+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Cups+Windows

    galera estou tendo o seguinte problema aki. tenho impressora conectadas ao window, mas como estou migrando o servidor para linux samba pdc estarei colocando nele tbem o cups para que seja tbem um servidor de impressão. pois bem o meu problema é que em estações win98, funciona uma blz, mas quando coloca as impressora do win2000 ou xp, no cups e tento imprimir uma pag de teste, ele me retorna o seguinte erro.
    Unable to connect to SAMBA host, will retry in 60 seconds...ERROR: Connection failed with error NT_STATUS_LOGON_FAILURE.
    Se alguem puder me ajudar agradeço

  2. #2

    Padrão Cups+Windows

    A impressora está numa máquina linux e vc quer que as estações Windows a utilizem?

    é só configurar o samba e o cups.....

    talvez vc não tenha feito a estação windows "enxergar" o servidor...

  3. #3

    Padrão Cups+Windows

    Companheiro, eu postei uma dica sobre isso aqui no under, dá uma conferida: https://under-linux.org/modules.php?...rder=0&thold=0
    é meio que sair pela tangente, mas funciona muito bem!

  4. #4
    Visitante

    Padrão Cups+Windows

    Bom vou me explicar melhor.

    Tenho um impressora instalada e compartilhada na rede em uma maquina win2000, certo, só que agora estou migrando toda a rede para samba pdc, pois bem, nesta maquina servidora (samba), vou instalar o cups, para controlar as impressão, ou seja, a impressora que esta no windows$$, vou criar um compartolhamento no mesmo como administrativo, correto, e pelo cups, intalarei a mesma que cuja esta na maquina windows, ou seja, ela vai estar ligada na maquina windows, mas quem vai gerencia é o cups. Entenderam, agora se eu instalalo ela assim no cups smb://windows/hp$ ela da um erro na hora de imprimir a pagina de teste do cups de não conseguiu alcançar, agora se instalo ela assim smb://administrador:123456@server/hp$, ela da que o logon falhou. tudo isto na impressora em que esta na naquina windows 2000, agora se coloco para imprimir em uma maquina win98, ela funciona normalmente.
    Não estou endendo este processo, se alguem puder me ajudar agradeço.

  5. #5
    felco
    Visitante

    Padrão Cups+Windows

    Mas antes de colocar ela no Cups amigo vc tem q colocar seta essa maquina Windows 2000 dentro do Workgroup do Samba, entendeu?
    Voce tem que cadastrar a maquina no dominio do Samba, senao vc tera q acessar assim:
    smb://administrador:123456@nome_da_maquina

    Todo Windows a partir do 2000 tem um BD interno de controle de acesso onde o dominio(quando nao se esta em AD) eo proprio nome da maquina tipo:

    Nome_da_maquina\Nome_do_usuario
    Senha

    Se ela estiver dentro do dominio samba fica algo assim:
    Dominio_samba\Nome_do_usuario
    Senha

    Da pra entender?

  6. #6
    Visitante

    Padrão Cups+Windows

    correto então tenho que colocar assim,
    smb://windows\usuario:senha/imp

  7. #7
    felco
    Visitante

    Padrão Cups+Windows

    Não alem da sintaxe estar incorreta provavelmente voce ira conseguir acessar mas a sua rede não.

    Eh complementando o post anterior existe um parametro mais importante no Samba para definir controle de dominio:

    #domain master = no

  8. #8
    Visitante

    Padrão Cups+Windows

    Citação Postado originalmente por felco
    Não alem da sintaxe estar incorreta provavelmente voce ira conseguir acessar mas a sua rede não.

    Eh complementando o post anterior existe um parametro mais importante no Samba para definir controle de dominio:

    #domain master = no
    CErto colega, mas se eu colocar como "no" ele vai deixar de ser PDC e vai virar BDC, eu quero ele funcionando como PDC, entende.

  9. #9
    felco
    Visitante

    Padrão Cups+Windows

    Eu confundi os topicos que to respondendo... rs

    Mas voce precisa colocar essa maquina dentro do Dominio do Samba... pra isso voce deve setar essa opcao como "yes", mas eu estou partindo do ponto que so o Samba age como DC nessa rede, certo?

  10. #10
    Visitante

    Padrão Cups+Windows

    Citação Postado originalmente por felco
    Eu confundi os topicos que to respondendo... rs

    Mas voce precisa colocar essa maquina dentro do Dominio do Samba... pra isso voce deve setar essa opcao como "yes", mas eu estou partindo do ponto que so o Samba age como DC nessa rede, certo?
    certo colega, é o seguinte a rede esta funcionando, e todas as estações logando no dominio linux (samba). a unica coisa de errado é este cups que não ta mandando impressão na maquina win2000

  11. #11
    Visitante

    Padrão Cups+Windows

    Caro visitante (eu também sou um), siga meu conselho e seja feliz!

