+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Apoiando a Micro$oft

    Olá pessoal,


    Gostaria de colocar algo inovador em pauta. Estive discutindo sobre o assunto com meu sócio e chegamos a seguinte conclusão. Com a maturidade atingida pelo Linux e SL nos últimos anos, porque ainda tem gente que usa Micro$soft? Nos deparamos com respostas como, o software do cliente, a facilidade de uso, o condicionamento e tal... Então nos fizemos uma pergunta:

    O que nós, utilizadores e profissionais do software livre perdemos com a campanha anti-pirataria Micro$oft?


    Abordagens Anti-Pirataria Micro$oft:

    1. Ação: A Microsoft entra de sola no usuário corporativo (mais que 50 estações) exigindo a compra das licenças.

    Reação: A maioria desses clientes já possuem seus sistemas integralmente (ou parcialmente) legalizados. Os que não os possui pressionarão para migrar pelo menos parte desse sistema para o SL. Após essa fase, o árduo caminho para a migração já estará trilhado por muitos, o que fará com que os clientes que pagam licenças também migrem por questão de economia.


    2. Ação: Caça aos clientes médios e pequenos.

    Reação: Para esses clientes muitas vezes se torna inviável pagar os altos preços de licença para a Microsoft. Nesses casos será inevitável a migração para o SL. Tais clientes (1 a 50 PCs) farão um esforço maior para que seus softwares (particulares ou não) migrem para a plataforma Linux (caso não haja compatível).
    Isso gerará um aquecimento na industria de Software durante alguns anos além de gerar um crescimento extraordinário da tecnologia em SL.



    3. Ação: Caça a todos que usam Micrisoft pirata.

    Reação: Tal atitude além de ser absurdamente dispendiosa à Microsoft, causaria sérios danos a coorporação. A "pirataria caseira" desempenha um importante papel na introdução do uso do Windows e programas Micro$oft. É durante o uso do windows não licenciado em casa que o usuário se condiciona a usar esse sistema, levando essa mania para o mercado de trabalho.


    Conclusões:

    Com o crescimento do uso do SL no mercado, teremos uma grande redução a virus, spywares e essas porcaria que o windows tras com ele.

    Qualquer uma das atitudes causa um impacto positivo no mercado de SL.

    As Softwares House espacializadas em win poderão abrir esse novo e pouco explorado ramo de trabalho, a migração de seus sistemas para uma plataforma free.

    Essas migrações causariam aspectos positivos a todos. Usuários aprendendo Linux, empresas migrando e economizando a médio prazo, profissionais mais valorizados e com menos dor de cabeça (causadas pelo windows). É óbvio que a priori o gasto dos empresários seria maior. É sabido que o apoio a "livre distribuição de software" vem da FSF e de seu precursor, Richard Stallman. Stallman diz que o software deve ser produzido, modificado e distribuido, em um movimento em que vc ajuda seu vizinho. Pois bem, isso vem sendo feito (com grande sucesso) desde os anos 80. Acho que está na hora do SL realmente pegar sua fatia de mercado (que deve ser a esmagadora maioria).

    Vamos discutir sobre o assunto.....

    O que vc acha de apoiar a acampanha anti-pirataria Micro$oft?

  2. #2

    Padrão Apoiando a Micro$oft

    Netuno,
    A algum tempo atrás foi colocado em debate esse tema de migração Windows para Linux. Foi um debate bem interessante.
    Inclusive mencionei que a empresa que trabalho passou por uma fiscalização logo após o carnaval desse ano, da Microsoft em parceira com a Symantec e software Cad-Cam.
    Felizmente, não tivemos problemas com pirataria. Tentamos manter a coisa a ferro e fogo legalizadas. Mas não é fácil. Mas infelizmente, por causa de 2 malditas notas fiscais que não mencionavam a compra do software Windows, mas apenas a compra de 3 pc's a coisa está pegando. A Microsoft alega que esses pc's por não estarem mencionando a compra do software windows, configura pirataria. Inclusive chegou até mesmo a dizer que poderíamos muito bem ter adquirido o sistema operacional de um cliente qualquer e instalado. O negócio está pegando mesmo.
    Mas depois disso, estamos tentando mostrar a empresa que a migração para Linux é algo que tem que ser pensado a sério. A empresa apesar de nos apoiar , alega que estamos dando paulada num bicho que já está morto. Ou seja, não adianta agora tentar migrar para outro sistema operacional depois que a casa já foi roubada.
    E eu particularmente já mencionei aqui que o maior fator que ainda está pegando para nós programadores, administradores de sistemas e rede, é a falta de ferramentas para desenvolvimento de softwares administrativos no ambiente gráfico para Linux. Não adianta dizerem que os programadores querem moleza. O Delphi é um sucesso exatamente pela facilidade que ele tem. O Lazarus que é o Delphi para Linux, vai aos poucos ocupando o lugar do Kylix. Já tem um número razoável de programadores utilizando. Outra opção que tanto falam é utilizar o Java. Mas aprender Java leva tempo e o custo desse programador ainda é caro. Na própria empresa já se comentou de desenvolver em Java. Mas o custo ainda proibitivo faz com que a diretoria nem queira ouvir isso.
    Enquanto isso, ficamos em banho maria. Estou baixando num pc que temos a nossa disposição na empresa, várias distros que sejam voltadas para o usuário final. Já instalei Conectiva 10, Kurumin, Mandrake 10, Slackware 10.1 e hoje baixamos o SuSe 9.3. Tudo isso numa forma de tentar trazer os usuários a "brincarem" com o Linux e tirarem as suas conclusões.
    Quanto a campanha anti-pirataria, não acredito que o Brasil mude assim tão fácil não. É como você falou. Acho que para mudar alguma coisa, teria que começar pelo usuário doméstico.
    Mas acho difícil alguém fiscalizar a sua própria casa.
    Mas vale a sua idéia.
    Um grande abraço ........
    :clap: :clap: :clap: