+ Responder ao Tópico



  1. #1
    sr_lakus_flyns
    Visitante

    Padrão Instalando Linux em HD SATA em RAID 0

    Galera to começando com o Linux por puro interesse e necessidade, contudo possuo problemas com instalaçãop referente ao tipo de HD que uso. Ja verifiquei que parece-me que o Linux normalmente não "encherga" HD SATA devido ao não-suporte do CHIPSET que no meu caso é VIA (foi o que eu li em um artigo no site www.vivaolinux.com.br).

    Não sei, mas preciso de ajuda. Queria muito instalar o Linux na minha máquina.

    Possuo um Pentium 4 2.8GHz com 2 HD's SATA de 7200RPM de 80GB de capacidade. Ambos estão ativos com RAID 0. Como posso fazer para o Linux reconhecê-los? Alguém poderia me ajudar? Precisam me considerar com conhecimento 0 em Linux, portanto, preciso de alguém que me explique como se eu fosse um ignorante (eu não sou, mas se me considerarem na explicação, fica melhor).

    Bom é só...muito obrigado...

    Estou no aguardo. :clap:


    Daniel

  2. #2

    Padrão Instalando Linux em HD SATA em RAID 0

    Olá amigo, não sei se isso pode lhe ajudar, mas tive um problema com a instalação do hd sata tb. O problema tava na versão do kernel que não tinha suporte a sata. Instalei a versão mais atualizada do kernel e resolveu o problema. Não se isso lhe ajuda, mas tá aí minha experiencia.

    Qualquer coisa manda uma email

    Falow... :good:

    [email protected]

  3. #3
    Kablu
    Visitante

    Padrão Versão

    Amigo,


    As distros mais novas todas detectam automaticamente o hd.

    Usei a Fedora core 4, Conectiva 10, Slack 10.1 ... Todas elas enchergaram o meh HD Sata.

    Em algumas distros você tem que digitar na inicialização do boot o kernel que quer usar... e no caso do Slack quando boota com o CD eu digito sata.i ele entra carregando o hw perfeitamente.

    Agora caso queira usar qualquer distro e depois recompilar o kernel para obter suporte, vá na BIOS de sua máquina e configure os IDEs com compatibilidade PATA+SATA que ele faz o hd SATA entrar em modo de compatibilidade funcionando como um HD normal, ai vc instala a distro, recompila o kernel e depois volta la na bios e volta pra somente SATA, pois se deixar o PATA+SATA ele perde performance.


    Valeu :good:

  4. #4
    dseabra
    Visitante

    Padrão Onde pegar o Kernel atualizado para Kurumin?

    :roll: Inicialmente, se o meu título for um absurdo me desculpem, ja disse que sou bem novato.

    Como posso recompilar um Kernel para o Kurumin reconhecer o SATA? :clap:

    Quero utilizar o Kurumin de início pois todos sabem que a interface dele é bem interessante para quem está iniciando, eu mesmo ja notei que da pra aprender muito nele.

    Não sei compilar o Kernel, há algum site que explica passo-a-passo como fazê-lo?

    Valeus galera!!! 8)

  5. #5
    sr_lakus_flyns
    Visitante

    Padrão Onde pegar o Kernel atualizado para Kurumin?

    Inicialmente, se o meu título for um absurdo me desculpem, ja disse que sou bem novato.

    Como posso recompilar um Kernel para o Kurumin reconhecer o SATA?

    Quero utilizar o Kurumin de início pois todos sabem que a interface dele é bem interessante para quem está iniciando, eu mesmo ja notei que da pra aprender muito nele.

    Não sei compilar o Kernel, há algum site que explica passo-a-passo como fazê-lo?

    Valeus galera!!!

  6. #6
    Kablu
    Visitante

    Padrão Compilando Kernel

    Amigo,

    Primeiro instale o Kurumin no modo de compatibilidade de hd na bios.

    Depois baixe a versão mais nova do kernel 2.6 em kernel.org e siga os passos:

    https://under-linux.org/noticia4505.html

    Depois volte a bios para SATA e teste!


    Até! :good: