+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão duvida sobre rootkit

    O que é um rootkit??

  2. #2

  3. #3
    whinston
    Visitante

    Padrão 2 exemplos

    abaixo segue 2 exemplos dos que eu uso:

    RKHunter:
    wget http://downloads.rootkit.nl/rkhunter-1.2.3.tar.gz; tar xzf rkhunter-1.2.3.tar.gz; cd rkhunter; ./installer.sh;
    rkhunter --checkall –createlogfile; /var/log/rkhunter.log

    CHRootKit:
    wget ftp://ftp.pangeia.com.br/pub/seg/pac/chkrootkit.tar.gz; tar xzf chkrootkit.tar.gz; cd chkrootkit-0.45/; ./chkrootkit

  4. #4

    Padrão Re: 2 exemplos

    Citação Postado originalmente por whinston
    abaixo segue 2 exemplos dos que eu uso:

    RKHunter:
    wget http://downloads.rootkit.nl/rkhunter-1.2.3.tar.gz; tar xzf rkhunter-1.2.3.tar.gz; cd rkhunter; ./installer.sh;
    rkhunter --checkall –createlogfile; /var/log/rkhunter.log
    Esse eu nao conhecia, muito bom!! Os resultados sao altamente detalhados!!

    :good:

  5. #5
    whinston
    Visitante

    Padrão automatizar

    vc pode inclusive automatizar ele canalizando os logs pra um arquivo e depois dando um cat log | grep FALHOU ou algo do tipo.

    de achar 1 falha, te manda 1 email ou algo assim

  6. #6
    Visitante

    Padrão duvida sobre rootkit

    Citação Postado originalmente por roggy
    Sim mas gostaria de saber o conceito de rootkit, o que ele faz etc.

    Obrigado.

  7. #7
    whinston
    Visitante

    Padrão invasão

    geralmente qdo o cara invade, se for muluque, ele vai zuar teu ambiente, apagar coisas, etc..

    se for 1 nego que quer ficar espionando pra tirar vantagem disto, ele vai instalar formar dele conseguir retornar ao controle da máquina, qdo bem entender. além disto, ele vai ocultar ao máximo os passos que ele esteve ali, alterando arquivos do sistema como ps e ls, ou seja, vc não vai ver os arquivos que ele instalou (alterou o ls) e se tem algo anormal rodando (alterou o ps)

    os rootkits geralmente checam estes arquivos e outros do sistema, comparando as datas, tamanhos, integridade (md5), etc..