+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Lestat1
    Visitante

    Padrão raid1 ou DRBD

    Primeiramente obrigado pelas dicas do pessoal da underlinux sobre cluster, está me esclarecendo muito.
    Segundo, eu tenho samba+ldap aqui na minha empresa com aproximadamente 1000 usuarios e quero segurança no meu serviço.
    Para isso eu quero quero usar o RAID-1 ou DRBD. Qual seria a melhor solução para redundancia?

    []s

  2. #2

    Padrão raid1 ou DRBD

    RAID 1 de preferência via Hardware.


    []´s

    Marcos Pitanga
    System Engineer
    Gplus Energy - High Performance Computing
    www.gplus.com.br

  3. #3

    Padrão raid1 ou DRBD

    Vamos ao seu caso,

    1 - Primeiro raid-1 tanto por software quanto por hardware so podem ser feitos no ato da instalação pois necessita que seja feita uma formatação propria usando o mkraid.

    2 - O DRDB é um sistema de espelhamento por software pode ser implantado como sistema em funcionamento e ainda pode ser integrado com o sistema de Ip-Takeover onde se uma maquina falhar a outra assume.

    Particularmente eu prefiro para este seu caso o uso do DRDB com configuração serial+ethernet junto com esquema de IP-Takeover.

    Para mais informações consulte o site:
    http://www.linux-ha.org/

  4. #4

    Padrão raid1 ou DRBD

    Citação Postado originalmente por mario
    Vamos ao seu caso,

    1 - Primeiro raid-1 tanto por software quanto por hardware so podem ser feitos no ato da instalação pois necessita que seja feita uma formatação propria usando o mkraid.

    2 - O DRDB é um sistema de espelhamento por software pode ser implantado como sistema em funcionamento e ainda pode ser integrado com o sistema de Ip-Takeover onde se uma maquina falhar a outra assume.

    Particularmente eu prefiro para este seu caso o uso do DRDB com configuração serial+ethernet junto com esquema de IP-Takeover.

    Para mais informações consulte o site:
    http://www.linux-ha.org/
    Desculpe amigo, mas via Hardware não precisa disso.... A controladora faz isso por vocë automaticamente, sendo muito mais seguro e rápido do que via software.

    Em sistemas puramente críticos todos nossos servidores saem ou com RAID 1 ou 5, dependendo do ambiente que ele vai atuar.

    Se a seguranca dos dados for prioridade máxima, não fuja a esta regra, use RAID via HARDWARE.

    Soluções para RAID via software, somente em serviços bem básicos para ambiente de baixo custo.

    Quanto a escolha do ambiente, creio que seja feito um estudo de caso, bem apurado, principalmente o quanto irá impactar os serviços se o sistema dele ficar fora do ar.

    Além disso, o DRBD também atua sobre a camada do md0 e também sobre volumes lógicos via LVM.

    A utilização de um ambiente de DRBD + Heartbeat deve ser muito bem estudado, implementado em laboratório, antes de pensar em colocar em produção.

    []'s

    Marcos Pitanga
    System Engineer
    Gplus Energy High Performance Computing
    www.gplus.com.br

  5. #5

    Padrão raid1 ou DRBD

    RAID em HARDWARE, SEM DUVIDA.

  6. #6
    Lestat1
    Visitante

    Padrão raid1 ou DRBD

    Rapaziada, via hardware naum vai dar. O pessoal de compras da empresa negou meu pedido. E agora?
    Raid 1 (software) ou DRBD?

    []s

  7. #7

    Padrão raid1 ou DRBD

    Citação Postado originalmente por Lestat1
    Rapaziada, via hardware naum vai dar. O pessoal de compras da empresa negou meu pedido. E agora?
    Raid 1 (software) ou DRBD?

    []s
    Depende vai querer duas máquinas com partição replicadas ou dois Hd's com particões replicadas?

    []'s

    Marcos Pitanga

  8. #8
    Lestat1
    Visitante

    Padrão raid1 ou DRBD

    olha eu tenho duas maquinas para fazer isso e tenho 4 hd´s, aí eu naum sei qual é o melhor, dois hd´s na mesma maquina ou duas maquinas?

    []s

  9. #9

    Padrão raid1 ou DRBD

    Pode fazer os dois juntos.


    []'s

    Marcos Pitanga

  10. #10
    Lestat1
    Visitante

    Padrão raid1 ou DRBD

    Caro amigo pitanga, vc podia me dar uma ideia de como começar a fazer com os dois modos? Duas maquinas com dois hd´s.

    Preciso apenas de uma forcinha para começar?

    []´s

  11. #11

    Padrão raid1 ou DRBD

    1o passo é vc colocar o RAID 1 para rodar as duas máquinas.

    depois que conseguir isso te dou mais dicas.


    Marcos Pitanga
    System Engineer
    Gplus Energy Division
    High Performance Computing Expert
    www.gplus.com.br