+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão CUPS X Impressoras Windows

    Pessoal,

    Em alguns clientes meus, tenho impressoras ligadas e compartilhadas em micros rodando XP e Win2000. Dá muito pau. Gostaria da opinião de vcs do fórum:
    É possível e viavel deixar essas impressoras compartilhadas no Windows e fazer o CUPS gerenciá-las? Resolveria meus problemas de compartilhamento?
    Onde posso encontrar documentação para configurar o CUPS dessa forma?


    Obrigado!


    Valois

  2. #2

    Padrão CUPS X Impressoras Windows

    é viavel e ira funcionar muito bem!

    é só configurar seu samba e adicionar a imrpessora no cups, isso é feito facilmente.... so não esquecer de descomentar as linahs dos arquivos abaixo para que as maquians windows consigam imprimir..

    arquivo mime.convs

    Código :
    #application/octet-stream       application/vnd.cups-raw        0       -

    aquivo /etc/cups/mime.types

    Código :
    #application/octet-stream

  3. #3

    Padrão CUPS X Impressoras Windows

    Cara,
    Primeiramente obrigado pela atenção.

    Descuple a ignorancia, mas para configurar o CUPS de modo a compartilhar as impressoras Windows vou ter que instalar CUPS + SAMBA?
    Outra pergunta: Como ficaria a instalação da impressora (que está compartilhada em um micro Windows e configurada no CUPS) em micros Windows? ou seja, normalente fica \\micros\impressora. E com o CUPS?


    Obrigado!

  4. #4

    Padrão CUPS X Impressoras Windows

    sim, vc ira utilizar o conjunto samba + cups, e ira compartilha nomalmente a impressora como se fosse numa maquina windows... ex.: acessando \\smbserver\impressoraXYZ ......

  5. #5

    Padrão CUPS X Impressoras Windows

    Pitsa...

    Não precisa do samba nao cara....

    Tenho impressora no servidor Linux e nao necessitou de Samba nao cara.

  6. #6

    Padrão CUPS X Impressoras Windows

    Pessoal, acho q estou quase chegando lá.

    Já configurei o samba, cups e a impressora e não dá mais erro no log do cups, mas também não imprime.
    Gostaria de mais uma ajudinha. Segue abaixo as minhas configurações:

    SMB.CONF
    security = share
    load printers = yes
    printcap name = cups
    printing = cups

    [printers]
    comment = All Printers
    path = /var/spool/samba
    browseable = no
    # Set public = yes to allow user 'guest account' to print
    public = yes
    guest ok = yes
    writable = yes
    printable = yes
    #: printer admin = root

    [print$]
    comment = Printer Drivers
    path = /usr/local/share/cups/drivers
    browseable = yes
    guest ok = yes
    read only = no
    # write list = root


    MIMES.TYPES
    application/octet-stream


    MIMES.CONVS
    application/octet-stream application/vnd.cups-raw 0 -

    CUPSD.CONF
    <Location />
    Order Deny,Allow
    Deny From All
    Allow From 192.168.1.0/255.255.255.0
    </Location>

    Valew!

  7. #7

    Padrão CUPS X Impressoras Windows

    Citação Postado originalmente por Pedro0278
    Pitsa...

    Não precisa do samba nao cara....

    Tenho impressora no servidor Linux e nao necessitou de Samba nao cara.
    o samba é pra deixar "a lá rede windows" .... da pra usar IPP se JetDirect tb né? sei que o windows suporta JetDirect, mas o IPP ele não suporta....

    Valois, adiocione no inicio das configurações a linha "cups options = raw" tb...

  8. #8

    Padrão CUPS X Impressoras Windows

    Pessoal, Ta complicado!

    A impressão está chegando na impressora Windows mas não sai (e também não consigo deletar a impressão. Só consigo limpar, matando o processo spoolsv, limpando a impressão e carregando o processo novamente).

