..... :toim: :toim: :toim:

  2. #2
    OroChiMaRu
    Visitante

    Padrão Desktop Linux ......

    cara ...
    pelo q eu entendi...vc queria saber um linux bom pra ser usado no usuario final .... q seja o mais parecido com windows ????
    um amigo meu instalo um tal de Freedows(se naum for isso eh coisa parecida) ...o desktop eh igualzinho o windows .... comedia ....pra quem eh leigo no linux .... seria bom ...


  3. #3

    Padrão Desktop Linux ......

    Cara bom primeiro mais uma vez vou ter de corrigir um usuario daqui o SuSE a partir da versão 9.3 não é mais pago, ele pode ser obtido e copiado livremente, para mais informação leia este link: http://br-linux.org/linux/?q=node/641

    Eu acho que SuSE e Unbutu sao boas opções para voce testar.

    falows

  4. #4
    caremir
    Visitante

    Padrão Desktop Linux ......

    Bom dia Senhores

    Em nossa empresa, passamos por uma situação parecida com a do nosso amigo. Atualmente somos 200 funcionários, aproximadamente 100 usuários. Alem de estarmos migrando cerca de 95% dos OS para Linux, estamos em fase final de implantação do ERP da Microsiga... (em acompanhamento). MAS diferente de sua situação (pelo q percebi) nao estamos tendo nenhum problema com relação a mudança, isso pq, tudo partiu com o TOTAL apoio da diretoria e gerencia da empresa (inclusive estao mais empolgados q nos). Da mesma forma foi com o ERP.
    Acredito que vc deve buscar esse apoio caso nao o tenha ainda... conscientizar os "homens" que ou os usuários envergam ou quebram! e que isso tem de vir deles dos chefes...
    Futuramente sua empresa pode utilizar o linux até como forma de Marketing "Nossa empresa trabalha conforme as leis brasileiras de blabalbal...".
    Acho que vc nao deveria esquentar a cabeca com isto... instala, se gostou PT Saudaçoes se nao vai reclamar com o gerente!

    Visitei empresas que utilizavam Linux e Microsiga a muito tempo... e o pessoal depois de testar varias distro ficaram com o CL...

    Testamos o CL10 e ficou show, mas estamos utilizando o CL9 pois é homologado pela msiga, tb testamos o BigLinux, foi dura a escolha.. o big tb é show... kmirim.. FEdora... nao teve pro CL... . por enquanto..

    O importante e estar legal perante o fiscal... o resto é relatório gerencial veio...

    []s

  5. #5

    Padrão Desktop Linux ......

    Além do que, o SuSe pode e já podia ser encontrado nos kazaas da vida... e isso de uma maneira legal.
    Mesmo pagando, qualquer linux, você deveria saber que, basta um CD/licença (como você prefirir chamar) para que você os instale em qualquer quantidade de computadores..

    Eu já estou chegando a uma conclusão.
    "Distro é igual à linguagem de programação! A melhor distro é aquela que você sabe usar melhor."

  6. #6

    Padrão Desktop Linux ......

    Citação Postado originalmente por vonlinkerstain
    Além do que, o SuSe pode e já podia ser encontrado nos kazaas da vida... e isso de uma maneira legal.
    Mesmo pagando, qualquer linux, você deveria saber que, basta um CD/licença (como você prefirir chamar) para que você os instale em qualquer quantidade de computadores..

    Eu já estou chegando a uma conclusão.
    "Distro é igual à linguagem de programação! A melhor distro é aquela que você sabe usar melhor."
    Com certeza cara linux eh linux, distro eh so a que vc gosta mais

    falows

  7. #7

    Padrão Desktop Linux ......

    Galera, obrigado a todos pelas opiniões.
    Mas, vejam bem. Eu não coloquei aqui nenhuma polêmica dessa ou daquela distro. Eu trabalho com Conectiva desde 2003. Aliás, comecei a conhecer Linux através do Conectiva 8. Instalei o Conectiva 10 e também considerei ele um show para desktop. Só que eu estou vendo pelo meu lado de técnico, como eu imagino que a maioria do pessoal do ambiente Linux vê.
    Por isso solicitei ajuda de vocês. Eu hoje estou tentando conhecer o Slackware 10.1 . Instalei ele na minha máquina aqui na empresa num hd separado e estou aprendendo. E realmente para servidor, nós do CPD resolvemos adotá-lo. Mas valeu as opiniões de todos aqui. E muito obrigado pela ajuda. Realmente, BigLinux, Kurumin, SuSe e a própria Conectiva devem com certeza, nos ajudar muito nessa solução.
    Brigadão galera pela ajuda e pela força.
    Um abração a todos ............ :clap: :clap: :clap:

  8. #8

    Padrão Desktop Linux ......

    Olha meu, faz o seguinte...

    Instala todos, pegue a sua opinião e adote-a...
    Não adianta eu te falar que conectiva é o melhor, nem que osuse é a melhor...

    São todas iguais, mas com as suas particularidades... é tudo opiniao pessoal.
    É a mesma coisa que religião. Todo mundo tem, todo mundo acha que a sua é melhor, e todo mundo acha que quem não segue a sua vai pro inferno...

    É tudo opinião pessoal....

  9. #9

    Padrão Desktop Linux ......

    FAla pssgyn,

    Então, para usuário final, estamos testando o NLD - novell Linux Desktop.
    ACho que vale a pena vocês testar

    abraços

    Jeff

  10. #10

    Padrão Desktop Linux ......

