+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Jorge Augusto Gallo
    Visitante

    Padrão IPTables - Ragnarok

    Olá Pessoal!

    Eu tenho um estação Window XP ligada a um servidor LINUX:

    > Servidor Slackware Linux 10.0 - Kernel 2.6.9 com suporte a sata.
    > Serviços:
    > Serviço de diretório: OpenLDAP
    > Servidor de E-Mail: Postfix (SMTP) e Cyrus POP3
    > Servidor WEB: Apache 2.0.52 com suporte a php
    > Servidor de Arquivos Samba 3.0.9 com Suporte a ACL
    > Script de Firewall utilizando IPtables
    > Servidor DNS - Bind 9 (CHRoot)
    > Antivírus CLAMav (Servidor de e-mails)
    > Filtro de conteúdo com amavis e Spamassassin (AntiSpam)
    > Servidor FTP Proftpd
    > Espelhamento de todo disco usando mdadm


    To querendo jogar RagnarokOnline pelo servidor bRO da LUG (LevelUp Games - www.levelupgames.com.br)

    Pedi ao pessoal da LUG informações sobre as portas do jogo e me informaram isso:

    > Para configurar corretamente o jogo, informamos que as portas de acesso
    > são: 80, 21, 5000, 6000 e 6900.

    Alterei o script de firewall IPtables rc.firewall adicionando:

    ### Libera Portas - Rede Interna --> Web ###
    ## RAGNAROK ##
    $IPT -A FORWARD -s $REDE_INT -p tcp -i $IF_INT -o $IF_EXT --dport 5000 -m state --state NEW,ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT
    $IPT -A FORWARD -s $REDE_INT -p tcp -i $IF_INT -o $IF_EXT --dport 6000 -m state --state NEW,ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT
    $IPT -A FORWARD -s $REDE_INT -p tcp -i $IF_INT -o $IF_EXT --dport 6900 -m state --state NEW,ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT

    As portas 80 e 21 ja estavam liberadas.

    Creio que o redirecionamento da porta 80 esteja desbilitado pois a seguinte linha está comentada:

    #$IPT -t nat -A PREROUTING -s 192.168.0.0/24 -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port 8080

    Não compreendo bem a sintaxe do IPTables.

    Sou o "Administrador da Rede" aqui porque sou o único com conhecimento em informática aqui na empresa e o "Patrão" não quer gastar com mais um funcionário fazer o que......

    Mesmo assim não consigo me conectar. Tenho muito pouco conhecimento em LINUX, será que alguém pode me dar uma ajudinha?

    Obrigado

    [email protected]

  2. #2
    Allison
    Visitante

    Padrão IPTables - Ragnarok

    Caro.

    Você liberou as portas somente para SAÍDA. Pode ser que estas 3 portas precisem ser liberadas para ENTRADA.

    Testa o seguinte:

    Altera as regras do iptables para (Libera ENTRADA e SAÍDA) :

    $IPT -A FORWARD -p tcp --dport 5000 -m state --state NEW,ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT
    $IPT -A FORWARD -p tcp --dport 6000 -m state --state NEW,ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT
    $IPT -A FORWARD -p tcp --dport 6900 -m state --state NEW,ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT

    e veja se funciona. Se funcionar, testa (Libera somente ENTRADA):

    $IPT -A FORWARD -p tcp -i $IF_EXT --dport 5000 -m state --state NEW,ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT
    $IPT -A FORWARD -p tcp -i $IF_EXT --dport 6000 -m state --state NEW,ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT
    $IPT -A FORWARD -p tcp -i $IF_EXT --dport 6900 -m state --state NEW,ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT

    Caso funcione para somente ENTRADA, é melhor do que deixar tudo aberto.

    Obs.: Testei a conexão com o Ragnarok bloqueando as portas 5000 e 6000, e funcionou normalmente. As únicas portas foram utilizadas foram 80 e 6900.

    Well...mas testa aí de qualquer forma!


    [ ]´s
    Allison