    Ague abaixo parte do log do Cups:
    [21/Jun/2005:18:26:20 -0300] [Job 20] hpijs: not found
    D [21/Jun/2005:18:26:20 -0300] [Job 20] GNU Ghostscript 7.07: Can't start ijs server "hpijs"
    D [21/Jun/2005:18:26:20 -0300] [Job 20] **** Unable to open the initial device, quitting.
    D [21/Jun/2005:18:26:20 -0300] [Job 20] renderer return value: 1
    D [21/Jun/2005:18:26:20 -0300] [Job 20] renderer received signal: 1
    D [21/Jun/2005:18:26:20 -0300] [Job 20] tail process done writing data to STDOUT
    D [21/Jun/2005:18:26:20 -0300] [Job 20] KID4 finished
    D [21/Jun/2005:18:26:20 -0300] [Job 20] KID4 exited with status 0
    D [21/Jun/2005:18:26:20 -0300] [Job 20] Process dying with "Possible error on renderer command line or PostScript error. Check options.", exit stat: 3
    D [21/Jun/2005:18:26:20 -0300] [Job 20] KID3 exited with status 3
    D [21/Jun/2005:18:26:20 -0300] [Job 20] Possible error on renderer command line or PostScript error. Check options.
    D [21/Jun/2005:18:26:20 -0300] [Job 20] Renderer exit stat: 3
    D [21/Jun/2005:18:26:20 -0300] [Job 20] Renderer process finished
    D [21/Jun/2005:18:26:20 -0300] [Job 20] Killing process 53840 (KID3)
    D [21/Jun/2005:18:26:20 -0300] [Job 20] Process dying with "Error closing renderer", exit stat: 3
    D [21/Jun/2005:18:26:20 -0300] [Job 20] Error closing renderer
    E [21/Jun/2005:18:26:20 -0300] PID 53838 stopped with status 3!
    D [21/Jun/2005:18:26:20 -0300] UpdateJob: job 20, file 0 is complete.
    D [21/Jun/2005:18:26:20 -0300] CancelJob: id = 20
    D [21/Jun/2005:18:26:20 -0300] StopJob: id = 20, force = 0
    D [21/Jun/2005:18:26:20 -0300] StopJob: printer state is 3
    D [21/Jun/2005:18:39:22 -0300] AcceptClient: 5 from 192.168.1.2:631.
    D [21/Jun/2005:18:39:22 -0300] ReadClient: 5 GET /printers/HP3740 HTTP/1.1
    D [21/Jun/2005:18:39:22 -0300] CGI /usr/local/libexec/cups/cgi-bin/printers.cgi started - PID = 53901
    I [21/Jun/2005:18:39:22 -0300] Started "/usr/local/libexec/cups/cgi-bin/printers.cgi" (pid=53901)
    D [21/Jun/2005:18:39:22 -0300] SendCommand: 5 file=8
    D [21/Jun/2005:18:39:22 -0300] AcceptClient: 7 from localhost:631.
    D [21/Jun/2005:18:39:22 -0300] ReadClient: 7 POST / HTTP/1.1
    D [21/Jun/2005:18:39:22 -0300] ProcessIPPRequest: 7 status_code=1
    D [21/Jun/2005:18:39:22 -0300] ReadClient: 7 POST / HTTP/1.1
    D [21/Jun/2005:18:39:22 -0300] ProcessIPPRequest: 7 status_code=1
    D [21/Jun/2005:18:39:22 -0300] ReadClient: 7 POST / HTTP/1.1
    D [21/Jun/2005:18:39:22 -0300] ProcessIPPRequest: 7 status_code=1
    D [21/Jun/2005:18:39:22 -0300] CloseClient: 7
    D [21/Jun/2005:18:39:22 -0300] ReadClient: 5 GET /favicon.ico HTTP/1.1
    D [21/Jun/2005:18:39:22 -0300] SendError: 5 code=404 (Not Found)
    D [21/Jun/2005:18:39:22 -0300] CloseClient: 5

  9. #9

    Padrão CUPS X Impressoras Windows

    Seu serividor de impressão responde quando vc digita http://localhost:631?

    São Windows 98?

