Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Super Rádio 2.4 OutDoor

    Bem amigos, tive a infelicidade de comprar esse rádio, agora depois de algum tempo ja funcionando ele não suporta mais de 20 Macs, como o amigo karmal, citou posteriormente ele é um rádio de aparencia muito boa, é hermetico, mas infelizmente não suporta a quantidade de clientes que preciso pendurar nele, então gostaria muito da sua opinião e dos demais parceiros sobre a melhor solução a ser tomada, sei que a ideal e que eu decidi usar após tempos e tempos de pesquisa e estudos realmente será um LinuxAP, mas tenho algumas dúvidas com relação à essa solução, até conversei por telefone com o amigo Karmal que usa o Mikrotik e parece que é show de bola, vi também as fotos do linuxAp do Sérgio Souza, muito bom mesmo... Vamos às dúvidas!

    1º ) Um linux Ap no geral suportaria uma quatidade de 200 clientes em um cartão? quando digo 200 me refiro à 200 Placas Wireless penduradas, dentre elas existem servidores que por sua vez tem mais 10, 15 maquinas penduradas nele...

    2º ) Os cartões Senao de maior potencia não serião mais adequados que Orinoco, prism, alteros etc...! O sinal do DWL-1700 é um estouro, muito bom mesmo e sem ruido.

    3º ) O HermesAp que vc usa Sérgio, será que suporta o máximo de quantos clientes por cada cartão??

    " Falando de uma maneira mais clara e objetiva, os amigos aqui devem concordar comigo, discordar ou também ter essa dúvida meio maluca "
    um dos meus GW´s aqui dentro do provedor tem cerca de 290 clientes pendurados via ethernet " NÃO É WIRELESS " são 290 Aliases na placa de rede, Nat, Fw, Grafico de consumo por usuarios bla...bla...bla...bla...bla... como todos provedores tem... Debian 3.1 Kernel 2.6.11

    Agora vamos a linha de raciocinio, se uma placa de rede Intel que eu uso suporta 290 clientes pendurados simultaneamente, com vírus e o diabo a quatro, porque um maldito cartão Wireless ou mesmo uma placa de rádio como uma Swl2300 não suportaria essa quantidade de clintes em um LinuxAP, " OU SUPORTA "

    Sendo ele Mikrotik, Star-Os, HermesAp, Bacuri, HostAp ou similares,
    estou disposto a investir em um LinuxAp que faça isso, independente do valor final, ou mesmo usar uma solução Open como o HermesAp, contando que seja capaz de fazer isso!!!

    Só pra complementar, onde eu to pretendendo colocar o LinuxAp eu mando meu link com 2 Terabem 5.8 que não passa de 2 Ms o pingo até meus AP´s ou seja meu POP é 10000% mas agora o que pega é o alto trafego nos radios que ja tão abrindo as pernas!!!!



    [/quote="sergio"]nao conheco este radio nao... mas pra atender essa quantida de clientes eu uso um LinuxAP com 4 cartoes orinoco+4 antenas 90° 12 dbi e boa...[/quote]

  2. #22
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Super Rádio 2.4 OutDoor

    Citação Postado originalmente por Michael
    Bem amigos, tive a infelicidade de comprar esse rádio, agora depois de algum tempo ja funcionando ele não suporta mais de 20 Macs, como o amigo karmal, citou posteriormente ele é um rádio de aparencia muito boa, é hermetico, mas infelizmente não suporta a quantidade de clientes que preciso pendurar nele, então gostaria muito da sua opinião e dos demais parceiros sobre a melhor solução a ser tomada, sei que a ideal e que eu decidi usar após tempos e tempos de pesquisa e estudos realmente será um LinuxAP, mas tenho algumas dúvidas com relação à essa solução, até conversei por telefone com o amigo Karmal que usa o Mikrotik e parece que é show de bola, vi também as fotos do linuxAp do Sérgio Souza, muito bom mesmo... Vamos às dúvidas!
    e como diria o Jack... Vamos por partes. Heheehehehehehe