    Citação Postado originalmente por Jeff
    FAla pssgyn,

    Então, para usuário final, estamos testando o NLD - novell Linux Desktop.
    ACho que vale a pena vocês testar

    abraços

    Jeff
    Esta tem alguma relação com o SuSe

  11. #11

    Padrão Desktop Linux ......

    Valeu galera. Vou seguir os conselhos.

    E até gostaria que o nosso moderador trancasse o tópico, para não gerar polêmica.

    Obrigado a todos pela participação ..........
    Inté a próxima ................ :good: :clap: :good: :clap:

  12. #12
    andreasn
    Visitante

    Padrão Distro para usuários

    Bom ja foi falado muito pelo que vi acima mas vamos lá, uma que uso bastante para varios amigos e algumas firmas próximas a minha residencia-escrtório foi o kurumin pois alem de ser praticamente 100% compativel com os produtos MS é leve e bem robusta, resaltando que para trabalhar com provedores o Kurumin se torna muito competente e arrojado

  13. #13

    Padrão Desktop Linux ......

    trancar nao precisa.. o povo discutiu mto bem aque...

    o von... influencia em mto o povo... e o ruy tbm

    se algum folgado vier zoar... dae... nos damos um jeito hehehe

    []'s

  14. #14

    Padrão Desktop Linux ......

    Demiurgo,

    Valeu e obrigado pela consideração. Realmente, pelo menos nessa não houve polêmica. As respostas ficaram em bom nível.

    Um abraço ......... :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

  15. #15

    Padrão DESKTOP LINUX.............

    Cara, usa qualquer uma. Mas te aconselho a usar o icewm para o tipo de sessão. Baixar o tema do rwindows xp e editar os menus para colocar o mais possivel parecido com o rwindows.sem contar que é bem mais leve que o kde ou outra que eu conheção. Acho que dessa forma, voce não vai ter problemas.
    Quanto a distro, a minha opinião pesoal, fica com o debian br.
    :toim:

  16. #16

    Padrão Desktop Linux ......

    Na verdade vc não precisa se preocupar tanto com a distribuição, só utilize uma que seja estável e de fácil atualização, o resto vc se empenha no conjunto escoolhido.

    Minha experiência mais recente para utilização do Linux como Desktop foi usando o Fedora Core 3 em uma de nossas filiais que esta sendo aberta em MG.

    Eu trabalhei com conjunto FC3 + Kde e dentro dos softwares usados estão:

    OpenOffice2.0b
    Skype
    Thunderbird
    Firefox
    Themes personalizados (icones, styles, splash, windows decoration, login, cores, etc)
    NIS+NFS possibilitando os usuarios utilizarem seu perfil em qualquer máquina da rede além do compartilhamento dos dados entre os usuários

    O esquema é vc como usuario comum personalizar um ambiente padrão...depois copie todos os dados(inclusive pastas ocultas) da pasta deste usuário para a pasta /etc/skel, cada vez que um usuario logar-se pela primeira vez no sistema ele ira utilizar as configurações que vc deixou....

    100% aprovado, roda uma beleza. Estão usando o sistemas pessoas acostumadas com windows e elas estão adorando... mas sempre tem que ter um suporte para dúvidas, na maioria simples, que os usuarios venham a ter.

  17. #17

    Padrão Desktop Linux ......

    Citação Postado originalmente por vonlinkerstain
    Citação Postado originalmente por Jeff
    FAla pssgyn,

    Então, para usuário final, estamos testando o NLD - novell Linux Desktop.
    ACho que vale a pena vocês testar

    abraços

    Jeff
    Esta tem alguma relação com o SuSe

    FAla vonlinkerstain

    Nao digo que tem relacao com o suse, mas é uma distro para desktop mesmo, da Novell.
    Eu gostei.

  18. #18

    Padrão Desktop Linux ......

    Citação Postado originalmente por demiurgo
    trancar nao precisa.. o povo discutiu mto bem aque...

    o von... influencia em mto o povo... e o ruy tbm

    se algum folgado vier zoar... dae... nos damos um jeito hehehe

    []'s
    Bom primeiro brigado Demiurgo por ter dito que eu influencio as pessoas, acho que estou aqui pra ajudar a comunidade, se acabo influenciando eh apenas uma consequencia.

    Quanto ao amgio que falo do NDL, respondendo o Vonlinkerstain, sim o NLD tem relação com o SuSE, era o antigo SuSE personal, que ae virou NLD. Apos a compra da SuSE pela novell.

    falows

  19. #19

    Padrão Desktop Linux ......

    Citação Postado originalmente por demiurgo
    trancar nao precisa.. o povo discutiu mto bem aque...

    o von... influencia em mto o povo... e o ruy tbm

    se algum folgado vier zoar... dae... nos damos um jeito hehehe

    []'s
    Que isso? Se eu influenciar as pessoas eu serei um cara mau!
    heheheheheh

    Legal Ruy, esta deve ser uma distro muito legal.

  20. #20

    Padrão Desktop Linux ......

    Citação Postado originalmente por vonlinkerstain
    Citação Postado originalmente por demiurgo
    trancar nao precisa.. o povo discutiu mto bem aque...

    o von... influencia em mto o povo... e o ruy tbm

    se algum folgado vier zoar... dae... nos damos um jeito hehehe

    []'s
    Que isso? Se eu influenciar as pessoas eu serei um cara mau!
    heheheheheh

    Legal Ruy, esta deve ser uma distro muito legal.
    Von podemos ser dois caras maus. hehehehehehe
    Se quiser uma sociedade para sermos maus no forum eh so falar ae.
    hauahuahauhauah

    falows :motinha: :motinha: :motinha: :motinha: :motinha: