Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    ispbrasil
    Visitante

    Padrão cbqadmin

    o meu programa cbqadmin ja cria tudo isto, só que via web, bem mais facil de gerenciar.


    http://cbqadmin.ispbrasil.com.br


    se alguem quiser usar ele, ele é bastante estavel.

  2. #22

    Padrão Controle de Banda

    usa o rc.bandlmit aki da underlinux vai no menu projetos ele tem este recurso no script e com marcaçao de pacotes. funciona blz.

  3. #23

    Padrão Controle de Banda

    Adorei o IP cunhada....

  4. #24
    mwst
    Visitante

    Padrão Controle de Banda

    to com o cbq funfando beleza, mas só pro download. pro upload nada, vio por aí falando alguma coisa de amarrar pacotes pelo iptables, através de "MARK", como seria esta configuração?

  5. #25

    Padrão Controle de Banda

    Citação Postado originalmente por mwst
    to com o cbq funfando beleza, mas só pro download. pro upload nada, vio por aí falando alguma coisa de amarrar pacotes pelo iptables, através de "MARK", como seria esta configuração?
    Mano controla apenas a eth q se comunica com a rede interna não precisa controlar a q se comunica com a internet...faz in e out na eth da rede e pronto vc controla up e down assim

  6. #26

    Padrão Controle de Banda

    Citação Postado originalmente por mwst
    to com o cbq funfando beleza, mas só pro download. pro upload nada, vio por aí falando alguma coisa de amarrar pacotes pelo iptables, através de "MARK", como seria esta configuração?
    No firewall, edita uma linha dessas abaixo para cada ip (exemplo):

    $IPTABLES -t mangle -A FORWARD -s 10.0.0.X -j MARK --set-mark X

    onde 10.0.0.X deve ser o ip a controlar o upload;

    No cbq, adiciona um arquivo para cada ip acontrolar o upload, independente do já existente para down:

    DEVICE=eth1,100Mbit,10Mbit
    RATE=100Kbit
    WEIGHT=10Kbit
    PRIO=5
    RULE=10.0.0.X/32,
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=no
    MARK=X

    onde eth1 é a interface com a internet, 100Kbit a velocidade de shaper do upload

    Qq coisa tamos aí...

  7. #27
    pilantrox
    Visitante

    Padrão Controle de Banda

    Grande Lacier,,,, fera ,,,,,, explica pra gente como vc faz pra controlar down e up na mesma placa ? sempre controlei o up pela placa ligada a internet e down na placa interna sempre achei q essa era a lógica, mas nem sempre eh a melhor solução.....

    Citação Postado originalmente por lacierdias
    Citação Postado originalmente por mwst
    to com o cbq funfando beleza, mas só pro download. pro upload nada, vio por aí falando alguma coisa de amarrar pacotes pelo iptables, através de "MARK", como seria esta configuração?
    Mano controla apenas a eth q se comunica com a rede interna não precisa controlar a q se comunica com a internet...faz in e out na eth da rede e pronto vc controla up e down assim

  8. #28
    mwst
    Visitante

    Padrão Controle de Banda

    pessoal, por favor mim ajude com a configuração do cbq pro upload, de como fica o "MARK" no arquivo e como fica a linha no firewall que controla isto.

  9. #29

    Padrão Controle de Banda

    não muda nada apenas o DEVICE:

    UP - OUT
    DEVICE=eth1,100Mbit,10Mbit
    RATE=100Kbit
    WEIGHT=10Kbit
    PRIO=5
    RULE=10.0.0.10/32,
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=no

    DOWN - IN
    DEVICE=eth1,100Mbit,10Mbit
    RATE=100Kbit
    WEIGHT=10Kbit
    PRIO=5
    RULE=10.0.0.10/32
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=no

    Abraço em geral

  10. #30
    pilantrox
    Visitante

    Padrão Controle de Banda

    hum ,,eh verdade, o cbq le pela sintaxe in e out fica assim não é?

    download -- cbq-0002.teste-in
    Upload -- cbq-0002.teste-out

    se quiser dah pra criar um arquivo pra cada cliente de upload ou tbm criar uma regra geral de upload
    cbq-0002.geral-out

    DEVICE=eth1,100Mbit,10Mbit
    RATE=256Kbit
    WEIGHT=10Kbit
    PRIO=5
    RULE=0.0.0.0,
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=no


    Citação Postado originalmente por lacierdias
    não muda nada apenas o DEVICE:

    UP - OUT
    DEVICE=eth1,100Mbit,10Mbit
    RATE=100Kbit
    WEIGHT=10Kbit
    PRIO=5
    RULE=10.0.0.10/32,
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=no

    DOWN - IN
    DEVICE=eth1,100Mbit,10Mbit
    RATE=100Kbit
    WEIGHT=10Kbit
    PRIO=5
    RULE=10.0.0.10/32
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=no

    Abraço em geral

  11. #31
    Visitante

    Padrão Re: Controle de Banda

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Pessoal,

    Como vocês fazem para fazer o controle de banda dos clientes? Eu utilizo o CBQ em um box Linux (Fedora Core 3) e utilizo marcação de pacotes com o iptables para garantir o controle de banda no upload.

    O que acontece é que eu vendo banda para os clientes no modelo download 200 Kbps e upload 100 Kbps. Até aí tudo bem. Mas como faço essa banda para 4 clientes (dando 25% de garantia) eu coloco os 4 clientes dentro da mesma regra do CBQ, ou seja, fica com 4 RULE (na regra de download) e 4 MARK (na regra de upload).

    Agora o problema começa. Quando tem mais de um cliente usando da mesma regra, obviamente, a banda se distribui entre eles, mas não igualmente.

    Qual seria uma opção para isso ou, ao menos, me digam como vocês compartilham a banda dos clientes...

  12. #32
    tuxlinuxbr2
    Visitante

    Padrão Re: cbqadmin

    Citação Postado originalmente por marcosddc
    Citação Postado originalmente por ispbrasil

    descupe ....tinha escrito pra pesssoa errrada /......diz ai o que esse bicho faz
    qual a senha inicial para o cbqadmin ?

  13. #33
    cleiber_slack
    Visitante

    Padrão Controle de Banda

    E ai cara, eu tenho um controle de banda com o htb, mas eu quero que corte a banda do cliente se ele fica baixando muito tempo, tipo se ele coloca um filme pra baixar, dai quero que corte a banda dele.
    Eu tenho que marcar os pacotes, se me der uma dica eu agradeço falow