+ Responder ao Tópico



  1. #1
    gh_rocha
    Visitante

    Padrão Estrutura de provedor

    ei gostaria de alguns esclarecimentos. Desejo montar uma estrutura de provedor de internet completa.
    Gostaria de sugestoes a respeito dessa estrutura. o q eh melhor?
    ter makinas separads pra cada servico? eles sao:

    dns server;
    firewall;
    o cache com squid;
    servidor de email;
    web server com webmail;

    algo pode ser compartilhado? o ideal eh ter uma makina pra cada servico? quem gerencia esses servicos? do roteador ao cliente da rede, quem adminsitras esses ips? eh o proprio roteador, eh o firewall, etc.

    sao duvidas q parecem obvias, discutidas o tempo todo, mas pra se colocar me pratica, imaginem a demora pra realmente colocar isso tudo pra funcionar ne?

    desde ja, obrigado

  2. #2

    Padrão Estrutura de provedor

    Caro,

    como se trata de estrutura de provedor, ou seja, muitos acesso, consumo de cpu altissima, aconselho utilizar uma maquina forte pra cada serviço. Assim vc nao tera dor de cabeça.

    Falow!! :good:

  3. #3

    Padrão Estrutura de provedor

    Se voce parar para analisar verá que alem de consumo de recursos de hardware, existe um outro ponto que é, a possivel falha ou manutenção preventiva do hardware; com os serviços separados por máquina e um bom esquema vc evita parar todos os serviços de seu provedor por muito ou pouco tempo.
    Levara mais tempo que imaginas para configurar e testar tudo; mas no fim da certo e vale a pena.

    []!!!

    By Leo

  4. #4
    thiagog
    Visitante

    Padrão duvida...

    eu rodo dos os servicos que vc tem em unico servidor
    eh claro q existe um risco sim ; porem eu minimizo-o com 02 servidores qse identicos onde o www esta nos 2 servidores e o BDO dados fica num 3 e tudo do site esta nele

    os dns primario e secundario (1 em cada pc)
    e ate hoje tah ok

  5. #5
    gh_rocha
    Visitante

    Padrão Estrutura de provedor

    entendo. eh claro q pretendo minimizar custos ne?
    e simplificar a configuracao. afinal tendo um servico em cada makina precisor receber os ip´s validos da operadora, passar pra cada makina,
    criar minha rede interna q vai ser com ip nao real e colocar tudo pra funcionar.

    essa complexidade alem da estrutra fisica tb me tras duvidas.
    obrigado a todos

  6. #6

    Padrão Estrutura de provedor

    Depende do número de clientes que vc terá, mas sempre usei uma máquina para tudo e ela icava cerca de 90 % ociosa com todos os serviçoes rodado, proxy, controle d banda, etc usava esse sistema www.gatewaydecomunicacoes.com.br , acho diserdício mais de uma máquina para provedores equenos com menos de mil usuários..... O roteador se vc tiver falando onde entra o link seja embratel telemar ou outro, só faz definir as rotas, Firewal, Proxy, Dns, controle de Mac, tudo quem faz é o linux

  7. #7
    pilantrox
    Visitante

    Padrão Estrutura de provedor

    Aproveitando o Tópico ,,, Aquela distro baseada no Debian AplinuxServer do site http://www.aplinux.com.br/ onde tem todos os serviços que um provedor precisa e ainda tem uma interface grafica onde vc gerencia tudo pelo browser ,,, alguem usa??? como eh ??? ela depois de instalado jah tem os servicos
    - Publicação de DNS (bind)
    - Publicação de Sites (apache)
    - Servidor de E-Mail (qmail)
    - SMTP, POP3 e IMAP
    - SMTP Autenticado
    - Serviço de webmail (squirrelmail)
    - Administrador das contas de correio (qmailadmin)
    - Anti-Ví­rus CLAMAV
    - Scanner de mensagens de correio
    - Proibição de arquivos anexos com extensões duvidosas (.exe .pif .cmd entre outras)
    - Script para atualização automática dos dat's do anti-ví­rus
    - Serviço para manutenção remota (ssh)
    - Pacotes necessários para compilação em sistemas LINUX
    - Qmail "rodando" com base de usuários do MYSQL
    - APAdmin - Administração do APLIUNX Server via browser.....

    Gostaria de saber tbm se tem como uma maquina resolver por DNS 1° e DNS 2°??? pois estou pensando em colocar uma maquina apenas pra servidor Web e DNS. Obrigado a todos ,,,,,

    Citação Postado originalmente por netwayy
    Depende do número de clientes que vc terá, mas sempre usei uma máquina para tudo e ela icava cerca de 90 % ociosa com todos os serviçoes rodado, proxy, controle d banda, etc usava esse sistema www.gatewaydecomunicacoes.com.br , acho diserdício mais de uma máquina para provedores equenos com menos de mil usuários..... O roteador se vc tiver falando onde entra o link seja embratel telemar ou outro, só faz definir as rotas, Firewal, Proxy, Dns, controle de Mac, tudo quem faz é o linux

  8. #8

    Padrão Estrutura de provedor

    tem como sim... eh soh vc criar um alias na placa d rede pra ela... e atribuir os nomes em /etc/hosts...

    tem q ser dois nomes diferentes pelo menos.. para o server d cada dominio
    ex:

    eth0 200.200.200.1
    eth0:0 200.200.200.2

    tipow
    200.200.200.1.......server1.dominio.com
    200.200.200.2.......server2.dominio.com

    []'s

  9. #9
    pilantrox
    Visitante

    Padrão Estrutura de provedor

    Entendi perfeitamente.... mais uma vez obrigado.........

    Citação Postado originalmente por demiurgo
    tem como sim... eh soh vc criar um alias na placa d rede pra ela... e atribuir os nomes em /etc/hosts...

    tem q ser dois nomes diferentes pelo menos.. para o server d cada dominio
    ex:

    eth0 200.200.200.1
    eth0:0 200.200.200.2

    tipow
    200.200.200.1.......server1.dominio.com
    200.200.200.2.......server2.dominio.com

    []'s

  10. #10
    Visitante

    Padrão Estrutura de provedor

    Sou administrador de um provedor de internet aqui no canada.veja que como tal,nao é com apenas um servidor para cada serviço que vc vai colocar seu ISP no ar. São tantas requiseções que vc vai precisar de Clusters para cada serviço.Um unico servidor de e-mial vai cair em 1 dia,dependendo do numero de requisições.Veja que quando vc tiver 50.000 usuarios vc vai precisar de muitos serves.No meu provedor temos 500 mil usuarios e usamos de smtp 2 clustes com 10 maquinas e para pop 2 clusters com 11 maquinas. um projeto deste nao nasce em um forum e sim em uma equipe realmente especializada.