    Citação Postado originalmente por Michael
    1º ) Um linux Ap no geral suportaria uma quatidade de 200 clientes em um cartão? quando digo 200 me refiro à 200 Placas Wireless penduradas, dentre elas existem servidores que por sua vez tem mais 10, 15 maquinas penduradas nele...
    Para 200 clientes wireless ligados, vc precisarah enevitavelmente de 4 cartoes+4 antenas setorias 90°. Como "debaixo" desses clientes wireless ainda existe redes com 10,15 maquinas... ae o negocio complica.... acho que vc terah que criar microcelulas com menos potencia e menor cobertura e distribuir melhor o trafego, combinando polarizacao vertical e horizontal. Experiencia: Jah vi no maximo 280 maquinas (PCs) debaixo de um POP com 4 cartoes orinoco funcionando sem problemas... mas com controle em quase todos os clientes, pois esses clientes (wireless) tinham redes "debaixo" deles com linux servindo de GW e controlando tudo.

    Citação Postado originalmente por Michael
    2º ) Os cartões Senao de maior potencia não serião mais adequados que Orinoco, prism, alteros etc...! O sinal do DWL-1700 é um estouro, muito bom mesmo e sem ruido.
    Potencia serve basicamente para uma coisa: area de alcance... se vc quer montar um enlace de KMs de distancia, precisa de potencia... Jah em uma rede onde vc precisa de trafego, qualidade, tem que diminuir a potencia e alcance, neste caso tem que optar por qualidade e sensibilidade e eh justamente isso que agere/lucent e atheros fazem. Pense bem: se potencia fosse "O Cara" o pessoal do celular iria levantar uma torre em cada cidade com uma potencia descomunal e acabou... soh teriam um lugar pra fazer manutencao, um investimento unico.

    Citação Postado originalmente por Michael
    3º ) O HermesAp que vc usa Sérgio, será que suporta o máximo de quantos clientes por cada cartão??
    a media eh de 70~80... mas lembrando que nao ficam simultaneos e ainda o detalhe de serem users embaixo de GW wireless Linux... A media do trafego fica na casa do 3.2 Mbits.

    Citação Postado originalmente por Michael
    " Falando de uma maneira mais clara e objetiva, os amigos aqui devem concordar comigo, discordar ou também ter essa dúvida meio maluca "
    um dos meus GW´s aqui dentro do provedor tem cerca de 290 clientes pendurados via ethernet " NÃO É WIRELESS " são 290 Aliases na placa de rede, Nat, Fw, Grafico de consumo por usuarios bla...bla...bla...bla...bla... como todos provedores tem... Debian 3.1 Kernel 2.6.11

    Agora vamos a linha de raciocinio, se uma placa de rede Intel que eu uso suporta 290 clientes pendurados simultaneamente, com vírus e o diabo a quatro, porque um maldito cartão Wireless ou mesmo uma placa de rádio como uma Swl2300 não suportaria essa quantidade de clintes em um LinuxAP, " OU SUPORTA "
    esqueca essa comparacao... os padroes sao totalmente diferentes. Um host wireless tem que gerenciar um caminhao de coisas alem do trafego dos users...

    Citação Postado originalmente por Michael
    Sendo ele Mikrotik, Star-Os, HermesAp, Bacuri, HostAp ou similares,
    estou disposto a investir em um LinuxAp que faça isso, independente do valor final, ou mesmo usar uma solução Open como o HermesAp, contando que seja capaz de fazer isso!!!
    Minhas respostas estao acima... pense um pouco, a respeito, discuta mais... Eu acho que para solucoes de baixo custo os LinuxAPs, BSDAPs compensam. Mas como nao conheco sua infraestrutura inteira nao posso simplesmente falar que vai funcionar blz.

    Citação Postado originalmente por Michael
    Só pra complementar, onde eu to pretendendo colocar o LinuxAp eu mando meu link com 2 Terabem 5.8 que não passa de 2 Ms o ping até meus AP´s ou seja meu POP é 10000% mas agora o que pega é o alto trafego nos radios que ja tão abrindo as pernas!!!!
    como eu disse; vc precisa de controles e mais controles, dividir melhor sua infraestrutura... soh assim para crescer sem problemas.
    :good:

  3. #23

    Padrão Super Rádio 2.4 OutDoor

    Ola Sérgio, só complementando aqui a nossa discursão e levando ao conhecimento de todos mais detalhes, ontem eu tive conversando diretamente com o Claudio desenvolvedor do projeto Bacuri AP, a sugestão que ele me deu foi fazer um controle e gerenciamento de banda, trafego etc... todo lixo gerado na máquina do cliente pra sair ja filtrado até o AP, usando bridges menores com Bacuri Cliente ( Outro BSD, desenvolvido por ele também que faz todo controle na ponta antes mesmo de chegar no AP ) Então eu citei a situação que tenho hoje, minha estrutura ja está toda montada, e seria impossível jogar todas as minhas placas pro espaço e sair colocando bridges nos clientes pra fazer esse gerenciamento!!!
    Como vc citou antes a unica forma de atender essa quantidade de cleintes seria usando 4 Cartões e 4 Paineis Setoriais, ÓTIMO, MARAVILHA.... mas vamos à alguns detalhes muito importantes.

    Quando eu colocar esses quatro cartões no meu LinuxAP posso usar neles o mesmo SSID e o mesmo canal?... Dando a impressão que é apenas uma antena mas com MACS diferentes é claro né!!

    Mas porque isso?? você se pergunta!!!
    Resp. Simples, aqui tenho um concorrente que tem uma torre também próximo a minha cerca de 20 Mts, e o cara vive mudando de canal e as vezes vira um inferno de tanto ruido, e ele sai metendo canal em cima de canal todo dia e toda hora, sendo assim eu comecei a perceber que repetindo canais fica melhor que usar canais que gerão ruido como o 2,3,4,5,7,8,9,10..... Uso assim em meus Ap´s2000 e não tenho dor de cabeça!! repito canais e não tenho problemas...


    Outra pergunta, no linux AP tem como fazer o controle de MAC´s por cartão?? assim ficaria show poque deixaria autenticado em cada cartão apenas a quantidade maxima de clientes simultaneos suportados por cada um...!!

    bem amigo, acho que vc ja deve ta se saco cheio de minhas enormes perguntas, mas como adm de provedor você deve saber o clima como fica quando pinta um Worm, vírus e etc na rede, tenho que implementar urgente essa solução, mas pra não cometer enganos ou fazer algo que me de dor de cabeça depois eu tiro antes minhas dúvidas!!
    ops: ops:

  4. #24

    Padrão Super Rádio 2.4 OutDoor

    tb estou interessado nesta solucao...... ja comprei os 4 cartoes orinoco classic gold ja comprei as 4 adaptadoras ricoh pros cartoes ja estou com os pig tails e ja estou montando a minha caixa hermetica, peguei aqui um placa mae da ecs group K7S41GX e um athlon 2200+ XP com 256 ddr quero ver este trosso num vale mais q 10 ap 2000........ vou ate o fim acredito d+ no linuxap vou usar o Star-OS pois o sergio fala q o danado eh bom mesmo... sobre o mikrotik eu fiquei curioso existe alguma diferenca basica q o mikrotik seja melhor q o star-os alguem pode responder isso?????

  5. #25
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Super Rádio 2.4 OutDoor

    Citação Postado originalmente por Michael
    Ola Sérgio, só complementando aqui a nossa discursão e levando ao conhecimento de todos mais detalhes, ontem eu tive conversando diretamente com o Claudio desenvolvedor do projeto Bacuri AP, a sugestão que ele me deu foi fazer um controle e gerenciamento de banda, trafego etc... todo lixo gerado na máquina do cliente pra sair ja filtrado até o AP, usando bridges menores com Bacuri Cliente ( Outro BSD, desenvolvido por ele também que faz todo controle na ponta antes mesmo de chegar no AP ) Então eu citei a situação que tenho hoje, minha estrutura ja está toda montada, e seria impossível jogar todas as minhas placas pro espaço e sair colocando bridges nos clientes pra fazer esse gerenciamento!!!
    a solucao de gerenciamento no proprio cliente eh excelente. Caso possa trocar pelo menos os mais problematicos seria 10. Hoje nos ovislink e similares vc pode fazer isso com um linux embarcado.

