Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    gatomestre
    Visitante

    Padrão Vejam !!! Seria a solução de licenciamentos do Windows ???

    Saudações Amigos Linuxer's. Achei neste banner umas informações muito interessantes. Gostaria de opinioes de como esta empresa consegue fazer isso. Isso é muito interessante, visto que é a solução para empresas que não podem largar o windows mas não tem condições de licenciar. Da um excelente artigo.
    Quem souber ou tiver alguma idéia de como se faz e quiser colaborar...


    http://www.alphaquattro.com.br/html/ap4.swf

    aguarde a abertura e clique em boot remoto.

  2. #2

    Padrão Vejam !!! Seria a solução de licenciamentos do Windows ???

    Fala gatomestre,

    então, na empresa em que trabalho temos essa solucão, pelo que entendi, é um server em rwin e as estacoes em Linux.
    Usamos o Thin Client em Linux nas estacões, para acessar o metaframe.
    Tipo como terminal burro, ele so usa o HD para boot, e depois todo o processamento pode ser feito pelo server, por isso as maquinas podem ate ser um pentium 166mhz com 64 de ram, q roda perfeito.

    Acho que e isso.

    jeff

  3. #3
    chakalt
    Visitante

    Padrão Vejam !!! Seria a solução de licenciamentos do Windows ???

    Cara eu não intendi muito como eles vão fazer o que prometem! como vão rodar o windows ser ter o windows é meio loco essa historia

  4. #4
    Anonimo
    Visitante

    Padrão Vejam !!! Seria a solução de licenciamentos do Windows ???

    Eu ja vi isto em uma empresa, foi feito o seguinte trabalho.

    Servidor Windows 2003
    Estações Linux,

    o acesso ao servidor é feito via terminal server, no linux tem um programa chamado rdesktop ( acho que e isto mesmo ).

    voce roda todas as aplicaçoes win via terminal.

    http://www.rdesktop.org

  5. #5
    chakalt
    Visitante

    Padrão Vejam !!! Seria a solução de licenciamentos do Windows ???

    a sim rdesktop eu conheço sim mais de todo o jeito tem que ter windows instalado!

  6. #6

    Padrão Não precisa de licença para o clientes ???

    Eu acho que para usar o Terminal Service precisa de licenças, no caso de máquinas com Windows 9x e máquinas com 2000 e XP não.

    Não sei se estou enganado.

    Nesse caso com o Linux, não teria que ter licença também para acessar o Terminal Service ?

    Vou dar uma pesquisada ...

  7. #7
    whinston
    Visitante

    Padrão salgado

    Bom, eu faço esta solução e alguns amigos tb.
    Mas eu recomendo que seja feito 1 bom estudo de caso, pelo seguinte:

    uma vez que vc deixa de ter processamento local (em cada estação) e concentra tudo no servidor, vc precisa de 1 servidor bom. não estou falando de servidor de mercado cinza p4 ht.. tem que ser Xeon, com muita memória, etc. e principalmente: confiável! pq se parar o servidor, para a empresa.

    outra coisa são as licenças
    vc vai precisar, além da CAL básica (R$ 95) uma CAL pro serviço de terminal (R$ 300). esta CAL-TS só não é cobrada quando a conexão provém de uma estação XP PRO ou Win2000 PRO devidamente regularizada. Windows 9.x, ME, Linux, MAC, etc.. tem que pagar a CAL-TS.

    esta solução é perfeita pra um ambiente em que tudo, ou quase tudo, é feito via sistema ou ERP. agora em locais que todo mundo usa Office, já complica, justamente pela licença. se vc tem 30 Cal-TS no servidor, ou seja, 30 pessoas podem usar a conexão remota simultaneamente, vc deve ter 30 licenças do Office, mesmo que apenas 1 pessoa for usar.

    a Microsoft raramente dá ponto sem nó e não é uma gigante em termos financeiros a toa. é uma solução que a primeira vista anima bastante por reduzir os problemas nas estações, mas que tem que ser muito bem estudada. Abs,

  8. #8
    chakalt
    Visitante

    Padrão Vejam !!! Seria a solução de licenciamentos do Windows ???

    ué mais c vai ter windows não tem como correr vai ter que ter liçensa até com o VMWARE precisa que só faz emulação eu to achando esse projeto ai mei viajão!

