+ Responder ao Tópico



  1. #1
    _ZEN_
    Visitante

    Padrão HD SATA - Instalar Linux em ...

    Pessoal, tenho o Conectiva 10.0 e pretendo instalar num HD SATA SEAGATE 80GB. Ele está formatado como NTFS. Convém usar FAT32 p/ o linux? Ele possui um disquete de instalação como SCSI e raid de terceiros. Valeu pela ajuda!!
    Minha placa é uma ASUS P4S800D, Nvidea GF4 MX 440 128MB, e drivers na ordem:
    C: prim master - ruindows
    D: scsi - onde pretendo instalar o linux
    Erim slave DVDRAM
    F: sec master DVDROM

  2. #2
    drginfo
    Visitante

    Padrão HD SATA - Instalar Linux em ...

    Amigo, o linux não instala em partição NTFS ou FAT32.
    Ele tem o sistema de arquivos dele padrão que você pode escolher no ato da instalação:
    são eles:

    EXT3, REISERFS, JFS, XFS .

    Fica ao teu gosto instalar o que você acha mais conveniente, mas em se tratando do conectiva 10, acho melhor você instalar em REISERFS, pois tenho instalado aqui em casa e funciona muito bem.

    Espero ter ajudado, qualquer dúvida posta aí no forum que agente te ajuda valeu!!!

  3. #3
    _ZEN_
    Visitante

    Padrão HD SATA - Instalar Linux em ...

    Ok. Aproveitando pra abusar da experiência de vcs:
    1- ao queimar os arq. ISO devo adicionar as chaves q estão separadas (tenho 3 ISO e 3 chaves)?
    2- Posso formatar/particionar o HD pelo Partition magic 8.0? Ou dá pra fazer direto pelo Disquete ao instalar?
    3- E qto ao HD SATA? Vai ser reconhecido? Pelo ruindows ele é reconhecido como SCSI.
    Agradeço mais uma vz pessoal.

  4. #4
    D4rk_Sl4ck
    Visitante

    Padrão HD SATA - Instalar Linux em ...

    Citação Postado originalmente por _ZEN_
    Ok. Aproveitando pra abusar da experiência de vcs:
    1- ao queimar os arq. ISO devo adicionar as chaves q estão separadas (tenho 3 ISO e 3 chaves)?
    2- Posso formatar/particionar o HD pelo Partition magic 8.0? Ou dá pra fazer direto pelo Disquete ao instalar?
    3- E qto ao HD SATA? Vai ser reconhecido? Pelo ruindows ele é reconhecido como SCSI.
    Agradeço mais uma vz pessoal.
    Não entendi tua primeira pergunta ...
    É mais aconselhável vc usar o particionador da tua distro
    Para usar o SATA vc deve usar um Linux com Kernel 2.6
    Instale primeiro o windows e depois o Linux ... pq o windows eh burro e come toda a MBR, que eh onde fica o gerenciador de boot.

  5. #5
    _ZEN_
    Visitante

    Padrão HD SATA - Instalar Linux em ...

    Ok. Valeu.