  10. #10

    Padrão CUPS X Impressoras Windows

    Pessoal,

    Acabei de fazer funcionar, mas...
    Se eu mandar um teste de impressão pelo gerenciador do CUPS, a impressão chega na impressora ligada no WinXP mas nao imprime.No XP, adicionei uma impressora, como se fosse da rede \\servidorcups\impressora e dessa forma imprime. Estranho não?
    Outro problema é q parece q a impressora está imprimindo o preto com o cartucho colorido (hp 3745)
    Estou usando o drive HP-DeskJet_3740hpijs.ppd. Mesmo configurando dentro das opções do CUPS não funciona.

    Alguém tem uma idéia?


    Obrigado!

  11. #11

    Padrão CUPS X Impressoras Windows

    Rapaz... eh muito simples... saca só... se a impressora estiver compartilhada no xp eh so dizer no gerenciador que eh uma impressora de rede.

    Se estiver no Linux eh so compartilhar ela no cups que as maquinas com Windows ME, XP detectam automaticamente durante o boot e ja instalam a nao ser que ele nao tenha o driver apropriado, dai vc tem que instalar manualmente.

    Eh so colocar o endereco no seu xp ou me

    http://ipdoservidor:631/printers/nomedaimpressora e pronto as estações Windows ja saem imprimindo... sem precisar Sambar hora nenhuma... nem sequer o Samba tenho instalado.

  12. #12

    Padrão CUPS X Impressoras Windows

    Agora embaralhou tudo.

    Desculpe Pedro, mas o enderoço http://ipdoservidor:631/printers/nomedaimpressora
    deve ser posto na impressora do XP em adicionar portas?
    Se sim, aqui não funcionou. Da erro de porta inválida.

    ValeW!

  13. #13

    Padrão CUPS X Impressoras Windows

    Quando vc vai na estação Linux e coloca no navegador http://localhost:631 aparece o que?

    Deve aparecer o gerenciador de impressao.

    O servidor CUPS está ativo?

  14. #14
    Visitante

    Padrão CUPS X Impressoras Windows

    Antes de mais nada, saudações à todos!

    Valois, eu trabalho como administrador de redes há algum tempo, e sempre que posso evito soluções (problemas M$) quando possível.

    O Windows XP e 2000 têm suporte à impressão TCP/IP (cliente e servidor LPD/LPR).

    Basta você ir no "Painel de controle / Adicionar ou remover programas / Adicionar ou remover componentes do Windows".

    Procure "Outros serviços de arquivos e impressão de rede", clique em "Detalhes", marque "Serviço de impressão para Unix" e prossiga com a instalação.

    Caso você tenha adicionado este serviço no Windows 2000, configure-o para iniciar automaticamente, pois, caso contrário, no próximo boot o serviço estará indisponível.

    É bem simples, instale esse serviço e compartilhe as impressoras nos windows como de praxe, elas estarão tanto disponíveis via SMB, quanto via LPD.

    Dica importante: ao configurar os Windows como clientes LPD, configure a porta de impressão TCP/IP para ativar a contagem de bytes, a não ativação disso pode ocorrer na falha de impressão.

    Agora vem o melhor, CUPS!; entre na interface web e adicione a impressora como "LPD/LPR host or printer", no "Device URI" coloque: lpd://ip-ou-nome-dns-da-maquina-com-lpd/nome-do-compartilhamento-da-impressora-do-windows, escolha o fabricante/modelo correto e pronto.

    Agora faça os testes, casa positívo, ótimo, caso negativo, verifique as opções do spooler nos Windows, mude o tipo do formato de dados ou outras.

    Já aconteceu comigo uma impressora não funcionar por causa disso.

    Dessa maneira você evita soluções (problemas M$) com impressoras compartilhadas, e o melhor, a fila de impressão não "engancha" como é de praxe quando compartilhadas por SMB (Windows como servidor).

    PS: Para clientes 98/ME procure um utilitário chamado "Axis Print Monitor", ele adiciona suporte à LPD e Socket aos sistemas.

    Espero que obtenhas sucesso.

    Manoel.

