Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link Dedicado e Satélite

    Boa tarde!

    Estou com alguns problemas não referentes ao Linux, mas acho que alguém pode me ajudar a descobrir o que acontece.

    Na empresa a qual trabalho utilziamos conexão via satélite, porém é lenta ou não funciona (!). Não é problema de configuração, pois inicialmente era ótima, ultimamente é totalmente precária. Foi cogitada a hipótese de haver algum spyware se utilziando da nossa conexão.

    A dúvida é: é possivel algum spyware ou outra forma de alguém utilizar conexão via satélite de outra pessoa? Ou deve ser problema com a empresa que fornece o serviço? Esta alega estar td normal...

    Procuramos tbm nos informar para trocar a conexão por link dedicado. Porém a empresa que fornece este serviço diz ser obrigatório o uso de um roteador um tanto quanto caro. Gostaria de saber tbm se acesso via link dedicado realmente se faz necessário algum roteador especial...

    Quem utiliza via satélite ou link dedicado e souber me responder, fico grata.

    Detalhe: internet a cabo não chega aqui no local.......apenas satélite :?


    []'s

    Natascha

  2. #2

    Padrão Link Dedicado e Satélite

    Pode ser sim, um spyware ou qq *ware da vida... alguem estar navegando pelo seu link é improvavel (nunca diga que algo é impossivel rsrs...) o que pode estar havendo é um bombardeio tb...

    qto ao roteador ser caro, vc pode alugar um junto à própria empresa onde vc irá contratar o link (IP dedicado muuuuuuuuuuito melhor que satélite hein)

  3. #3
    Luzumba
    Visitante

    Padrão Link Dedicado e Satélite

    Nao sei se isso ajuda, pode ser que eu esteja falando besteiras, poréem...
    Como vc. gerencia e compartilha a sua conexao ?

    Se for atraves de iptables, dropa tudo, libera só uma maquina atraves do ip dela mesmo e vai vendo como anda a rede, as vezes o problema pode nao ser na sua empresa. Mas só testando internamente para saber né ?

  4. #4
    Visitante

    Padrão Link Dedicado e Satélite

    Amigo, para testar se existe algum tipo de vírus que esteja prejudicando sua conexão, tente arrumar um computador que esteja OK sem qualquer tipo de vírus e conecte-o diretamente no modem do satélite tirando sua rede do modem, aí vc vai saber se o problema é de vírus ou o link do satélite, a antena que direciona para o satélite pode ter saído de posição também, prejudicando o sinal, com relação de ser necessário o roteador para o link dedicado é pelo seguinte motivo: o modem que a empresa de telecom instala para o link tem sua interface no padrão serial sincrona V.35, como um computador por default não tem interface serial sincrona, muito menos V.35, vc tem que comprar um roteador que tenha uma serial sincrona V.35, outra opção para não comprar um roteador seria comprar uma placa PCI serial sincrona V.35/V.24 da Cyclades modelo da placa: pc300 rsv1 - http://www.cyclades.com.br/products/6/pc300 , a placa também não é tão barata, é em torno de R$ 1400,00.

  5. #5
    Visitante

    Padrão Link Dedicado e Satélite

    Obs: pelo que sei a placa só tem driver para Linux.

  6. #6
    rmars
    Visitante

    Padrão Link Dedicado e Satélite

    Se você tiver um gateway(linux) entre a rede interna e o link com o satelite, mande um tcpdum e observer o que está circulando, tente pingar para o gateway do satellite e ve se tem perda de pacotes, varie o tamanho dos pacotes e verifique a perda.

  7. #7
    Lion_Black
    Visitante

    Padrão Link Dedicado e Satélite

    O PROBLEMA É O SATELITE MESMO ... NAO TEM VIRUS E NAO TEM SPYWARE!!!!



    JA USEI SATELITE .... UMA DROGA... MUDEI PRA UM LIN DEDICADO ... MAS ESSE LINK MEU É FORNECIDO POR UM PROVEDOR.... QUANTO CUSTA UM LINK DE 512 DEDICADO FORNECIDO PELA TELEMAR?

    aGORA QUANTO AO SPYWARE OU VIRUS.. NAO SE PREOCUPE.. O PROBLEMA TA NO SATELITE.. TENHO CERTEZA

  8. #8
    whinston
    Visitante

    Padrão malware

    infelizmente estes malwares são comuns d+ e realmente comem 1 banda danada! mesmo qdo vc vigia oq o povo instala, tem malware og que se instalada vindo de softwares de grandes empresas, q vc nunca imaginaria q eles fariam isto (mas fazem)

    eu tenho mais experiencia com links DSL e sempre que tem um malware rolando, 2 coisas acontecem:
    - a rede fica lenta d+
    - a operadora do link liga pra dar esporro, falando que tamos comendo 200% da banda do roteador

    a internet via satelite é geralmente instalada em máquina Windows com o proxy próprio da operadora (embratel). já li alguma coisa de por 1 máquina Linux rodando WINE (emulando assim o software de proxy necessário)

    indo pra parte prática, de como resolver, com Windows eu não tenho muita idéia de como vc pode monitorar/ filtrar este tráfego, pra ver se é o link que tá ruim, ou o fluxo da rede tá comprometido.

    no Linux, vc teria opções de deixar passar pra fora (NAT) apenas oq interessar, filtrando assim as outras portas usadas por spy, impedindo o fluxo. e vc tb teria opção de logar o tráfego via iptables (-L) e/ou um MRTG.

