+ Responder ao Tópico



  1. #1
    genival
    Visitante

    Padrão Windows 2003 + Linux

    Bem pessoal, preciso da ajuda de vocês.

    Minha situação:

    1º Rede da empresa: modem do speedy conectado em um roteador D-link (gateway 192.168.0.1), o roteador está conectado um um Switch Surecon de 24 portas.

    2º Meu laboratório de teste: Chega um cabo do Switch.

    3º Tenho três máquinas e um HUB para utilizar no projeto:

    Máquina 01: Linux Conectiva 9
    Máquina 02: Windows 2003 Enterprise Edition
    Máquina 03: Windows XP Professional

    4º Configuração da Máquina 02 Windows 2003:

    - Duas placas de rede
    -sis 900 onboard
    -Realtek 8139

    - A placa SIS 900 Recebe a internet no IP 192.168.0.185.
    - A realtek distribui os endereços IP via DHCP na faixa 10.0.0.0, e os DNS primário e secundário.
    - Ativei também o RRAS para fazer um NAT entre a SIS 900 e a realtek.
    - Também configurei o redirecionamento da pasta meus documentos dos micros clientes.
    - E defini uma cota de disco de 20 MB para os usuários.

    5º Configuração da Máquina 03 Windows XP professional:

    Está fazendo parte do domínio microcamp e está acessando a internet via DHCP.

    OBJETIVO:

    - Eu quero monitorar a internet dos usuários através do LINUX utilizando o Squid + SARGE.


    DÚVIDA:

    1º Por onde começo a configuração do LINUX?
    2º Inicialmente o micro com linux só possui uma placa de rede, tenho que instalar mais uma placa de rede nele né?
    3º Não sei direito nem por onde começar...

    Desde já Obrigado,
    Genival
    E-mail: [email protected]

  2. #2

    Padrão Windows 2003 + Linux

    Não necessariamente vc precisa colacar outra placa de rede, mas eh melhor colocar sim

    Agora não saber nem por onde começar vai ser complicado hein, vai ter q ler muito
    https://under-linux.org/artigos.html

    tem tudo oq vc precisa, mas todos em artigos separados

  3. #3
    genival
    Visitante

    Padrão Windows 2003 + Linux

    Nossa que resposta rápida,

    Bem , eu coneço o básico de Linux e eu já comecei a ler os artigos , mas mesmo assim vou precisar de muita ajuda, a rede WIndows 2003 da empresa fou eu que montei e eu também não sabia nada de windows 2003 , tive que ler muito, e agora eu quero monitorar essa rede porém não achei muito suporte de aplicativos WIndows por isso to aqui , achei muitos artigos de Linux e Squid, só que como não tenho muita habilidade com Linux to bastante perdido , epero contar com a ajuda de você e paciênica para minha perguntas ,as vezes meio óbvias.
    Um dos meus objetivos pessoais é trabalhar com linux , então esse projeto será uma conquista mais pessoa do que tudo.l

    Desde já Obrigado,
    Genival
    e-mail: [email protected]

  4. #4

    Padrão Windows 2003 + Linux

    Um bom lugar pra se começar a ler aqui no site é a seção de iniciantes dos artigos, são coisas simples, mas que se vc nao souber dificultam muito o resto do processo de configuração.
    A primeira cois q vc deve fazer eh decidir qual distro vc vai usar, a partir dai, você começa a procurar os comandos que serão necessários.

    Não pergunte qual eh a melhor distro, isso eh pior que discutir religião, cada um defende a sua, linux eh tudo igual, o único conselho que eu do é para vc nao ficar preso a ferramentas graficas, do resto o tempo ensina

  5. #5
    genival
    Visitante

    Padrão Windows 2003 + Linux

    Ok, Eu to utilizando o Conectiva 9, e to tentando configurar tudo isso agora...

    Você é o moderador desse fórum?

    Como funciona isso? Você recebe pra tomar conta do fórum e ajudar os usuários?

    Você fica monitorando as mensagens durante um período determinado?

    Quando eu montei a rede com o WIndows 2003, foi o pessoal do fórum www.technetbrasil.com.br, que me ajudaram , é incrível como tem tanta gente boa que prestam ajuda assim , com o maior prazer....é muito bom isso....

    Genival

  6. #6
    genival
    Visitante

    Padrão Windows 2003 + Linux

    Eu to acessando esse fórum já apartir do linux....

  7. #7

    Padrão Windows 2003 + Linux

    Sim sou moderador do forum e adminitrador do site,
    não recebo nenhum centavo pra ajudar aqui, ajudo aqui pra me manter "atualizado" sobre varios assuntos e pra estudar mesmo
    qdo to sem saco de trabalhar fico monitorando as msgs pra responder sim :P

    bom conectiva eh facil, no site deles mesmo tem muita documentação sobre como fazer qq coisa:

    http://www.conectiva.com.br/cpub/pt/...erespostas.php

  8. #8
    genival
    Visitante

    Padrão Windows 2003 + Linux

    Obrigado, Eu já dei uma olhadinha no site da conectiva, pra falar a verdade foi lendo a documentação no site da conectiva que eu aprendi os comandos básicos e como lidar com o modo texto do linux
    Eu tenho um livro vermelho que chama dominando o linux, é um pouquinho antigo mas é muito bom também....

  9. #9

    Padrão Windows 2003 + Linux

    Ótimo, então agora siga a teoria do Jack "Por partes" hehehe
    vc quer squid certo? primeiro instala ele e faça funcionar, funciounou? agora crie suas regras, funcinou? instale o sarg,etc...
    nao tente fazer tudo duma vez, e sempre fique atendo aos logs, eles são o principal trunfo, com eles vc sabe oq tem de errado acontecendo, e nao akela msg inutil da m$ 6)

  10. #10
    genival
    Visitante

    Padrão Windows 2003 + Linux

    Dúvida:

    O cabo que vem do Switch, vai entrar onde? no hub ou instalo duas placas de rede no meu micro com linux e uma vai receber a internet e a outra vai ser conectada ao HUB?

    genival

  11. #11

    Padrão Windows 2003 + Linux

    2 placas eh melhor

  12. #12
    genival
    Visitante

    Padrão Windows 2003 + Linux

    OK, vou instar uma placa a mais....

    Como a internet já está vindo do Switch, eu vou ter que fazer um NAT da rede 192.168.0.0 pra outra por exemplo 10.0.0.1 não é mesmo?Semelhando o que fiz com o WIndows 2003....
    Se for isso, qual aplicativo utilizo pra isso?

    genival

  13. #13
    genival
    Visitante

    Padrão Windows 2003 + Linux

    OK, já instalei outra placa de rede...

    Agora tenho que configurar o Squid..?

    Genival

  14. #14

    Padrão Windows 2003 + Linux

    Citação Postado originalmente por genival
    OK, já instalei outra placa de rede...

    Agora tenho que configurar o Squid..?

    Genival
    nao me leve a mal, mas eh obvio q sim neh :P hehehe ele nao vai fazer sozinho, usa os artigos aqui do site mesmo, ai qq duvida crie outro post q esse jah ta mudando o rumo do assunto, assim fica tudo organizado

  15. #15
    genival
    Visitante

    Padrão Windows 2003 + Linux

    Eu AVISEI que as perguntas iam ser meio óbvias...

    Na próxima vou criar outro POST.

    Até daqui a a pouco.

    Desde já Obrigado,
    Genival
    e-mail: [email protected]

  16. #16
    genival
    Visitante

    Padrão Windows 2003 + Linux

    antes de continuar eu vou atualizar o meu conectiva 9 para o conectiva 10