  15. #15
    Visitante

    Padrão Muito boa sua dica

    Cara deu certinho muito fácil sua explicação está de parabéns e valeu pela dica.
    Até mais,
    Cleber - CPD

  16. #16
    marcelo0
    Visitante

    Padrão CUPS X Impressoras Windows

    ola manoel / cleber
    estou tentando fazer aqui e nao deu ... instalo a impressora na estaçaoA com windows e compartilho ela . ai no servidor+cups adiciono ela e npo servidor consigo imprimir la na estaçaoA ..POREM.... quando quero q a estacaoB(tb windows) use esta impressora q esta na estaçaoA eu vou em adicionar-->impressoras-> e dou o caminho do cups (logico acho eu pois ele q vai gerenciar ne?)e quando mando imprimir nada...nenhum sinal de vida nem no servidor/cups nem na impressora/estaçaoA

    o q pode estar ocorrendo? onde errei? na estaçaoA com a impressora nao achei campo nenhum falando sobre "ao configurar os Windows como clientes LPD, configure a porta de impressão TCP/IP para ativar a contagem de bytes, a não ativação disso pode ocorrer na falha de impressão" por favor me ajudem!!!
    obrigado

  17. #17
    Cleristoncardoso
    Visitante

    Padrão CUPS + LPD

    Olá pessoal!

    Gostaria de parabenizar o Manuel pela ótima dica. Muito bom!

    Consegui um bom resultado, estou trabalhando em um projeto com cups e venho vivendo algumas experiências bacanas, caso alguém deseja fazer contato, meu mail é: cleriston.cardoso<at>gmail<dot>com - MSN:cleriston<at>msn<dot>com

  18. #18
    aamm
    Visitante

    Padrão Dúvidas Impressão

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Antes de mais nada, saudações à todos!

    Valois, eu trabalho como administrador de redes há algum tempo, e sempre que posso evito soluções (problemas M$) quando possível.

    O Windows XP e 2000 têm suporte à impressão TCP/IP (cliente e servidor LPD/LPR).

    Basta você ir no "Painel de controle / Adicionar ou remover programas / Adicionar ou remover componentes do Windows".

    Procure "Outros serviços de arquivos e impressão de rede", clique em "Detalhes", marque "Serviço de impressão para Unix" e prossiga com a instalação.

    Caso você tenha adicionado este serviço no Windows 2000, configure-o para iniciar automaticamente, pois, caso contrário, no próximo boot o serviço estará indisponível.

    É bem simples, instale esse serviço e compartilhe as impressoras nos windows como de praxe, elas estarão tanto disponíveis via SMB, quanto via LPD.

    Dica importante: ao configurar os Windows como clientes LPD, configure a porta de impressão TCP/IP para ativar a contagem de bytes, a não ativação disso pode ocorrer na falha de impressão.

    Agora vem o melhor, CUPS!; entre na interface web e adicione a impressora como "LPD/LPR host or printer", no "Device URI" coloque: lpd://ip-ou-nome-dns-da-maquina-com-lpd/nome-do-compartilhamento-da-impressora-do-windows, escolha o fabricante/modelo correto e pronto.

    Agora faça os testes, casa positívo, ótimo, caso negativo, verifique as opções do spooler nos Windows, mude o tipo do formato de dados ou outras.

    Já aconteceu comigo uma impressora não funcionar por causa disso.

    Dessa maneira você evita soluções (problemas M$) com impressoras compartilhadas, e o melhor, a fila de impressão não "engancha" como é de praxe quando compartilhadas por SMB (Windows como servidor).

    PS: Para clientes 98/ME procure um utilitário chamado "Axis Print Monitor", ele adiciona suporte à LPD e Socket aos sistemas.

    Espero que obtenhas sucesso.

    Manoel.
    Bom dia,

    Tenho um rede com estações CL10 e 02 (duas máquinas com XP PRO)

    Tenho uma impressora HP laserjet 5si instalada em linux e compartilhada para a rede. estou tendo alguns problemas:

    só consigo imprimir através da maq q ele esta instalada, as estações não conseguem imprimir;

    o engraçado é que estava funcionando tudo bem , de repente não vai mais nada.

    2. temos um sistema na empresa que é acessado remotamente - Lá o servidor é win2003, não congigo imprimir nas máquinas linux , segundo eles o LINUX não é compatível com o sistema. VC acha que faz sentido? tudo funciona mesnos a impressão??

    Se puder me dar umas dicas agradeço