+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Luzumba
    Visitante

    Padrão Kurumin e impressao no DosEmu

    Ola gente bom dia,

    Tenho uma duvida simples, porem complicada.
    Instalei em um cliente ontem o kurumin 5.0, e instalei o dosemu tbm. o sistema que ele tem é em clipper.
    Porem como de costume em todas as distros que instalo, configuro dentro do dosemu.conf o nome da impressora que esta dentrode /etc/printcap (LP).
    Porem , o que esta acontecendo é que nao está imprimindo, nao está indo direto para impressora. Creio que pode ser 2 duas possibilidades.

    1 - Alguma configuração extra com o cups, pois é o cups que gerencia no Kurumin. Mas ai ja nao sei arrumar. Alguem ajudaria ?
    2 - O proprio programa nao conseguir localizar a porta de impressao.

    Alguem poderia me ajudar ?

    Um grande abraço

  2. #2

    Padrão Kurumin e impressao no DosEmu

    Cara, você usa o freedos no dosemu? Caso use, você consegui imprimir por ele?

    Valeu...

  3. #3
    Luzumba
    Visitante

    Padrão Kurumin e impressao no DosEmu

    Quando ele instala o dosemu, ele instala junto o freedos...
    mesmo pq. o autoexec e os demais arquivos ja ficam na pasta freedos...
    /etc/freedos

  4. #4

    Padrão Kurumin e impressao no DosEmu

    Citação Postado originalmente por Luzumba
    Quando ele instala o dosemu, ele instala junto o freedos...
    mesmo pq. o autoexec e os demais arquivos ja ficam na pasta freedos...
    /etc/freedos
    Luzumba,

    Eu também tenho clientes com esse mesmo formato e funciona muito bem. O problema não é o DOSEMU/FREEDOS ou mesmo o aplicativo em CLIPPER (o mesmo tem que está certinho). O problema todo e a versão do CUPS. Já tive varios problema com aplicações em CLIPPER tentando imprimir no CUPS. O problema acontece até mesmo se você utiliza o SAMBA com o CUPS. Faça um teste com o samba, se possível. O que você pode fazer é tentar troca a versão do seu CUPS por uma que funcione e o problema vai se resolver.

    Boa sorte.

  5. #5
    Luzumba
    Visitante

    Padrão Kurumin e impressao no DosEmu

    Fala amigo, obrigado por sua resposta..
    Em todas as distros que eu instalei até nao tive problemas de impressao,somente no kurumin, no caso o que vc. me suguere é remover o CUPS e instalar uma nova versão ?
    Estou usando o Kurumin 5

  6. #6

    Padrão Kurumin e impressao no DosEmu

    Citação Postado originalmente por Luzumba
    Fala amigo, obrigado por sua resposta..
    Em todas as distros que eu instalei até nao tive problemas de impressao,somente no kurumin, no caso o que vc. me suguere é remover o CUPS e instalar uma nova versão ?
    Estou usando o Kurumin 5
    Correto! Tente com outras versões do CUPS mais antigas ou mais recentes. Porque quando tive problemas, era somente o CUPS e mais nada. OK? A versão que estou utilizando sem problemas é a v1.1.18.

    Um forte abraço e boa sorte.