+ Responder ao Tópico



  1. #1
    panthro
    Visitante

    Padrão Servidor standby

    Tenho uma máquina funcionando perfeitamente como servidor de email, porém o pessoal da empresa quer uma segurança que caso essa máquina pare o email continue funcionando. Para isso estava pensando em montar outro servidor de email e manter uma cópia das mensagens recebidas no servidor original nesse servidor de backup. Assim caso o primeiro pare o segundo assumiria sem perder nenhuma informação e principalmente algum email.
    Alguém tem idéia de como posso fazer isso? Eu poderia usar o crond mas isso deixaria o micro pesado pois estaria fazendo cópia o tempo todo. Será que tem algo mais automatizado, tipo uma mensagem cai num micro e automaticamente no outro? Estou usando o Sendmail com Dovecot para IMAP.

    Valeu

  2. #2
    panthro
    Visitante

    Padrão Servidor standby

    Ninguém tem uma idéia?

  3. #3

    Padrão Servidor standby

    não é bem assim.. pelo menos não encontro muito sentido. De acôrdo com a lei de murphy, vc receberia no primeiro, encaminha para o segundo, que seria o backup. Conforme a lei, adivinhe QUAL vai dar pau? pois é, o segundo.

    O que os caras realmente querem (acho) chama-se servidor secundário e á acionado pelo servidor DNS que aponta pro segundo quando o primeiro ficar indisponível, ou seja:

    mail.company.com MX 100
    mail.companiy,com MX 105

    o que define QUEM recebe é nível de MX no seu server DNS.

    divirta-se. :twisted:

  4. #4
    panthro
    Visitante

    Padrão Servidor standby

    bom essa sua solução não vai me ajudar, pq o dns fica na mesma máquina que o servidor de email, portanto se ele parar acaba com tudo. Mesmo que eu use o dns em um outro micro, e colocasse duas alternativas para o MX, isso iria solucionar o problema parcialmente, pois os novos emails iriam para o servidor secundário, mas os emails já recebidos seriam perdidos

  5. #5

    Padrão Servidor standby

    Citação Postado originalmente por panthro
    bom essa sua solução não vai me ajudar, pq o dns fica na mesma máquina que o servidor de email, portanto se ele parar acaba com tudo. Mesmo que eu use o dns em um outro micro, e colocasse duas alternativas para o MX, isso iria solucionar o problema parcialmente, pois os novos emails iriam para o servidor secundário, mas os emails já recebidos seriam perdidos

    err.. sugiro revisar melhor seus conheciemntos de DNS e servidores MX.. É apenas um comentário, no flames, please..

    flames > /dev/null


  6. #6
    panthro
    Visitante

    Padrão Servidor standby

    desculpe, eu não tinha a intenção de ser grosseiro. Só que agora eu não entendi o que vc quer dizer então. A segunda entrada MX no DNS funciona junto com a 1ª ou só quando ele não encontra a primeira ele vai pra segunda? Realmente preciso pesquisar sobre isso.

    Novamente me desculpa pelo tom da resposta anterior.

  7. #7
    felco
    Visitante

    Padrão Servidor standby

    Se teu DNS e seu MX estao na mesma maquina a solução do amigo não vai adiantar porque se teu MX parar teu DNS para e não tera como encontrar teu segundo MX, mas se você tiver uma maquininha velha ai... qualquer uma, você pode montar teu DNS nela

  8. #8

    Padrão Servidor standby

    o secundário MX apenas aguarda, em stand-by. Quando o primeiro MX sai do ar, o segundo assume, RECEBE os email e os armazena. Quando o MX primário retorna, o MX secundário descarrega tudo o que tinha armazenado, encaminhando-o para o primário.

    Agora é como o colega disse: não tem sentido manter o servidor DNS na mesma máquina. E, de acôrdo com a lei de murphi, quando der pau no servidor primário faltará energia elétrica no secundário. Ou alguém corta o fio. Ou o roteador abre o bico. Lei é lei.

    risos :twisted:

  9. #9
    panthro
    Visitante

    Padrão Servidor standby

    Realmente o projeto precisa ser revisto, mas o problema maior é o seguinte, se da pau na HD, eu vou perder muitos emails... mesmo que eu faça o backup de hora em hora, eu perco pelo menos 1 hora de email.. Isso é problema pq esse servidor é em uma transportadora aqui em Santos, então chove email... Por isso a idéia inicial era o email cair em 2 lugares ao mesmo tempo.

  10. #10

    Padrão Servidor standby

    bem.. então vamos ao que EU faria:

    a) teria os dois MX - afinal, servidores não são tão caros assim - exceto se vai colocar um com griffe. Mesmo assim (IMHO) compensaria
    b) DNS separado

    o postfix tem um comando qualquer (que não lembro qual) dentro do /etc/main.cf no qual vc pode DUPLICAR tudo o que sai/entra para uma outra máquina, na verdade um outro usuário, que pode estar (eventualmente) situado em outra máquina. Examine o main.cf direitinho, deve estar lá.

    boa sorte.
    :twisted:

  11. #11
    Mr_Mind
    Visitante

    Padrão Servidor standby

    vocês ás vezes dão vontade de rir...

    então toda a gente fala num MX secundário (muito bem, é isso mesmo) e não referem um DNS secundário?!

    moço, redundância é muito bonito mas implica investimento de dinheiro, tempo e conhecimento! esta é uma solução possível, mas que não cobre muitos aspectos... como por exemplo: caso o teu servidor primário falhe (em termos de email) o segundo pode funcionar, mas depois como sincronizarás o conteúdo entre servidores?

    ok, podiam ter um sistema de ficheiros partilhado entre os dois servidores, mas assim qnd esse sistema falhasse teriam de ter outro exactamente idêntico a responder. e isto é muuuuuuuuito mais complicado!

    se quiseres continuar no tópico de alta disponibilidade, vai até à secção apropriada porque isto não é apenas uma questão de email :-)

  12. #12
    felco
    Visitante

    Padrão Servidor standby

    Citação Postado originalmente por Mr_Mind
    vocês ás vezes dão vontade de rir...

    então toda a gente fala num MX secundário (muito bem, é isso mesmo) e não referem um DNS secundário?!

    moço, redundância é muito bonito mas implica investimento de dinheiro, tempo e conhecimento! esta é uma solução possível, mas que não cobre muitos aspectos... como por exemplo: caso o teu servidor primário falhe (em termos de email) o segundo pode funcionar, mas depois como sincronizarás o conteúdo entre servidores?

    ok, podiam ter um sistema de ficheiros partilhado entre os dois servidores, mas assim qnd esse sistema falhasse teriam de ter outro exactamente idêntico a responder. e isto é muuuuuuuuito mais complicado!

    se quiseres continuar no tópico de alta disponibilidade, vai até à secção apropriada porque isto não é apenas uma questão de email :-)
    Voce nao conhece esse forum... rs
    Mas bem observado...