  9. #9
    whinston
    Visitante

    Padrão não

    não veio, acho que vc não entendeu, funciona assim:
    vc precisa ter um servidor Windows Server, seja 2000 ou 2003. Recomendo 2003 pq eh bem + leve, suporte 16bits de cor, etc.

    nas pontas, vc pode ter uma máquina ou thinclient, rodando Windows 9.x/ ME/ Linux/ Mac, etc..

    tem thinclients que rodam com Linux e outros rodam com WinCE (aquele de handheld). rodando Linux ou WinCE, vc precisa pagar a licença de acesso (CAL = R$ 100) ao terminal server (CAL-TS = R$ 300).

    ou seja, vc vai pagar R$ 400 em licença, que eh o custo de um Windows OEM. se for apenas pra economizar em licenças, não aconselho a solução. ela é muito boa pra reduzir o TCO, ou seja, ao invés de vc ter uma equipe enorme no seu CPD pra correr atrás de problemas nas estações, vc centraliza tudo no servidor. todo o ambiente do cara tá lá.

    e se der uma pau na estação? o cara loga na outra estação e todo ambiente dele tá lá, perfeitinho, pronto pra trabalhar.

    além doq, o custo de manutenção e energia de um thinclient é bem menor que o de uma estação. agora o custo do thinclient ainda é pouco atrativo (R$ 700 com Linux e R$ 850 com WinCE - ambos sem monitor), pq com este mesmo valor vc compra um Semprom e faz a mesma coisa.

    qual a vantagem de usar um WinCE ao invés do Linux?
    tem alguns thinclient com Linux, que na verdd eh apenas um boot remoto, não tem nadinha.. ele só carrega 1 microkernel e loga no terminal.

    outros (assim como o wince) tem 1 mini ambiente (gravado geralmente em cartões do tipo MC), com browser, etc.. oq economiza recursos do servidor.

  10. #10
    whinston
    Visitante

    Padrão detalhe

    reparem na apresentação, qtas estações eles colocaram pra fazer o cálculo do TCO ficar "agradável" e "sugestivo" pra quem for comprar (100)

  11. #11
    Visitante

    Padrão Vejam !!! Seria a solução de licenciamentos do Windows ???

    Será que ele não conta com estas licenças do TCO por que teoricamente a empresa já deveria ter os windows licenciados, e ele só faria um "upgrade" ?

  12. #12
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão Re: Não precisa de licença para o clientes ???

    Citação Postado originalmente por warlinux
    Eu acho que para usar o Terminal Service precisa de licenças, no caso de máquinas com Windows 9x e máquinas com 2000 e XP não.

    Não sei se estou enganado.

    Nesse caso com o Linux, não teria que ter licença também para acessar o Terminal Service ?

    Vou dar uma pesquisada ...
    moçada eh preciso sim ter licensa para acessar o servidor, pois neste caso nao eh a licença do cliente e sim a licença do servidor, eh a lincença ke vai indica o numero de clientes ke podem acessar o servidor.
    o outro tipo de licença eh akela ke a estaçao possui licença para acessarr o servidor, ke esta teria ke ser Win*, ke para isso teria ke estar instalado local, ou seja pra usar o TS do Win a lincença eh a de acesso ao server entao nao fugiria de paga nao .. se fiscalizacao pega... FERRO MESMO ....

    pelo menos foi isso ke intendi do curso qdo fiz o curso preparatorio para mcse

  13. #13
    whinston
    Visitante

    Padrão isto

    exatamente, são 2 licenças..
    uma de acesso "normal" = CAL
    e outra pra acesso via terminal = CAL-TS

    lembrando q vc pode licenciar por usuário (user) ou por estação (seat)

  14. #14
    gatomestre
    Visitante

    Padrão Vejam !!! Seria a solução de licenciamentos do Windows ???

    blz, então o que o cara propoe naquele banner não he bem o que parece. O objetivo desse topico é discutir a relação de usar uma licença windows e fazer os terminais acessar o windows sem ter que ter o windows instalado nos terminais.
    Essa ferramenta rdesktop, como ela funciona ?

    Quero agradecer a todos que postaram neste topico, em especial ao companheiro whinston.

    a união faz a força.

    Atenciosamente
    Luciano

  15. #15

    Padrão Rdesktop

    O rdesktop é um cliente para acesso no servidor Windows igual ao Terminal Service do Windows.

  16. #16
    whinston
    Visitante

    Padrão disponha

    disponha.. oq puder ajudar, tamos ae..
    o rdesktop já vem instalado em várias distros, inclusive em algumas liveCD, como kurumin

    estando habilitado o serviço no windows server, eh soh vc rodar rdesktop ipservidor e boa.. vai aparecer 1 caixinha de login/senha como se vc tivesse sentado na frente da maquina windows.

