+ Responder ao Tópico



  1. #1
    fabricio_
    Visitante

    Padrão internet/firewall/hubs newbie :(

    To começando a mexer com rede , com iptables , squid e afims !! cada vez mais vao aparecendo umas duvidas , q eu axo , que sao meio bestas huhu =D
    vamo la :
    1-Exemplo :
    Eu tenho um hub (1) que esta na rede 10.1.0.0 e outro hub (2) que esta na rede 10.2.0.0
    Se tiver um cabo interligando esses 2 hub , uma porta X do hub 1 "ouvira" alguma coisa que for direcionada a alguma maquina no 2 ??

    2-Exemplo :
    Tenho minha rede la bunitinha , quero colocar um firewall e talz ... mas tipo o firewall nao ta ligado diretamente na internet ... entao eu tenho que fazer que todos pcs passem pelo firewall antes de chegarem na internet , certo ? como faço isso ?

    axo que eh soh por enqnto huhu , esqueci minnhas outras duvidas -_-"

  2. #2

    Padrão internet/firewall/hubs newbie :(

    a resposta para o primeiro exemplo eh sim!!

    a resposta para o segundo exemplo... é sim, as estacoes devem passar pelo seu fw, para isso, faca com que seu fw tbm seja um Gateway e coloque como gateway das suas estacoes o IP do seu Firewall

    Nao se esqueca de colocar como Gateway do seu Firewall o IP do seu Roteador de internet...

    e nao esqueca de adiciar no seu Firewall as regras para para que ele compartilhe o acesso à internet

    []'s

  3. #3
    fabricio_
    Visitante

    Padrão internet/firewall/hubs newbie :(

    axo que eu nao expliquei direito o primeiro exemplo ...
    tipo assim , hub 1 ip 10.1.0.0 hub 2 ip 10.2.0.0 .
    hub 1 ligado diretamente a uma porta qquer no hub 2
    2 maquinas que estao ligadas no hub 2 se comunicam
    o hub 1 vai ouvir isso ?


    valeu pelas respostas ... eh q esse primero exemplo anda me confundindo mto :{

  4. #4

    Padrão internet/firewall/hubs newbie :(

    Bem, vc teria que fazer uma ponte entre os hub's com um cabo crossover ou ligar uma porta uplink direto à uma porta normal do outro hub.

    Bem, por se tratar de um hub, pacotes broadcast da rede A iriam sim bater na placa de rede da rede B, porém a placa de rede iria descartar o pacote. Agora, se vc quer é poder colocar IPs da rede B nas maquinas da rede A, funciona sim.

  5. #5
    whinston
    Visitante

    Padrão será?

    na primeira, sinceramente fiquei com uma dúvida:
    o hub, ele só emite o sinal.. se for sinal "bom" ou "ruim", ele só repete
    o switch já não.. ele "trata" o sinal.. os pacotes "ruins", ele descarta
    agora minha dúvida é a seguinte: se vc tem um delimitador lógico (a máscara), separando a rede A da rede B, uma ouve a outra? eu ACHO que sim, pelo motivo colocado acima (o hub só repete o que chega nele). pra separar assim, vc precisa de um bridge ou switch. agora se for pra conversar, ou vc precisa de um roteador que mande dados da rede A pra B ou mais simples, use tudo na mesma rede 192.168.0.x

    agora na segunda, eu já vi casos de chegar em clientes e dele mostrar o firewall.. uma máquina na rede, com 1 placa de rede, como sendo um servidor de aplicação.

    firewall de uma placa não existe.. pelo menos no meu conceito.
    pra que serve o firewall ? ele vai isolar uma rede com potencial perigoso (internet) da sua rede (lan)... ou seja, precisa de, NO MÍNIMO, 2 placas.

  6. #6
    felco
    Visitante

    Padrão internet/firewall/hubs newbie :(

    Citação Postado originalmente por fabricio_
    axo que eu nao expliquei direito o primeiro exemplo ...
    tipo assim , hub 1 ip 10.1.0.0 hub 2 ip 10.2.0.0 .
    hub 1 ligado diretamente a uma porta qquer no hub 2
    2 maquinas que estao ligadas no hub 2 se comunicam
    o hub 1 vai ouvir isso ?


    valeu pelas respostas ... eh q esse primero exemplo anda me confundindo mto :{
    Se voce estiver usando HUBs mesmo não ligue um HUB ao outro se eles estão em redes diferentes. Se você precisar que uma maquina veja a outra em outra rede você deve usar uma maquina pra fazer isso.
    Senão sua rede vai ter um broadcast absurdo oque da perda pacote.