+ Responder ao Tópico



  1. #1
    andrealss
    Visitante

    Padrão Gerenciamento AP2000

    Ola a todos, essa ja é a minha segunta pergunta aqui no forum. Estou sofrendo um pouco pois estou comecando a mexer agora com sistema wireless. O problema é q em determinado periodo pela manha e pela tarde o meu sistema wireless esta ficando lento. estou usando:
    1 - AP2000 Proxim apenas 1 cartao orinoco
    2 - Omini 15 Dbi
    3 - 16 clientes com cartao. Alguns clientes usando cartao avaya, orinoco, e gold.
    4 - abaixo dos clientes criei uma rede para conectar mais clientes, com isso coloquei dois servidores fazendo nat e controle de banda nas duas pontas. totalizando cerca de 86 clientes.
    O certo seria ter apenas 7 cartoes pro AP gerenciar?. Por isso q estou com problemas pois agora estou com 16?.
    Se eu colocar mais uma Omini no AP pra dividir daria certo? ou nada adiantaria?.

  2. #2

    Padrão Gerenciamento AP2000

    Opa..

    Não, não é este seu problema. O AP2000 suporta muito mais Antenas (clientes ou cartões, como queira chamar) do que apenas 7. Segundo a proxim um único slot gerência em torno de 100 clientes...

    t+

  3. #3
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Gerenciamento AP2000

    o problema não é quantidade de clientes Wireless que voce tem, e sim o trafego que passa por este AP-2000, voce tem 86 clientes vamos supor que cada um deles esta com 128 Kbps voce chega a 11 Mbps, porém a velocidade real deste rádio é de 3 a 4 Mbps.

    O ideal seria voce dividir em dois cartoes mas não com duas OMNI, coloque antena setoriais, se voce usar uma omni do lado da outra voce vai gerar interferencia pra voce mesmo.

    Espero ter ajudado, qualquer coisa me procure em PVT que a gente troca mais ideias.

  4. #4
    andrealss
    Visitante

    Padrão Gerenciamento AP2000

    Bem galera o problema é q abaixo das antenas tenho mais clientes por exemplo: 1 antena antende cerca de 7 a 8 clientes e por ai vai. Como ja falei estou fanzendo controle de banda e estou liberando apenas 64k tanto pra upload e download. Meu link é de 2 MB.

  5. #5

    Padrão Gerenciamento AP2000

    Citação Postado originalmente por andrealss
    Bem galera o problema é q abaixo das antenas tenho mais clientes por exemplo: 1 antena antende cerca de 7 a 8 clientes e por ai vai. Como ja falei estou fanzendo controle de banda e estou liberando apenas 64k tanto pra upload e download. Meu link é de 2 MB.
    Bem, não acho que seu problema seja de fluxo...
    Geralmente, 90% de problemas em uma rede é conexão.
    Certa vez tive um problema parecido com o seu, que em alguns momentos quando o tráfego era mediano, começava perder pacotes e através do ping verifiquei que era no meu "beckbone", ou seja do meu Provedor até o AP. Era um conector mal isolado que entrou em curto.
    Você ja testou pingando do Cliente no AP e do seu servidor no provedor até o AP, no momento que o desempenho baixa, pava ver se a percas de pacotes? Outra coisa, não costumo utilizar antenas Omini sendo que as mesmas podem captar bastante ruído...

    boa sorte..

  6. #6
    andrealss
    Visitante

    Padrão Gerenciamento AP2000

    A taxa de ping do meu server ate o AP fica em torno de 2 a 4 ms, qndo a rede comeca a ficar lenta a taxa sobe pra 100, 200 chega ate 1200 ms. no cliente a mesma coisa.

  7. #7

    Padrão Gerenciamento AP2000

    Citação Postado originalmente por andrealss
    A taxa de ping do meu server ate o AP fica em torno de 2 a 4 ms, qndo a rede comeca a ficar lenta a taxa sobe pra 100, 200 chega ate 1200 ms. no cliente a mesma coisa.

    100,200 normal, agora 1200 é alto...
    Tem perca de pacotes?
    Você tem um gáfico de consumo do teu Link? Está no Topo?

  8. #8
    Visitante

    Padrão Gerenciamento AP2000

    Em que cidade/região vc está? Pode ser interferência...

  9. #9

    Padrão Gerenciamento AP2000

    Bem o meu link é de 2 mb. mesmo a taxa do ping alta nao perco pacote pro AP, mas qndo envio pro cliente sim, ai perco pacote. Do cliente pro AP tbm nao perde, mas qndo mando pro server principal, ai comeca a perder. O a minha rede wireless so funciona bem, qndo a taxa de ping nao chega 100 ms se chegar ou passar a lentidao ocorre e consequentemente ocorre a perda de pacotes.

  10. #10
    anonimo
    Visitante

    Padrão Gerenciamento AP2000

    Talvez firmware do AP-2000

    O unico que funcinou legal pra mim foi a versao 2.5.3

  11. #11
    anonimo
    Visitante

    Padrão Gerenciamento AP2000

    desculpem-me

    a versao correta eh a 2.4.5 ( bem antiga por sinal)

  12. #12
    Visitante

    Padrão Gerenciamento AP2000

    Bem, tenho 10 AP 2000 rodando e mais 4 AP-600 e a experiencia que tenho é a seguinte.
    Fiz inumeros testes e em condições ideais eles tem 5.5 Mb, desde que o enlace aguente isto tambem.
    Ja ocorreu em lugares onde tinha enlace com DWL-900 ter apenas 3.5 Mbps devido o gargalo ficar na banda do enlace.
    Quando gerenciamos banda do cliente, o fazemos em nosso servidor atraves de regras HTB,CBQ, etc... , ou seja, controlamos o retorno ao cliente, não seu link até nosso AP, ele pode efetuar sua requisição na velocidade de até 11 MB.
    Quando tinha clientes 64 K e 128 K, trabalha em média com 40 clientes por acess point com 2 cartões.
    Quando aumentei para as velocidades hj disponiveis de ADSL passei a ter um rendimento em torno de 25 a 30 clientes por AP.
    Como ele gera 1500 sessoes por cartão e sua saida ethernet permite apenas as mesmas 1500 sessões, retirei um cartão de cada AP e mantive eles trabalhando com apenas 1 cartão e com boa capacidade de processamento.
    O que esta ocorrendo no caso acima é excesso de trafego, necessita ter maior processamento, as saidas são :
    Utilizar um Star-Os,onde vc teria uma grande capacidade de processamento, pois seria montado com base em uma maquina.
    Dividir as redes e adicionar 1 AP por rede. Nunca coloque mais que 4 pois o ruido gerado vai matar vc mesmo e logico com antenas setoriais de preferencia 90º de qualidade TSM ou Hyperlink.

  13. #13
    andrealss
    Visitante

    Padrão Gerenciamento AP2000

    Bem galera, antes de tudo gostaria mesmo de agradecer a todos, pois sabemos q um pepino desce é um pouco complicado de resolver, principalmente quem esta comencando na wireless, q é o meu caso. Pegando um pouco de informacoes q vcs estao dando, vou fazer o seguinte:

    amanha 14/07/2005
    1 - Vou colocar mais 1 cartao no AP e colocar mais 1 omini 8dbi, porem seria instalada abaixo da omni de 15 dbi e com uma distancia
    nao inferior a 2 metros e atender os clientes mais proximos e no minimo uma diferencia de 3 canais.

    O q vcs acham???