  9. #9
    rmars
    Visitante

    Padrão Link Dedicado e Satélite

    Ja que o pessoal ta dizendo de forma veemente que o problema é com o link com o satelite, não vou discordar, mas, como eu disse, faça o teste dos pings, e, caso você encontre tempos de espera muito longos, cabe a você buscar outra alternativa para o acesso.

    Se cabeamento não chega até o local, segundo li acima, tente entrar em contato com um provedor de internet via rádio, eles podem te fornecer uma largura de banda aceitável, mas não sei exatamente quais são as suas necessidades

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Link Dedicado e Satélite

    link satelital é serve pra onde vc naum consegue fechar com os link dedicados da vidas


    pois eles são muitos ruim se vc for pegar uma antena simples o maximo de upload que vc ira ter é 128

    isso torma ruim

  11. #11

    Padrão Satélite

    Atualmente, as máquinas estão com Windows. Futuramente o servidor estará com Conectiva Linux. Tiramos todas as máquinas da rede e apenas a que recebe a internet ficou rápida, 256kbps. Quando as demais são postas na rede a velocidade cai de novo. Só que no início era td rápido, de uns tempos pra cá foi ficando devagar, oscilando bastante o sinal. O provedor do satélite é StarOne.

    com link dedicado talvez isso não aconteça...porém a mensalidade é mais caro e o roteador apresentado pela Telefonica é em torno de R$2000, fora instalação, etc...

    cabo, adsl, rádio não chega...

  12. #12
    rmars
    Visitante

    Padrão Link Dedicado e Satélite

    Conselho, tire a máquina windows e coloque logo a Conectiva, vai te dar a possibilidade de visualizar o tráfego que ta passando e fazer bloqueios, coisas que o windows(acredito eu) não permita.

    Se quando conectada apenas a maquina windows a net ficou legal, pode sim ser sinal de que você esteja com vírus na rede. Com o Linux como gateway fica fácil verificar qual maquina está entupindo a rede.


    Boa Sorte
    :good:

  13. #13
    Visitante

    Padrão Link Dedicado e Satélite

    ouça meu conselho!!!!

    Eu usei satelite a satelite a Hungles 750 de download e 128 de upload !!!

    Roda em qualquer SO!


    Mas é muito lenta... ai os caras do suprote tecnico começaram a falar que era spyware ou virus e tal ...

    Mas tem dia que ta boa e tem dia que ta ruim!


    Ai eu usei o mrtg para monitorar, e percebi que na hora do almoço, o mrtg nao mostra trafego nenhum, ou seja na hora que todos pcs estao ligados e ninguem ta usando nao gera trafego( matou o problema referente ao spyware)

    E ainda percebi pelo mrtg que quando ta lento, minha rede so usa por volta de 200 kbps! PORRA!!!! Tem alguam coisa errada! oque eu fiz? mudei para um wireless com 512 dedicado e ta otimo!!


    SIGA MEU CONSELHO!!!

    INSTALE E CONFIGURA O MRTG!!!

    AGORA SE VC USA WINDOWS, ME DESCULPE AMS NAO CONHEÇO SOLUÇÃO! TALVEZ O TIO BIO SAIBA :-)

  14. #14
    Lion_Black
    Visitante

    Padrão Link Dedicado e Satélite

    Fui eu que respondi logo acima he he eu tinah esquecido de logar

  15. #15
    Lion_Black
    Visitante

    Padrão Link Dedicado e Satélite

    fiz o teste do ping tb e dava por volta de 800 a 1500 ms !!!!


    lento demais

  16. #16

    Padrão Link Dedicado e Satélite

    Star One?

    Leeeeeeeeento... tem um amigo meu que tem a antenona

    Meu provedor wireless da dando 512k

    Ja a star 128k pelo preco absurdo.

  17. #17

    Padrão Link Dedicado e Satélite

    coloque ai qual a operadora de satélite q vc contratou!

    as vezes alguém já teve algum problema parecido com a mesma.


    ...mas em geral o pessoal não fala bem de satélite não.

  18. #18
    Lion_Black
    Visitante

    Padrão Link Dedicado e Satélite

    STAR ONE UMA DROGA!!

    HUNGLES UM POUCO MELHOR MAS TB É RUIM!

  19. #19
    rmars
    Visitante

    Padrão Link Dedicado e Satélite

    "fiz o teste do ping tb e dava por volta de 800 a 1500 ms !!!! "

    Jesus amado!!! Como tava o tráfego nessa hora!!!! Pra onde tu mandou o ping... pra 2st lua de Saturno??? Só pode... ehehehehhehe

    Maravilha de link!!!
    Me vê 2 desses!!

    :P

  20. #20

    Padrão Provedor Wireless

    Gostaria de saber mais sobre esse provedor Wireless......

    Grata!