  17. #17
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Vejam !!! Seria a solução de licenciamentos do Windows ???

    Já impletamos essa solução uma vez funcionou uma maravilha
    Usava o 2003 server, mas no final a licensa não é por número de conexões e sim por número de clientes....

    No final, é mais barato ter licensa nos micros clientes do que qnd a fiscalização chegar vc ter de pagar para cada micro uma licensa do 2003 server

    ............

  18. #18
    whinston
    Visitante

    Padrão como ?

    Citação Postado originalmente por Super_Diaulas
    Já impletamos essa solução uma vez funcionou uma maravilha
    Usava o 2003 server, mas no final a licensa não é por número de conexões e sim por número de clientes....

    No final, é mais barato ter licensa nos micros clientes do que qnd a fiscalização chegar vc ter de pagar para cada micro uma licensa do 2003 server

    ............
    não entendi direito.
    até onde eu tenho conhecimento, é exigido uma CAL traidicional (R$ 90) e uma CALTS (R$ 300).

    pelo que entendi no seu depoimento, vc disse que teria que ter uma licença de Windows 2003 (R$ 2.750) pra cada cliente. não é bem isso.

    uma coisa "chata" nisto tudo, é que se vc tiver um office instalado no servidor, vc precisa de uma licença de office pra cada conexão, mesmo que não esteja utilizando, por exemplo: seu servidor windows2003 permite 30 conexões via TS. vc precisa ter 30 licenças de office.

    como eu disse lá em cima, o interessante de usar TS é o menor custo de TCO a longo prazo e não o custo imediato com licenças. a microsoft pensou nisto antes de definir as regras do jogo, tanto que as máquinas com Windows 2000 PRO ou XP PRO não precisam desta licença, senão todo mundo iria usar Linux na estação e ficaria livre da licença.

  19. #19
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Vejam !!! Seria a solução de licenciamentos do Windows ???

    No caso 390 por micro?
    Não entendi muito bem o CAL e CAL-TS

    Mas no meu entendimento, utilizar software sem licensa a multa é no máximo o valor do software
    Partindo desse pensamento:

    temos várias máquinas rodando o Win$ sem licensa, então cada uma utiliza o 2003Server, então a multa é o valor do software de cada máquina.

    Estou certo????
    Eu li na documentação do 2003 server que era preciso uma licensa para cada cliente e não por conexão

  20. #20
    whinston
    Visitante

    Padrão explicando

    é assim.. tem vários tipos de licença.
    pra ficar mais fácil, vamos exemplificar em cima de 1 ambiente com:

    01 servidor Windows 2003 Server
    10 estações Linux
    10 estações Windows 9.x
    05 Windows XP Pro
    05 Windows 2000 Pro

    Pro servidor, você vai comprar a licença do Windows 2003 = R$ 2.750,00
    Esta licença permite que até 5 estações conectem nela via rede pra pegar os arquivos.

    Como temos mais que 5 estações (30 no total), iremos precisar comprar mais 25 licenças de acesso a arquivos/ impressão mais simples, as CAL (R$ 90).

    TODAS as máquinas Windows da rede precisam ter a licença de Windows dela, no caso, 10 Windows 9.x, 5 WinXP Pro e 5 Win2000 Pro. O fato de você ter o Windows legalizado na estação, NÃO LHE DÁ o direito de acessar o servidor Windows. Para isto acontecer, você tem que comprar a CAL (R$ 90), ir no Windows Server e configurar isto lá, dando direito a 30 acessos a arquivos/ impressão simultâneas (5 nativo + 25 compradas).

    As máquinas que forem acessar o serviço de terminal do Windows Server precisa de outra licença, chamada CAL-TS (R$ 300). Aqui sim, as máquinas Windows XP Pro e Windows 2000 Pro tem alguma vantagem, pois elas não precisam da CAL-TS, então iríamos comprar "apenas" 20. Lembrando que está licença só é necessária se eles forem fazer uso do serviço de terminal! Se for apenas pra acessar arquivos a licença CAL (R$ 90) já basta.

    Agora se você não tivesse nada de Windows na rede como estação, fosse tudo MAC ou Linux, você iria precisar da CAL (R$ 90) e CAL-TS (R$ 300). Cada máquina pra você então custaria R$ 390,00 pra rodar no sistema de terminal server, o que sai mais ou menos o preço do Windows na ponta.