    Antes de mais nada, gostaria de (re)lembrar que Windows nunca prestou como servidor pra nada, esse negócio da impressora estar fisicamente conectada no Windows e "gerenciada pelo CUPS" ("gerenciada pelo CUPS" não existe nesse caso, você estará à mercê do spooler, servidor SMB, e do próprio Windows).

    Lugar de impressora é fisicamente conectada à um servidor Linux (compartilhando-a por IPP, LPD e em último caso SAMBA, pois detesto fazer o jogo da M$, e para os 9x e ME da vida, existe um cliente pra IPP no site da M$, chama-se: internet printing services) ou um servidor de impressão dedicado.

    Certamente os usuários não vão gostar da idéia de ter que se levantar e apanhar o documento impresso, preferem a impressora ao lado por conveniência ou preguiça de ter que se deslocar.

    "Impressora pessoal" não existe em um ambiente corporativo.

    Mal sabem eles que o Windows é orgânico e um dia apodrece e se deteriora (ou quando der um pau no micro e você precisar remove-lo), aí quando essa determinada impressora (muitas vezes usada por outros usuários via rede) parar de funcionar devido ao nosso glorioso e absoluto Windows, você já sabe a quem vão encher o saco, o seu!, pois você é o administrador da rede.

    Também gostaria de frisar o exemplo que "os homens da história" nos deram, comandar com mão-de-ferro.

    "Usuário" geralmente é aquele funcionário "escroto" (no pior sentido da palavra) que gosta de "detonar" o PC, pois tem "uns manés" (é o que eles pensam, que somos nós administradores de rede) que estão sempre de prontidão para atende-los (particularmente eu não trabalho pra usuário, pois não sou babá, trabalho para a empresa e faço o melhor por ela, ou seja, aquela que me paga e me dá o pão de cada dia.)

    Resumindo, não seja dependente de desktop nenhum, não utilize desktop como servidor pra nada, todas os desktops têm que ser independentes uns dos outros, utilize ao máximo o servidor Linux para tudo e sempre fique de olho nele para que o mesmo não páre.

    Faça como Hitler e Fidel Castro, mão-de-ferro!

    "Usuário" merece DITADURA!

    Desculpe o desabafo, mas seguindo estes conselhos, você terá sucesso.

    Obrigado.

  12. #12
    Visitante

    Padrão Cups+Windows

    Caro visitante
    Concordo plenamente com você, e também ja pensei em fazer isto, o problema é o maldito dono da empresa que não quer entende, então vou ter que deixar como esta as impressoras e dar as devidas permissões no samba, para quem pode e quem não pode, ou seja, vou ter que gerenciar ela pelo linux, entende.

  13. #13
    felco
    Visitante

    Padrão Cups+Windows

    Posta seu smb.conf nesse site eh vou postar uma resposta sobre isso:
    http://pastebin.com

  14. #14
    Visitante

    Padrão Cups+Windows

    Citação Postado originalmente por felco
    Posta seu smb.conf nesse site eh vou postar uma resposta sobre isso:
    http://pastebin.com
    o problema não esta no smb.conf amigo, e sim em relação ao cups que não imprime na maq windows.

  15. #15
    felco
    Visitante

    Padrão Cups+Windows

    Cara eu fiz um teste aqui eh funcionou... eh eu acredito que seu problema esteja na senha... porque pelo que eu percebi o CUPS nao depende do Samba para usar a impressora...
    Voce esta usando como senha, a senha da propria maquina ou do Dominio?

  16. #16
    Visitante

    Padrão Cups+Windows

    Citação Postado originalmente por felco
    Cara eu fiz um teste aqui eh funcionou... eh eu acredito que seu problema esteja na senha... porque pelo que eu percebi o CUPS nao depende do Samba para usar a impressora...
    Voce esta usando como senha, a senha da propria maquina ou do Dominio?
    senha da propria maquina, mas dae a impressora teria que estar instalada no linux direto. não é.

  17. #17
    felco
    Visitante

    Padrão Cups+Windows

    Nao, acho que me expressei mal... quando digo senha da propria maquina eu digo da propria maquina Windows, onde esta a impressora mesmo.

  18. #18
    Visitante

    Padrão Cups+Windows

    descreva o seu ambiente de teste por favor e sua conf se puder

  19. #19
    Visitante

    Padrão Cups+Windows

    galera da um ajuda ae please!!!!!