Olá pessoal,

Tenho uma dúvida que apareceu agora que estou estudando a vm (memória virtual) e com um caso de um cliente que acabou de acontecer.
O Kernel gerencia a vm, disponibilizando mais ou menos memória para os programas e ele swapout ou swapin esta memória de acordo com seus critérios (não serei específico, não vem ao caso) e de acordo com o nice, ou seja, a prioridade do processo.

Pois bem, este caso trata-se de um backup que demorava muito para acabar e que deixava o servidor lento (hora do almoço). Sobre os backup posso dizer que se trata de um script bem simples, utilizando tar.gz e que são alguns Gigas (20 ou mais).

Claro, não tinha muito o que fazer, senão mudar o horário, conforme solicitado, para a 0:00 um e 2:00 o outro. Porém eu pensei (!!!!): O cliente não pode ficar sem o backup de hoje, tenho que fazer algo! :good:

Utiliando o atq, agendei o primeiro backup para as 11:45 com nice -1 e o segundo para 12:15 com nice 5. Não vai dar tempo para o primeiro terminar, antes do segundo começar, porém eu queria aproveitar a hora do almoço e a baixa carga do servidor. O segundo também vai demorar mais que o normal.

Agora vem a minha dúvida (UFA!!! :clap: ) Será que um processo rodando com nice -1, tem mais impacto no sistema que dois processos iguais com a mesma prioridade? Será que o cliente vai me ligar daqui :30 desesperado dizendo que o samba não responde, afinal o backup tem maior prioridade que este?