    Citação Postado originalmente por Michael
    Como vc citou antes a unica forma de atender essa quantidade de cleintes seria usando 4 Cartões e 4 Paineis Setoriais, ÓTIMO, MARAVILHA.... mas vamos à alguns detalhes muito importantes.

    Quando eu colocar esses quatro cartões no meu LinuxAP posso usar neles o mesmo SSID e o mesmo canal?... Dando a impressão que é apenas uma antena mas com MACS diferentes é claro né!!
    pode usar o mesmo SSID. Quanto aos canais use 2, as antenas que ficam de costas uma para outra repetem o canal.

    Citação Postado originalmente por Michael
    Mas porque isso?? você se pergunta!!!
    Resp. Simples, aqui tenho um concorrente que tem uma torre também próximo a minha cerca de 20 Mts, e o cara vive mudando de canal e as vezes vira um inferno de tanto ruido, e ele sai metendo canal em cima de canal todo dia e toda hora, sendo assim eu comecei a perceber que repetindo canais fica melhor que usar canais que gerão ruido como o 2,3,4,5,7,8,9,10..... Uso assim em meus Ap´s2000 e não tenho dor de cabeça!! repito canais e não tenho problemas...
    Eu conheco estes problemas... Converse com este concorrente, entrem em um acordo, pois se vc pensar bem, concorrente mesmo eh a Telecom com seus xDSL e Cables da vida que qdo entram no mercado, entram pra arrebentar e ae... jah era.

    Citação Postado originalmente por Michael
    Outra pergunta, no linux AP tem como fazer o controle de MAC´s por cartão?? assim ficaria show poque deixaria autenticado em cada cartão apenas a quantidade maxima de clientes simultaneos suportados por cada um...!!
    se usar star-os ou mikrotik isto eh bem facil... se usar hermesAP ou HostAP vc faz no bom e velho iptables... iptables -A FORWARD -m mac --mac-source ! MAC_DO_CLIENTE -i ethX -j DROP

    Citação Postado originalmente por Michael
    bem amigo, acho que vc ja deve ta se saco cheio de minhas enormes perguntas, mas como adm de provedor você deve saber o clima como fica quando pinta um Worm, vírus e etc na rede, tenho que implementar urgente essa solução, mas pra não cometer enganos ou fazer algo que me de dor de cabeça depois eu tiro antes minhas dúvidas!!
    ops: ops:
    O caminho eh este mesmo... pesquisar, discutir e depois implementar. :good:

  6. #26
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Super Rádio 2.4 OutDoor

    Citação Postado originalmente por tarcisiojr
    tb estou interessado nesta solucao...... ja comprei os 4 cartoes orinoco classic gold ja comprei as 4 adaptadoras ricoh pros cartoes ja estou com os pig tails e ja estou montando a minha caixa hermetica, peguei aqui um placa mae da ecs group K7S41GX e um athlon 2200+ XP com 256 ddr quero ver este trosso num vale mais q 10 ap 2000........
    mais que 10 eu nao diria..hehehehehe... mas vale muito em termos de gerenciamento e controle. Sem contar que fica mais $$$$barato$$$$.

    Citação Postado originalmente por tarcisiojr
    vou ate o fim acredito d+ no linuxap vou usar o Star-OS pois o sergio fala q o danado eh bom mesmo... sobre o mikrotik eu fiquei curioso existe alguma diferenca basica q o mikrotik seja melhor q o star-os alguem pode responder isso?????
    Diferencas em si eu nao sei mencionar, mas o mikrotik possui uma interface mais amistosa e algumas ferramentas adicionais... Os dois fazem praticamente a mesma coisa.

