+ Responder ao Tópico



  1. #1
    haas
    Visitante

    Padrão Doidera - Cartão Flash para o cache do squid

    Pessoal, estou querendo instalar um cartão flash de 256MB no servidor proxy, quero colocar nesse cartão somente o cache o squid, o que vocês acham disso?

  2. #2
    haas
    Visitante

    Padrão Doidera - Cartão Flash para o cache do squid

    Alguém já utilizou cartão flash conectado na IDE com partição ReiserFS ou XFS?

  3. #3

    Padrão Doidera - Cartão Flash para o cache do squid

    O grande problemas seriam relacionados na deficiencia de leitura/escrita dos mesmos, já que sua taxa é extremamente inferior a um ATA/SATA/SCSI

    Qual o modelo?

  4. #4
    haas
    Visitante

    Padrão Doidera - Cartão Flash para o cache do squid

    Pois é... pensei nisso tbem, o problema é que meu cache é pequeno, mas tem que ser veloz, tenho usuários da Internet bastante exigentes na empresa e eu não gostaria de queimar um HD de 20GB ou 40GB só pra fazer o cache. Não tenho o modelo dele aqui, ainda não está em minhas mãos, assim que eu tiver posto aqui no forum para gente discutir mais.

  5. #5
    whinston
    Visitante

    Padrão não entendi

    não entendi o propósito muito bem cara, pq o custo de um cartão de 256MB é mais ou menos o de um HD de 30Gb

    se for pra utilizar num servidor tipo thinclient, que apenas tem suporte a cartão, blz.. entendi o esquema. agora se for realmente pra serviro como cache real num servidor tipo desktop, acho melhor o HD

  6. #6

    Padrão Doidera - Cartão Flash para o cache do squid

    Para um comparação !


    - Um HD ATA 133 atinge facilmente uma Taxa de transferência de dados de 700 Mbits/s e com um Tempo de busca de leitura média 8,9 ms

    - Um PenDrive atinge No MAXIMO utilizando uma USB 2.0 480 Mbits/s ( O que na pratica é outra coisa, dificilmente alcançada ) e um Tempo de busca de leitura média de 36 ms até 59 ms ( São dados genéricos )

    Essa diferença em base é mt grande e o custo é relativamente o mesmo!

    Para mim não vale a pena

  7. #7
    whinston
    Visitante

    Padrão usb

    eu comprei um pendrive usb2 pra instalar um linux e ter um restore + prático, sem precisar abrir o servidor e por um drive de cd ou 3 1/2 e fiquei pasmo com a lerdeza do bicho!!!

    até na caixinha vem escrito leitura 6MB/s e escrita 2MB/s
    o gargalo não está na interface usb2, que eh de 480mb/s e sim na hora que o dispositivo faz acesso a "mídia" do chaveiro.