+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Squid Trava

    Bom Dia Pessoal, montei um servidor proxy usando o squid, porem todo final de semana ele trava, sexta a noite ele continua funcionando direitinho, mas quando chega seggunda de manhã o pessoal não consegue acessar a net, ai tenho que reiniciar o computador. Já reinstalei ele mas o problema persisti. No log não acusa nada, alguem sabé o que pode estar acontecendo ?????????

    Aguardo um retorno de v6
    Mto Obrigado

  2. #2
    maverick_cba
    Visitante

    Padrão Squid Trava

    Já verificou se você não está sendo atacado?

    Pode parecer brincadeira mas a maioria dos ataques acontece nos fins de semana.

    Dá uma olhada nos logs e procura por acessos estranhos.

    Outra coisa, não tem nada no seu crontab que esteja sendo executado nos fins de semana?

    Abraços,

  3. #3
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Squid Trava

    posta ai o store.log

  4. #4

    Padrão Squid Trava

    Caro,

    dependendo da qtde de hosts na sua rede e do tamanho da parte utilizada pra cache do squid, uma semana é suficiente pra dar pau. Quando o cache lota é deny na certa. Monitore sua partição do cache e tire as conclusões.

    :good:

  5. #5
    Visitante

    Padrão Squid Trava

    Pessoal Desculpe a demora para responder.
    No messages aparece algumas tentativas de acessos, mas não conseguem logar na máquina.
    no crontab não rola nada. Na hora que trava o squid no messages aparece o seguinte

    (squid): ipcache_init: DNS name lookup tests failed.
    squid[1489]: Squid Parent: child process 1492 exited due to signal 6
    squid[1489]: Squid Parent: child process 1714 started

    O numero de host não é pois essa máquina funcionava perfeitamente a alguns dias atras tive que refaze-la por que apagaram a uma pasta do systema.

    Aguardo a ajuda de v6
    Obrigado mas uma vez.

  6. #6

    Padrão Squid Trava

    Posta ai, seu squid.conf.

    Quanto vc tem de cache?
    verificou espacço em disco?
    badblock?
    algum agendamento q tenha feito para o fim de semana, e está travando o micro?

    Jeff

  7. #7
    X-LOGAN
    Visitante

    Padrão Squid Trava

    O meu squid começou a travar aqui, ai almentei o meu cache e eu limpo o arquivos de log tbm /var/log/squid/access.log - /var/log/squid/store.log.1.
    COmigo deu certo!!!!

  8. #8
    maverick_cba
    Visitante

    Padrão Squid Trava

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    (squid): ipcache_init: DNS name lookup tests failed.
    squid[1489]: Squid Parent: child process 1492 exited due to signal 6
    squid[1489]: Squid Parent: child process 1714 started
    Amigo pelo erro que tá sendo gerado, é por causa do seu DNS, você provavelmente não está iniciando o squid com a opção -D que impede do squid parar casa haja erro na resolução do DNS. E como deve estar ocorrendo algum problema com o seu DNS daí o seu squid para mesmo.

    Experimenta inicialo assim:
    squid -D

    e verifica frequentemente que está ocorrendo com seu DNS, pois é bem provável que seja isso.

    Abaixo segue uma lista de erros e sua descrição:

    6 Quantidade de memória disponível, espaço em disco, Bad Blocks no HD, problemas de DNS
    9 O filesystem é read-only
    11 Segmentation fault. Ou você econtrou um bug no Squid ou seu sistema (libs) está com problema
    25 Veja se algum log tem mais de 2GB - access.log, cache.log ou store.log

    FAlow

  9. #9

    Padrão DNS

    É dns mesmo, o meu tava assim.

    Edita o arquivo /etc/sysconfig/squid. Lá você pode habilitar o -D sempre e além disso pode aumentar o tempo que o sistema espera pro squid levantar, o padrão parece que é 10. Em algumas máquinas mais lentas esse tempo não é suficiente, fazendo com que o squid falhe ao iniciar. O meu está com 40.

    Falou...

  10. #10
    Visitante

    Padrão Squid Trava

    Iae Pessoal Blz.
    Agradeço a ajuda de v6, limpei o cache e adicionei mas alguns DNS no resolv.conf e esse final de semana não deu problema.
    Qualquer coisa posto novamente.
    Obrigado pela ajuda

  11. #11
    whinston
    Visitante

    Padrão tamanho

    fique atendo tb ao tamanho dos arquivos de log: access.log store.log e cache.log