    Tem ainda os projetos free... monowall, picoBSD, Wisp-Dist, wifiBSD. :good:

  7. #27
    Leo_MultTech
    Visitante

    Padrão Super Rádio 2.4 OutDoor

    Amigos entrem em contato comigo, que posso conceguir para voces.

  8. #28
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Super Rádio 2.4 OutDoor

    Citação Postado originalmente por Leo_MultTech
    Amigos entrem em contato comigo, que posso conceguir para voces.
    o q q vc consegue para nos???

  9. #29

    Padrão Super Rádio 2.4 OutDoor

    Citação Postado originalmente por sergio
    Citação Postado originalmente por Michael
    Ola Sérgio, só complementando aqui a nossa discursão e levando ao conhecimento de todos mais detalhes, ontem eu tive conversando diretamente com o Claudio desenvolvedor do projeto Bacuri AP, a sugestão que ele me deu foi fazer um controle e gerenciamento de banda, trafego etc... todo lixo gerado na máquina do cliente pra sair ja filtrado até o AP, usando bridges menores com Bacuri Cliente ( Outro BSD, desenvolvido por ele também que faz todo controle na ponta antes mesmo de chegar no AP ) Então eu citei a situação que tenho hoje, minha estrutura ja está toda montada, e seria impossível jogar todas as minhas placas pro espaço e sair colocando bridges nos clientes pra fazer esse gerenciamento!!!
    a solucao de gerenciamento no proprio cliente eh excelente. Caso possa trocar pelo menos os mais problematicos seria 10. Hoje nos ovislink e similares vc pode fazer isso com um linux embarcado.

    Citação Postado originalmente por Michael
    Como vc citou antes a unica forma de atender essa quantidade de cleintes seria usando 4 Cartões e 4 Paineis Setoriais, ÓTIMO, MARAVILHA.... mas vamos à alguns detalhes muito importantes.

    Quando eu colocar esses quatro cartões no meu LinuxAP posso usar neles o mesmo SSID e o mesmo canal?... Dando a impressão que é apenas uma antena mas com MACS diferentes é claro né!!
    pode usar o mesmo SSID. Quanto aos canais use 2, as antenas que ficam de costas uma para outra repetem o canal.

    Citação Postado originalmente por Michael
    Mas porque isso?? você se pergunta!!!
    Resp. Simples, aqui tenho um concorrente que tem uma torre também próximo a minha cerca de 20 Mts, e o cara vive mudando de canal e as vezes vira um inferno de tanto ruido, e ele sai metendo canal em cima de canal todo dia e toda hora, sendo assim eu comecei a perceber que repetindo canais fica melhor que usar canais que gerão ruido como o 2,3,4,5,7,8,9,10..... Uso assim em meus Ap´s2000 e não tenho dor de cabeça!! repito canais e não tenho problemas...
    Eu conheco estes problemas... Converse com este concorrente, entrem em um acordo, pois se vc pensar bem, concorrente mesmo eh a Telecom com seus xDSL e Cables da vida que qdo entram no mercado, entram pra arrebentar e ae... jah era.

    Citação Postado originalmente por Michael
    Outra pergunta, no linux AP tem como fazer o controle de MAC´s por cartão?? assim ficaria show poque deixaria autenticado em cada cartão apenas a quantidade maxima de clientes simultaneos suportados por cada um...!!
    se usar star-os ou mikrotik isto eh bem facil... se usar hermesAP ou HostAP vc faz no bom e velho iptables... iptables -A FORWARD -m mac --mac-source ! MAC_DO_CLIENTE -i ethX -j DROP

