+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Balanceamento de Carga usando o DNS

    Eu implementei ai o drbd + heatbeat e então o servidor secundario so e utilizado para servir de espelho, então gostaria de aproveita o processamento dele para não sobrecarregar o servidor primario, ai então eu encotrei neste link aki:
    http://www.vivaolinux.com.br/artigos...dd0dcec10cb7c3
    um artigo mostrando como fazer balanceamento de carga usando o DNS, eu gostaria de saber se e possivel implementar o balanceamento de carga utilizando o dns em um ambiente de alta disponibilidade que esta rodando drbd + heatbeat?
    Será que o DNS estiver no sevidor secundario ele irá utilizar somente o processamento pq as gravações terão que ser feitas no servidor primario no secundario tera que utilizar apenas o processador
    Desde ja agradeço

  2. #2

    Padrão Re: Balanceamento de Carga usando o DNS

    Citação Postado originalmente por gilmarcabral
    Eu implementei ai o drbd + heatbeat e então o servidor secundario so e utilizado para servir de espelho, então gostaria de aproveita o processamento dele para não sobrecarregar o servidor primario, ai então eu encotrei neste link aki:
    http://www.vivaolinux.com.br/artigos...dd0dcec10cb7c3
    um artigo mostrando como fazer balanceamento de carga usando o DNS, eu gostaria de saber se e possivel implementar o balanceamento de carga utilizando o dns em um ambiente de alta disponibilidade que esta rodando drbd + heatbeat?
    Será que o DNS estiver no sevidor secundario ele irá utilizar somente o processamento pq as gravações terão que ser feitas no servidor primario no secundario tera que utilizar apenas o processador
    Desde ja agradeço
    Não precisa disso, basta ter um servidor de dns primário e um secundário, toda vez que o primário sofrer uma atualização ele envia um notify para o secundário de atualizar.

    Se o primário cair o secundário assume, desde que as máquinas clientes saibam a ordem de procura dos servidores de DNS.

    Entretanto, podemos colocar múltiplos servidores de um lado que, para os clientes, parecerão ser somente um endereço. Um exemplo clássico seria o Linux Virtual Server, ou simplesmente preparar um load balancer de DNS. O elemento de balanceamento terá um endereço, por onde os clientes tentarão fazer contato, chamado de Virtual Server, que redirecionará o tráfego para um servidor do pool de servidores. Esse elemento deverá ser um software dedicado a fazer todo esse gerenciamento, ou poderá ser um equipamento de rede que combine performance do hardware e software para fazer a passagem dos pacotes e o balanceamento de carga em um só equipamento.

    Vamos ilustrar um balanceamento de carga em cima de DNS rotativo.

    $TTL 86400
    @ IN SOA mestre.cluster.br. root.mestre.cluster.br.(
    20030129 ; serial
    3H ; refresh
    24H ; retry
    1W ; expiry
    1D ) ; minimum

    IN NS mestre.cluster.br.
    mestre IN A 192.168.1.1
    mestre IN A 192.168.1.2
    mestre IN A 192.168.1.3

    www IN CNAME mestre.cluster.br.

    Neste exemplo, cada ping efetuado no host mestre irá direcionar para cada IP balanceando o acesso entre os outros hosts.

    Devemos salientar alguns pontos principais para uma implementação de um ambiente de sucesso com balanceamento de carga nos servidores:

    • O algoritmo utilizado para o balanceamento de carga deve ser levado em consideração na necessidade de um cliente requisitar o endereço virtual. Todo o processo de escolha e resposta do servidor deve ocorrer de forma transparente e imperceptível para o usuário.

    • Criar um método usado para checar se os servidores estão “vivos” e funcionando, vital para que a comunicação não seja redirecionada para um servidor que acabou de ter uma falha.

    • Um método usado para se ter certeza de que um cliente acesse o mesmo servidor quando quiser.

    O balanceamento de carga é mais que um simples redirecionamento do tráfego dos clientes para outros servidores. Para implementação correta, o equipamento que fará o balanceamento precisa ter características como verificação permanente da comunicação, checagem dos servidores e redundância. Todos esses itens são necessários para que suporte a escalabilidade do volume de tráfego das redes venham a se tornar um gargalo ou um ponto único de falha.

    Como exemplo clássico para balanceamento de carga temos o projeto Linux Virtual Server, Piranha, Eddie, Turbo Cluster, dentre outros.

    []'s

    Marcos Pitanga