Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Rapaz... eh muito simples... saca só... se a impressora estiver compartilhada no xp eh so dizer no gerenciador que eh uma impressora de rede.

Se estiver no Linux eh so compartilhar ela no cups que as maquinas com Windows ME, XP detectam automaticamente durante o boot e ja instalam a nao ser que ele nao tenha o driver apropriado, dai vc tem que instalar manualmente.

Eh so colocar o endereco no seu xp ou me

http://ipdoservidor:631/printers/nomedaimpressora e pronto as estações Windows ja saem imprimindo... sem precisar Sambar hora nenhuma... nem sequer o Samba tenho instalado.

2. Agora embaralhou tudo.

Desculpe Pedro, mas o enderoço http://ipdoservidor:631/printers/nomedaimpressora
    deve ser posto na impressora do XP em adicionar portas?
    Se sim, aqui não funcionou. Da erro de porta inválida.

ValeW!

3. Quando vc vai na estação Linux e coloca no navegador http://localhost:631 aparece o que?

Deve aparecer o gerenciador de impressao.

O servidor CUPS está ativo?

Antes de mais nada, saudações à todos!

Valois, eu trabalho como administrador de redes há algum tempo, e sempre que posso evito soluções (problemas M$) quando possível.

O Windows XP e 2000 têm suporte à impressão TCP/IP (cliente e servidor LPD/LPR).

Basta você ir no "Painel de controle / Adicionar ou remover programas / Adicionar ou remover componentes do Windows".

Procure "Outros serviços de arquivos e impressão de rede", clique em "Detalhes", marque "Serviço de impressão para Unix" e prossiga com a instalação.

Caso você tenha adicionado este serviço no Windows 2000, configure-o para iniciar automaticamente, pois, caso contrário, no próximo boot o serviço estará indisponível.

É bem simples, instale esse serviço e compartilhe as impressoras nos windows como de praxe, elas estarão tanto disponíveis via SMB, quanto via LPD.

Dica importante: ao configurar os Windows como clientes LPD, configure a porta de impressão TCP/IP para ativar a contagem de bytes, a não ativação disso pode ocorrer na falha de impressão.

Agora vem o melhor, CUPS!; entre na interface web e adicione a impressora como "LPD/LPR host or printer", no "Device URI" coloque: lpd://ip-ou-nome-dns-da-maquina-com-lpd/nome-do-compartilhamento-da-impressora-do-windows, escolha o fabricante/modelo correto e pronto.

Agora faça os testes, casa positívo, ótimo, caso negativo, verifique as opções do spooler nos Windows, mude o tipo do formato de dados ou outras.

Já aconteceu comigo uma impressora não funcionar por causa disso.

Dessa maneira você evita soluções (problemas M$) com impressoras compartilhadas, e o melhor, a fila de impressão não "engancha" como é de praxe quando compartilhadas por SMB (Windows como servidor).

PS: Para clientes 98/ME procure um utilitário chamado "Axis Print Monitor", ele adiciona suporte à LPD e Socket aos sistemas.

Espero que obtenhas sucesso.

Manoel.

Cara deu certinho muito fácil sua explicação está de parabéns e valeu pela dica.
    Até mais,
    Cleber - CPD

Tópicos Similares

1. Imprimir do CUPS em impressora no Windows
    Por aprendiz_ce no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 02-03-2009, 11:33
  2. CUPS em impressora compartilhada no Windows
    Por ferpa no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 04-10-2005, 16:04
  3. problema no cups para impressora de rede em estação windows