+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão dúvidas sobre regras.

    Pessoal tenho um firewall.
    eth0 = rede externa
    eth1 = rede interna


    para liberar a porta 80 , na rede interna eu uso o forward certo ?
    e os pacotes da rede interna para meu firewall é input ?

    e output n tem para rede interna ?

  2. #2

    Padrão dúvidas sobre regras.

    Caro,

    lendo o conteudo de http://focalinux.cipsga.org.br/guia/...w-iptables.htm vc nao se questionara mais.

    :good:

  3. #3
    Visitante

    Padrão dúvidas sobre regras.

    Realmente eu li, mas fiquei um pouco confuso com a minha pergunta...

  4. #4

    Padrão dúvidas sobre regras.

    Leia novamente o guia foca
    Pesquise em topicos antigos ae no forum.
    Faça testes ae.

  5. #5
    Visitante

    Padrão dúvidas sobre regras.

    realmente eu não tenho possibilidade para fazer testes, pois o modem está longe do pc com linux.

  6. #6

    Padrão regras

    Amigo, talvez isso te ajude:
    a cadeia INPUT controla oq ENTRA no firewall (no caso o servidor linux), ex: pacotes vindos da Internet com destino ao servidor

    a cadeia FORWARD controla oq PASSA pelo firewall (ex: pacotes vindos da rede interna com destino à Internet).

    a cadeia OUTPUT controla oq SAI do servidor, ex: um pacote gerado no proprio servidor com destino à Internet.

    Mais detalhes tem q dar uma lida no material que tem na web... o guia Foca é um dos melhores.
    flw??
    T+

  7. #7
    Visitante

    Padrão dúvidas sobre regras.

    muito obrigado
    estava achando que o forward era para o server tb....
    acho que ficou claro agora

    Sai do server com destino para internet = OUTPUT
    Rede Interna para o Server = INPUT
    Rede Externa para o server = INPUT tb.
    Rede Interna para internet = FORWARD

    Mais uma perguntinha: :good:
    Então toda porta que eu liberar no forward para rede interna e não especificar um certo ip, ela será considerada para todos os micros da rede interna ?

    Obrigado :clap:

  8. #8

    Padrão dúvidas sobre regras.

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Então toda porta que eu liberar no forward para rede interna e não especificar um certo ip, ela será considerada para todos os micros da rede interna?
    Isso mesmo!
    Por exemplo:

    LAN=192.168.0.0/24
    IFACE=ppp0

    iptables -A FORWARD -o $IFACE -s $LAN -p tcp --dport 80 -j ACCEPT (regra para todos os hosts da rede)
    iptables -A FORWARD -o $IFACE -s 192.168.0.10 -p tcp --dport 80 -j ACCEPT (regra apenas para o ip 192.168.0.10)
    Falow!! :good:

  9. #9
    Visitante

    Padrão dúvidas sobre regras.

    realmente agora ficou bem claro.
    Essa semana vou colocar o micro como gateway e tirar um dia para testes.

    Muito Obrigado

  10. #10

    Padrão Re: regras

    Citação Postado originalmente por gsiena
    Amigo, talvez isso te ajude:
    a cadeia INPUT controla oq ENTRA no firewall (no caso o servidor linux), ex: pacotes vindos da Internet com destino ao servidor

    a cadeia FORWARD controla oq PASSA pelo firewall (ex: pacotes vindos da rede interna com destino à Internet).

    a cadeia OUTPUT controla oq SAI do servidor, ex: um pacote gerado no proprio servidor com destino à Internet.

    Mais detalhes tem q dar uma lida no material que tem na web... o guia Foca é um dos melhores.
    flw??
    T+
    Gsiena, estou lendo o guia focalinux na parte do iptables também. Mas essa explicação sua me ajudou bastante mesmo. Eu também não conseguia diferenciar INPUT, FORWARD e OUTPUT. Se puderes dar uma palhinha sobre o PREROUTING E POSTROUTING , seria legal.
    Valeus amigo. Brigadão mesmo .....

  11. #11

    Padrão regras

    bom, vamos tentar, apesar q do PREROUTING E POSTROUTING ainda preciso me aprofundar mais.

    nat - Usada para dados que gera outra conexão (masquerading, source nat, destination nat, port forwarding, proxy transparente são alguns exemplos). Possui 3 chains padrões:

    PREROUTING - Consultado quando os pacotes precisam ser modificados logo que chegam. É o chain ideal para realização de DNAT e redirecionamento de portas, ex: vc tem um router Linux com IP 200.201.202.203 e um micro em sua rede local com ip 192.168.0.1, rodando um servidor web. como os micros de fora da sua rede (os micros na internet) vao enxergar o 192.168.0.1, se ele nao é um ip roteavel na internet? ai entra o PREROUTING... os micros na Internet vao acessar seu servidor web pelo ip 200.201.202.203... vai cair no router, e ele atraves de uma regra PREROUTING vai redirecionar essa conexao pro ip 192.168.0.1... isso chama-se redirecionamento de porta ou ip

    POSTROUTING - Consultado quando os pacotes precisam ser modificados após o tratamento de roteamento. É o chain ideal para realização de SNAT e IP Masquerading. o POSTROUTING faz exatamente o inverso do PREROUTING... vamos supor q vc tenha o mesmo router Linux anterior com IP 200.201.202.203 e um micro dentro de sua rede com ip invalido na internet (192.168.0.1), e nesse micro interno vc precisa acessar a internet ... como vc vai enxergar a internet se nao tem um ip valido para a mesma? ai entra o POSTROUTING...o micro com ip invalido envia uma conexao pro router Linux... este examina o pacote e "transforma" a origem do pacote como 200.201.202.203, fazendo assim o micro da rede acessar normalmente a internet.. isso chama-se NAT (Network Address Translation)

    olhe o exemplo pra vc entender melhor:

    PREROUTING
    internet ----> router Linux ----> estação
    200.201.202.203 192.168.0.1

    POSTROUTING
    estação -------> router Linux ----> internet
    192.168.0.1 200.201.202.203

    acho q ficou meio confuso :P ve se da pra entender, qualquer coisa poste novamente.
    Abraço!
    GabrieL

  12. #12

    Padrão dúvidas sobre regras.

    Gsiena, mas uma vez obrigado.
    Sei que essas explicações tem no guia focalinux. O problema é que lá o texto é colocado de uma forma um tanto técnica e fica difícil visualizar a explicação.
    E o seu texto foi de forma simples e direta.
    Valeu mesmo. Um grande abraço ..... :clap: :clap: :clap: :good:

  13. #13

    Padrão valeu

    Precisando estamos na area (H)
    faloww

  14. #14

    Padrão dúvidas sobre regras.

    Tem uns scripts de firewall que foram colocados em uns posts anteriores.
    De uma olhada neles.
    Assim fica mais facil para ver como funciona as regras.
    E sempre que possivel teste elas ae.