+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ovislink como AP para 20 clientes + servidor squid

    Bom dia pessoal do forum,

    estou iniciando em linux e wirelless e não tenho muito conhecimento, em linux principalmente. Tenho que montar um rede wirelless para atender a 20 pessoas que estão espalhadas em um raio de 4km. Tenho um link dedicado embratel de 256Kbis/s.

    Como sou iniciante em linux e não tenho muita experiência ainda e tenho poupo tempo para montar a rede, então pensei em fazer o seguinte:


    Quero usar um rádio Ovislink com o firmeware modificado para fazer controle de banda, NAT, amarrar MAC ao IP e bloqueio de clientes diretamente no rádio, assim não tenho necessidade de fazer isso no servidor.

    Mas o rádio não faz cache das páginas então quero colocar um servidor linux somente com o proxi SQUID configurado apenas para fazer cache das páginas, cache de atualizações de programas e downloads, fazendo com que o link internet renda mais.

    No rádio Ovislink configurado como AP quero colocar um antena omni de 8 dbi hyperlink ou mesmo uma antena setorial TSM de 90º e 12,5 dbi (assim vou esta dentro das normas da anatel), pois todos os usuários estão em uma mesmo região da cidade e podem ser cobertos pelo sinal da setorial de 90º.

    Qual a opinião de vocês?
    O que terei de vantagens e desvantagens fazendo isso?
    O que vocês indicam?


    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Ovislink como AP para 20 clientes + servidor squid

    Olá....

  3. #3
    mwst
    Visitante

    Padrão Ovislink como AP para 20 clientes + servidor squid

    na minha humilde opinião acho que não seria interessante colocar tantos serviços pra rodar na ovislink, já que vai usar um linux, configura ele como ap, que ele faz isto tudo tranquilo, controle de banda, ip mac, cache, autenticação. Essa é minha opinião, mim corrijam se eu estiver errado.

  4. #4
    Visitante

    Padrão Ovislink como AP para 20 clientes + servidor squid

    Bom dia Jelian!

    A minha opnião seria voce por um rádio com mais potencia, pois a ovislink, eu acho que é fraca, pensando em ampliação.
    Acho que seria mais adequado voce pensar num rádio mais forte, pois ai não perderia dindin, futuramente, pois se aumentar os clientes, voce vai ter que trocar de rádio.

    Ta aí minha opnião.

    Leonardo_MultTech