+ Responder ao Tópico



  1. #1
    centralservice
    Visitante

    Padrão Será que mais ninguem teve esse problema com o SAMBA?

    Essa é a decima vez q posto isso no forum e ninguem m responde, das duas uma, ou ninguem nunca teve esse problema ou sei la nào estão afim de ajudar, o galera esse meu problema pode vir a ser de outra pessoa no futuro.


    bom a parada e o seguinte, eu comecei a adicionar ao cups as impressoras q estão nas maquinas xps, até ai tudo bem, bom tudo bem"", pq penei muito, mais chegei la, agora acontece o seguinte eu consigo mandar uma impressão de teste do cups sem problema. mais o problema começa quando eu vou tentar adicionar estas impressoras q estão estaldas no cups/samba, em uma das maquinas xps q nào tem impressoras estalada, eu estou tendo um problema.

    os meus passos são o seguinte

    eu logo na maquina xp dentro do dominio
    ai vou adiconar impresoras
    tem as opçoes de local e de rede
    vou na de rede
    ai a maquina localiza os grupos e acha o linux
    no linux aparece a impressora q no momento foi estalda no cups, q por sinal essa mesma impressora c encontra em uma outra maquina XP.
    bom quando mando avançar me da esse maldido erro:

    "Há uma diretiva em vigor no computador que impede que você se conecte a esta fila de impressão. Contate o administrador do sistema."

    galera eu ja fiz tudo o q vcs possam imaginar, pensei em recorrer as vcs, sei q aqui vou encontrar a solução

    estou ficando louco

    segue a meu smb.conf

    [global]
    workgroup = sulcat
    server string = Servidor SMB
    announce as = NT Server
    hosts allow = 192.168.1.0/255.255.255.0
    interfaces = eth0
    log file = /var/log/samba/%m.log
    max log size = 50
    log level = 1
    name resolve order = wins lmhost bcast hosts
    smb passwd file = /etc/samba/smbpasswd
    netbios name = Linux
    unix charset = iso-8859-1
    security = user
    passdb backend = smbpasswd
    username map = /etc/samba/smbusers
    printing = cups
    printcap name = cups
    admin users = root
    load printers = yes
    domain logons = yes
    domain master = yes
    preferred master = yes
    os level = 80
    logon drive = H:
    #logon path = \\%L\profiles\%U
    logon script = %U.bat
    #logon script = logon.cmd
    wins support = yes
    time server = yes
    add machine script = /usr/sbin/adduser -n -r -g machines -c "Samba machine" -d /dev/null -s /bin/false %u
    #========================Compartilhamento===========

    [Relatórios]
    comment = Relatórios dos setores da empresa
    path = /dados
    guest ok = yes
    browseable = yes
    writeable = yes
    [custos]
    comment = custos
    path = /home/custos
    guest ok = yes
    browseable = yes
    writeable = yes
    [Homes]
    comment = Diretório home
    writable = yes
    browseable = no
    valid users = %S
    [printers]
    comment = All Printers
    path = /var/spool/samba
    browseable = no
    # Defina 'public = yes' para permitir que o usuário 'convidado' a imprimir
    guest ok = no
    writable = no
    printable = yes
    printer admin = root
    [netlogon]
    path = /var/lib/samba/netlogon
    read only = yes
    write list = root
    [profiles]
    path = /var/lib/samba/profiles
    read only = no
    create mask = 0600
    directory mask = 0700


    na tag [printers] eu ja fiz d tudo, mais eu tenho certeza q tem algo errado, mais ainda nào consegui encontrar.

    ficarei grato c alguem puder m ajudar

    um grande abraço

  2. #2
    drginfo
    Visitante

    Padrão Será que mais ninguem teve esse problema com o SAMBA?

    Aí amigo, dá uma olhada nesta dica talvez te ajude!!!

    https://under-linux.org/modules.php?...ticle&sid=5198

    qualquer dúvida posta aí valeu!!!

  3. #3
    Visitante

    Padrão Será que mais ninguem teve esse problema com o SAMBA?

    Sangue de Jesus Cristo tem poder!

    Eu já falei e vou tornar a falar novamente, qual a razão de se usar samba pra compartilhar impressoras com Windows ? Usem IPP ou LPD, além de serem mais simples, você não faz o jogo da M$ (quem quiser que me chame de xiita e radical, esses métodos de compartilhamento de impressoras nunca falharam comigo, além do mais, a fila de impressão não "engancha" como é de praxe quando se usa samba, nesse caso, com o Windows como servidor).

    Samba só serve pra compartilhar arquivos, nada mais.
    Enquanto houver soluções não-M$, irei utilizá-las sempre que possível.

    Procure um tutorial sobre IPP ou LPD e esqueça samba+impressoras.

    E para os malditos 9x e ME que não têm suporte à IPP e LPD, recomendo o "Axis Print Monitor" e o "Internet Print Services"

    http://www.microsoft.com/windows98/d...PP/Default.asp

  4. #4

    Padrão Será que mais ninguem teve esse problema com o SAMBA?

    Sem querer ser radical, mas concordo com nosso visitante xiita! (Que por sinal podia se registrar).
    Cara, faz via ipp, é rápido e tão prático que não dá nem pra acreditar!

