+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Perdigao
    Visitante

    Padrão Um usuario.fdp deletou arquivos no samba

    Boa noite amigos, seguinte, estou usando o FreeBSD e um usuario.fdp por engano ou propositalmente, isso não tem como saber, deletou um monte de arquivos e pastas de dentro da rede samba...

    Ele estava em uma maquina windows, e o samba num FreeBSD (mas acho que isso não muda nada) e preciso recuperar estes arquivos com a máxima URGENCIA...

    Gostaría de saber se tem como recuperar arquivos no linux depois de deletedos???!!!!

    Obrigado desde já,

  2. #2
    Perdigao
    Visitante

    Padrão Um usuario.fdp deletou arquivos no samba

    Ow, galerinha amiga, ninguém ai saberia me dizer isso??? é super URGENTE mesmo... por favor, se alguém souber me da uma ajudinha ai..

    Obrigado,

  3. #3

    Padrão Um usuario.fdp deletou arquivos no samba

    hheheheh, desculpe a risada, mas a confiabilidade do Unix e justamente a segurança e robustes portanto seus arquivos foram para o saco mesmo

    Este papo que da para recuperar arquivos em Unix comigo particularmente nunca deu certo.

    Flw, boa sorte.

  4. #4

    Padrão Um usuario.fdp deletou arquivos no samba

    Outra coisa habilita uma auditoria no samba assim vc pode usar isso com algum engraçadinho que venha a fazer isso novamente, escrevi um software em shell com mysql para isso bem interessante.

    Você pode fazer o mesmo e se não me engano no freshmeat tem alguns softwares muito bons para isso.

    flw

  5. #5

    Padrão recuperar dados

    cara, lembro que a linux magazine colocou em uma de suas edições (se não me engano, a numero 3), um tutorial para recuperação de dados. não testei e não sei se dá certo, mas pode ser uma luz no fim o túnel.
    acessa o site do linuxmagazine, eles diponobilizam em pdf as edições assim que lançam uma nova.
    :good:

  6. #6

    Padrão Um usuario.fdp deletou arquivos no samba

    Eu acho que está na hora de vc pensar em implementar soluções de backup na sua rede.

    Num eh querer ser chato mas vc se ferrou.

    Pense também em colocar políticas de permições. Assim o usuário soh poderá deletar aquilo que for referente a ele. E se ele deletar eh serviço dele mesmo que terá que refazer.

    As duas soluções juntas seriam a solução ideal.

    Quanto a recuperar arquivos? Desculpe-me a expressão mas, foi pro saco.

  7. #7

    Padrão Um usuario.fdp deletou arquivos no samba

    sei de que artigo vc esta falando, mas so funciona apos alguns minutos depois que o arquivo e removido e nao funciona em ext3 nem em raiserfs

  8. #8
    Perdigao
    Visitante

    Padrão Um usuario.fdp deletou arquivos no samba

    hehehe, Caramba, também tenho de dar rizada, é o unico jeito....

    Mas fazer o que né, quando um ladrão rouba seu carro, e você não consegue recuperar, tem que acabar aceitando e batalhar pra comprar outro, então o negócio é buscar refazerem todos os arquivos mesmo

    Obrigado a todos do mesmo jeito..

    Abraços,

  9. #9
    Celso_Suzuki
    Visitante

    Padrão Um usuario.fdp deletou arquivos no samba

    É, como o linux trabalha com inodes encadeados, onde um indica o proximo, não tem mais como voce recuperar seus dados. Não é como DOS que voce tem a FAT para tentar recuperar. Como deve ter swap em disco tambem, o swap vai alocando o que tiver livre, ou seja, talvez voce conseguisse recuperar seus dados se voce desligasse a sua máquina após apagar os arquivos e colocar o seu HD como slave em outra máquina e caçar os inodes e fazer o encadeamento na mão.

    Como disseram acima, voce deve criar uma política de backup e segurança para seus dados.

  10. #10
    Luzumba
    Visitante

    Padrão Um usuario.fdp deletou arquivos no samba

    Olha meu amigo, conforme o pessoal disse, se perdeu infelizmente perdeu

    Existe aqui no site informações e tutows de sobre como criar uma lixeira no samba, ou seja or arquivos que forem apagados, proposital ou impropositalmente possa ser recuperados...
    Mas desde que essa função ja esteja habilitada.

    Isso que vc. quer fazer, não é impossivel porem nao sei como no linux nao sei mesmo

    Procure aqui sobre lixeira no samba ok

  11. #11

    Padrão Um usuario.fdp deletou arquivos no samba

    Isso mesmo bem lembrado o recurso da lixeira é muito interessante, aplique-o o mais rapido possivel.

  12. #12

    Padrão Um usuario.fdp deletou arquivos no samba

    A lixeira realmente é interessante, porém o backup é super importante.
    Pois hj um usuário apagou determinados arquivos, amanhã pode ser o seu HD q pare de funcionanr.... (sem querer ser trágico. rs....)

    Ai o backup resolveria seus problemas.

    Pense nisso, ok?

    Valeu ....

  13. #13

    Padrão Um usuario.fdp deletou arquivos no samba

    Monte o backup de preferencia em outra máquina e em outra parte do prédio. Fica mais seguro fisicamente. Mas normalmente só em outro Hd já ajuda e muito.

  14. #14
    Perdigao
    Visitante

    Padrão Um usuario.fdp deletou arquivos no samba

    Legal, estou agora com uma rotina de backup, na realidade é um cliente que pegamos recentemente, ou seja, ele cancelou o contrato com outra pessoa e nos pegou para fazer o trabalho para ele, mas não tivemos tempo nem de mexer no servidor.

    Simplismente sumiu tudo quando pensamos em pegar o servidor pra dar uma geral e colocar políticas de segurança e backup, então o cliente suspeita (pra não dizer ter quase certeza) que foi proposital.

    Mas obigado a todos ai que ajudaram..

    Estou colocando a rotina de lixeira também, mas como o sistema é em FreeBSD e não tenho muita experiencia com ele, então fiquei de mãos atadas...

    Um grande abraço a todos e novamente, muito obrigado.

  15. #15
    agent_smith
    Visitante

    Padrão Um usuario.fdp deletou arquivos no samba

    Desculpe a curiosidade... Mas... Como um usuário deletou arquivos do SAMBA??? Me admira isso, já que, pelo que se configura, no servidor, é acesso ao home do usuário(no servidor SAMBA) e só... Ou seja, no servidor, ele só tem acesso a pasta dele... Como o cara conseguiu sair e ficar dando volta no HD do servidor?

    Fique de olho nisso, senão vai bagunçar mais...

    Abraços

    8)