Bom gente, eu estive trabalhando em um programa que tenho de entregar em duas semanas para o professor da faculdade, o irmão do Pitanga aqui do fórum mesmo e estou com algumas dúvidas, mas elas não são relacionadas à programação, e sim a análise.

Eu sei que está muito fraquinho e o pessoal pode até caçoar de mim, mas bom... é o meu primeiro levantamento feito sozinho. :roll:
Eu fui no centro do RJ falar com o meu dentista e tentei pegar mais ou menos o que ele fazia no serviço dele.

Levantamento de Requisitos

Uma vez que o paciente chega à clínica odontológica, é feito uma anaminese. Anaminese representa as perguntas sobre a saúde do paciente e antecedentes. Feita a anaminese ligado à reunologia ( sintomas que o paciente apresenta ), procurar chegar ao diagnóstico. Após isso, fazer a terapeutica (medicação específica) devendo antes dela perguntar ao paciente se este é portador de alguma doença sistêmica ( diabetes e alergias, por exemplo). Normalmente essas informações referentes à saúde do paciente são anotadas na ficha do próprio para futuras consultas. A seguir, fazer o tratamento adequado à situação atual encontrada no diagnóstico. Cada procedimento ou especialidade usa produtos específicos, como por exemplo para a limpeza dos dentes superficial, normalmente é usado pequenas trouxas de algodão e certos tipos de flúor.
O consultório médico não atende pessoas por fora e tem diversos convênios que tratam do pagamento pela consulta. A cada consulta e correções feitas, o paciente é levado à perícia onde é verificado o tratamento e o que foi feito pelo dentista, estando tudo devidamente em ordem, é marcado na ficha do dentista a consulta efetuada. Uma vez o paciente atendido, é preenchida uma ficha odontológica no layout pré-definido pelo convênio que o dentista oferece suporte, impossibilitando a criação de formulários no computador. O controle de pagamentos do consultório como conta de luz, água e outros impostos estão sob débito automático.


Dêem uma olhada no meu modelo de entidade-relacionamentos:

http://img247.imageshack.us/img247/8...clinica3we.gif

Está incompleto e teve algumas coisas que ainda não consegui entender.

Vou explicar o pouco que sei para os que estão meio desorientados.
Isto é o M.E.R, ou modelo entidade relacionamentos. É com ele que sabemos qual a relação que existe entre as tabelas do sistema que será criado.

Essas caixinhas retangulares são as tabelas, dentro da análise as chamamos de "Entidades".

Vou explicar cada uma delas:

Paciente: Contém os dados dos pacientes a serem atendidos pelo odontólogo.

Convênio: Contém os convênios cadastrados no sistema. São os convênios que o Dentista presta serviços, como por exemplo a ELETROS.

Consultas: Comtém as consultas marcadas pelos pacientes com data e hora para atendimento.

Especialidades: Contém as especialidades e procedimentos disponíveis que o dentista exerce. Por exemplo, uma perícia inicial custa 19,90, um clareamento de dentes custa um preço x e assim vai.

Materiais: Representa os materiais utilizados pela especialidade. Vamos supor que você tenha ido fazer limpeza nos dentes. Normalmente será usado pequenas trouxas de algodão para retirar a saliva dos dentes e um fluor específico, além de anestesia. Esses são materiais que variam de acordo com a especialidade exercida.

Usuários: Contém os usuários do sistema cadastrados.

Nivel: Contém os níveis de permissão: Adminsitrador, Gerente e Operador. O administrador pode a qualquer hora criar novos ou remover os existentes.

Esses fluxos com setinhas representam a cardinalidade, ou seja, a relação numérica entre elas.

Por exemplo, nessa relação, um "Paciente" da clínica dentária, pode ter um "Convênio" de saúde, no meu caso o meu é ELETROS. E um "Convênio" pode ser usado por vários "Pacientes", ou seja, não é só eu que tenho esse "Convênio".

Mais um exemplo: Um usuário pode ter um nível de acesso ( Bit é Administrador do sistema ), porém um nível de acesso ao sistema pode estar disponível para vários usuários ( O nível de administrador de sistema está sendo utilizado pelo Bit, Pitanga e Sukkubus ).

Entenderam mais ou menos? ^^''

Se não tiverem entendido eu tento explicar de novo.

As minhas dúvidas são as seguintes:

1. O levantamento de requisitos está meio pobre né? Como eu posso enriquecer um pouco mais? Esqueci de muita coisa? Notem que eu não vou fazer um sistema para o meu Dentista, eu apenas fui lá para tomar notas de como funciona mais ou menos o serviço dele.

2. Qual é a cardinalidade entre "Consultas" e "Especialidades" que eu não consegui formar até agora?

3. De resto, a cardinalidade das outras tabelas que criei estão certas? Eu viajei demais?

Valeu gente.