+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dono e Grupo perdidos!

    Estou com um problemãaaoo com os arquivos publicos da empresa e queria saber se alguém já passou por isso:

    Defino uma permissão, um dono e um grupo para os diretórios, para os arquivos. Porém, qdo alguém utiliza um arquivo e salva, o dono desse arquivo e o grupo passa a ser quem salvou pela última vez!
    Resultado: o restante do grupo que eu coloquei no inicio fica sem acesso, já que a permissão é 775.

    é normal perder o nome do usuario e do dono definidos inicialmente, mantendo sempre o de quem usou pela ultima vez??

  2. #2
    helinho
    Visitante

    Padrão Estou com um problemãaaoo com os arquivos publicos da empres

    olá...
    inclua no compartilhamento force_create_mask = XXX

    teste
    tchau

  3. #3

    Padrão Dono e Grupo perdidos!

    Descobri a solução: utilizar o "Bit Suid" na permissão.

    Se alguém estiver com o mesmo problema, ou estiver definindo permissões de seus usuário, recomendo a leitura de:

    http://www.cybershark.net/tutoriais/permissoes_unix/

    Muuuito bom esse artigo, bem claro.

    8)

  4. #4

    Padrão Dono e Grupo perdidos!

    Meu isso é perigoso ....

    Liberar bit SGID SUID para os arquivos !!! e para alguns usuarios se tiver alguém um pouquinho mais inteligente ai pode conseguir acesso de root no diretorio !

    Funciona mas cuidado prefiro a sugestão do nosso amigo !

    []'s

  5. #5

    Padrão Dono e Grupo perdidos!

    mas o force_create_mask = XXX não funciona!

    e pq é perigoso? o bit suid apenas mantem o nome original dado do grupo do arquivo....ou não??

    se não for assim, o ultimo que usar passa a ter domínio e o resto do grupo perde o acesso...

  6. #6
    helinho
    Visitante

    Padrão Dono e Grupo perdidos!

    desculpas é sem underline ...

  7. #7

    Padrão Dono e Grupo perdidos!

    eu sei, mas nem sem underline funciona

    e qual o problema do suid...?