  5. #5
    Visitante

    Padrão Será que mais ninguem teve esse problema com o SAMBA?

    AHA HAHAHA Visitante Xiita!!!!

    Desculpe dar um Flame neste post é que enquanto eu estava lendo eu num aguentei

    Eu não sou ele (o visitante Xiita) mas eu não me registrei para ninguem saber quem eu sou :?

  6. #6

    Padrão Será que mais ninguem teve esse problema com o SAMBA?

    Caros colegas, sendo curto e grosso, se não for pra ajudar não postem nada, ja que não vai servir pra merda alguma, agora meu amigo "XIITA", não sei do protocolo LDP, mas em relação o IPP, não é só pra impressora conectas ao linux diretamente, ou no caso acima do colega ae da pra ser feito tbém, que pelo que eu li o ipp, ele usa a porta 631, ou seja, acho que ela tem que estar fisicamente instalada no linux. me corrija se estiver errado. Vlw

  7. #7
    Visitante

    Padrão Será que mais ninguem teve esse problema com o SAMBA?

    Sim, sou eu mesmo, o visitante xiita!

    Caro LinuxKids, em relação ao IPP a impressora realmente deve estar conectada à uma máquina Linux, uma vez que os Windows não têm suporte à IPP (não como servidor, mas sim como cliente).

    Os Windows 2000 e XP têm surpote à LPD tanto como servidor e cliente (neste caso a máquina Linux nem precisa estar ciente das impressora, exceto que alguém queira imprimir à partir dele), essa é uma maneira simples de resolver o problema do nosso colega.

    Gostaria de relembrar também que, desktop (geralmente Windows), não é lugar de "pendurar" impressoras, imaginem o caos que seria quando desse um pau e ninguém conseguisse imprimir.

    Eu faço isso e recomendo à todos, "pendurem" o máximo de impressoras em uma máquina Linux, além de tornar os desktops independentes uns dos outros, você ainda desfruta de três métodos de compartilhar impressora, IPP (o melhor de todos), LPD (antigo, porém extremamente popular) e SAMBA (o qual eu não recomendo e só utilizaria em último caso, não posso renegar minhas raízes xiitas).

    Muitos clientes meus (também creio que os de vocês), adoram "impressoras pessoais" (penduradas em desktop) em um ambiente corporativo, isto na minha opinião é péssimo e só traz problemas.

    Você tem que entrar "de sola" e dizer não, já que és pago para administrar a rede e solucionar os problemas, é imprescindível que você seja implacável.

    Abraços,
    Visitante xiita.

  8. #8
    centralservice
    Visitante

    Padrão Será que mais ninguem teve esse problema com o SAMBA?

    Bom galera, em primeiro lugar gostaria de agradecer a tentativa de m ajudar, mais desculpem a minha sincerridade, ninguem conseguiu ajudar em nada :toim: , bom vamos la, como posso fazer de maneira simples o compartilhamentos das impressoras no cups, ligadas a maquinas XPS, bom isso ja m resolveiria grande parte do problema, eu preciso q o cups gerencia todas as impressoras existentes no meu parque de maquinas , q atualmete são 30 impressoras, sendo 3 dessas com printeserver.


    grato pela atenção d todos

  9. #9
    centralservice
    Visitante

    Padrão Será que mais ninguem teve esse problema com o SAMBA?

    e ai galera, será q ninguem pode me ajudar, bom nào sei c poço chamar de progresso, mais eu tentei estalr as impressoras q foram adicionadas no cups por urls"http://ip_do_servidor:631/printers/nome da impressora, agora me da o seguinte erro:

    "Você não possui acesso suficiente para que o computador se conecte à impressora selecionada".

    poxa galera como vou fazer para poder compartilha essa impressoras via cups, sera q iso é um pau do xp.

  10. #10
    centralservice
    Visitante

    Padrão Será que mais ninguem teve esse problema com o SAMBA?

    Bom Dia a todos

    Bom eu só queria realtar a todos a minha sobria indignação:

    Estou a quase dois meses com esse problema e venho realtando no forum, por ser, acho eu a melhor forma de consulta para alguem q esta começando no mundo LINUX, bom eu tive todos os tipos possíveis de respostas mais nenhuma q ajudasse a nào ser de uma pessoa de infinita boa vontade q é o LINUXSTAR, q além de procurar m ajudar, encontrou a solução, enquanto outros só ficavam murmurando, criticando e dizendo q nào funcionava o q eu queria, :@: , e nào é bem assim, as soluçòes exsitem, cabe a gente procuralas, eu por ter inumeras deficiencias, por ser iniciate no LINUX tive q contar com a ajuda d quem entende, e tenho certeza e isso não custou nada para o linuxstar, pq ele vive a essência do software livre, q isso ai, compartilhar os progressos e descobertas, acho q isso não vai tirar pedaço de ninguem e nem emprego, galera isso é um desabafo, de alguem q esta iniciando e sente difuculdades, e só espera ter ajuda em um forum, e outra coisa, as pessoas precisam ter mais força de vontade e correr atras das soluções, pq elas existem eu senti isso na pele, quando comecei a acreditar q nào tinha solução, o grande linuxstar, me entregou ela de bandeja!!!!!!!!!!!

    Valeu galera

    Valeu grande WWW.LINUXSTAR.com.br

    um grande abraço a todos