    Citação Postado originalmente por Michael
    bem amigo, acho que vc ja deve ta se saco cheio de minhas enormes perguntas, mas como adm de provedor você deve saber o clima como fica quando pinta um Worm, vírus e etc na rede, tenho que implementar urgente essa solução, mas pra não cometer enganos ou fazer algo que me de dor de cabeça depois eu tiro antes minhas dúvidas!!
    ops: ops:
    O caminho eh este mesmo... pesquisar, discutir e depois implementar. :good:
    Valeu mesmo pelos esclarecimentos Sérgio!!!
    Agora lhe faço mais uma pergunta com relação ao CF que pretendo instalar, eu ja decidi que vou usar Star-Os, vou pegar a versão completa aquela de R$ 120,00 sei que o Star-Os exige cerca de 64 MB ou + para a versão completa, mas estou querendo ir um pouco além, estou querendo colocar um CF de 1GB, pois ele serveria pra mim para outras coisas depois como rodar um Linux completo etc... e tal´s... Teoricamente funciona eu acho, mas queria saber com mais precisão!!! O adaptador do flash que encontrei foi esse http://www.mercadolivre.com.br/jm/it...LB&id=32390744 pra pluga-lo à IDE do PC, também diferente do que vc mostra na foto do seu LinuxAp... esse tbm é compatível???


  10. #30
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Super Rádio 2.4 OutDoor

    Citação Postado originalmente por Michael
    Valeu mesmo pelos esclarecimentos Sérgio!!!
    Agora lhe faço mais uma pergunta com relação ao CF que pretendo instalar, eu ja decidi que vou usar Star-Os, vou pegar a versão completa aquela de R$ 120,00 sei que o Star-Os exige cerca de 64 MB ou + para a versão completa, mas estou querendo ir um pouco além, estou querendo colocar um CF de 1GB, pois ele serveria pra mim para outras coisas depois como rodar um Linux completo etc... e tal´s... Teoricamente funciona eu acho, mas queria saber com mais precisão!!! O adaptador do flash que encontrei foi esse http://www.mercadolivre.com.br/jm/it...LB&id=32390744 pra pluga-lo à IDE do PC, também diferente do que vc mostra na foto do seu LinuxAp... esse tbm é compatível???

    Na verdade um cartao CF maior nao vai lhe ajudar, pois o star-os eh fechado (pode crackear neh!! :twisted: , mas acho que eh canseira desnecessaria), desta forma nao vai poder implementar nada... o proxy para ser usado com ele exige (ateh onde sei) um HD separado (hdbX)... acho que nao vale a pena... fale com o Maia do www.star-os.com.br que ele esclarece melhor essa questao.

    Esse adaptador do ML eh um on-module... eh a mesma coisa do que mostrei nas fotos, soh que fica bem melhor, pois nao precisa do flat (na epoca nao achei desse pra comprar :cry: )

  11. #31
    emanuel
    Visitante

    Padrão Super Rádio 2.4 OutDoor

    Eu estava pensando, e se por um acaso eu migrar os cartões do meu AP2000 de 11b pra 11g..... olhem se voces concordam com meus calculos:
    11b ->11MBits/256K = 42 clientes simultâneos.
    11 g -> 54Mbits/256K = 210 clientes simultâneos.
    logicamente q eu tb teria q mudar os adaptadores dos servidores pra 11g e os clientes q usam 11b iriam navegar normalmente já que b/g são compatíveis.
    Mas acho q um dos problemas é que o cartão trabalhando simultaneamente em b e g perde potência.
    O que os vcs acham??? estou pensando em fazer isso nos meus ap2000.

  12. #32
    Visitante

    Padrão Super Rádio 2.4 OutDoor

    dá naum véio :toim:

  13. #33
    arawete
    Visitante

    Padrão Super Rádio 2.4 OutDoor

    Citação Postado originalmente por bauer
    Citação Postado originalmente por sergio
    ap2000 com 200 clientes simultaneos?? esquece... o primeiro cliente q entrar na rede com algum virus FDP que dispara nas portas 135, 139 ou 445 derruba ele...
    Especifiquei apenas o que a proxim "garante". Existem outros fatores muito importantes na configurção que influenciam bastante.
    Com relação as portas 135,139 e 445 é barabada bloquear estas portas no AP2000.

    Configure >> Filtering >> TCP/UDP Port

    Habilite a opção Enable TCP/UDP Port Filtering

    Deixe as portas 135,137,138,139,161 e 445 habilitadas (Enable) para o filtro

    t+