+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Raphael_branco
    Visitante

    Padrão PHP+Firebird

    Eae galera blz ?

    Estou com um problema aparentemente simples, mas ta dando dor de cabeça...

    Estou tentando fazer o Firebird rodar com o PHP no RedHat 9... ja instalei os pacotes necessarios mas na hora da conexão ele dá a mensagem

    Call to undefined function: ibase_connect() in /opt/www/webpos/htdocs/i.php

    Recompilei o php com o --with-interbase=shared,/opt/firebird e ele criou o arquivo interbase.so, copiei para o /usr/lib/php4 e inclui no php.ini a linha

    extension=interbase.so

    reiniciei o apache mas nao aparece nada relacionado ao interbase/firebird no PHPINFO() e a mensagem continua...

    dei uma olhada no log do apache e a seguinte mensagem apareceu no error

    PHP Warning: Unable to load dynamic library '/usr/lib/php4/interbase.so' - /usr/lib/php4/interbase.so: undefined symbol: core_globals_id in Unknown on line 0

    ???? nao entendi... ehhehe ????

    valeu

  2. #2

    Padrão PHP+Firebird

    bom....dexa eu ve se intendi... :roll:


    vc tem o php instalado, e compilou o php criando assim o interbase.so, e está tentando usar ele o interbase.so do php compilado para o php já instalado... ou vc compilou e instalou o php compilado?


    eu faço o seguinte com php5... eu tenho ele já instalado normalmente... pego o fonte da mesma versão, compilo e crio o interbase.so, não instalo a versão compilada... e copio para a pasta lib extensions do php e adiciono no php.ini como vc memso fez.... sempre faço isso com o php 5 e funciona blz mas tem que ser a mesma versão, não pode ser diferete.....

  3. #3

  4. #4
    Raphael_branco
    Visitante

    Padrão PHP+Firebird

    Citação Postado originalmente por PiTsA
    bom....dexa eu ve se intendi... :roll:


    vc tem o php instalado, e compilou o php criando assim o interbase.so, e está tentando usar ele o interbase.so do php compilado para o php já instalado... ou vc compilou e instalou o php compilado?


    eu faço o seguinte com php5... eu tenho ele já instalado normalmente... pego o fonte da mesma versão, compilo e crio o interbase.so, não instalo a versão compilada... e copio para a pasta lib extensions do php e adiciono no php.ini como vc memso fez.... sempre faço isso com o php 5 e funciona blz mas tem que ser a mesma versão, não pode ser diferete.....

    segui a receita de bolo do link .. antes de abrir o topico... hehehe

    entao eu tenho o php 4.2.2. (rpm) instalado,
    baixei o php 4.2.2.tar.gz e desempacotei,
    compilei com o ./configure ai ele gerou o interbase.so...
    eu copiei o interbase.so para o /usr/lib/php4...
    editei o php.ini
    acrescentei a linha extensions
    reiniciei o apache..
    ele starta e nao aparece erro imediatamente, mas quando vou em
    /var/log/httpd/erro.log mostra a mensagem abaixo

    PHP Warning: Unable to load dynamic library '/usr/lib/php4/interbase.so' - /usr/lib/php4/interbase.so: undefined symbol: core_globals_id in Unknown on line 0
    PHP Warning: Unable to load dynamic library '/usr/lib/php4/interbase.so' - /usr/lib/php4/interbase.so: undefined symbol: core_globals_id in Unknown on line 0
    [Fri Aug 05 13:06:09 2005] [notice] Digest: generating secret for digest authentication ...
    [Fri Aug 05 13:06:09 2005] [notice] Digest: done
    [Fri Aug 05 13:06:10 2005] [notice] Apache/2.0.40 (Red Hat Linux) configured -- resuming normal operations


    sinistro....

    valeu