+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Raid Via Software

    Galera Bom dia

    Bom eu só tenho uma duvida, infelizmente o meu cliente não que gastar com hds e controladora. então coloquei dois hd IDES de 40 GB cada, e fiz um RAID 1. até tudo bem, fiz os comando para verificar se estava funcionando, montou a partição normalmente criei o arquivo chieo de zeros. tirei o md5sum dele, montando como raid. a minha pergunta é desmontei a partição raid que cujo a qaul espelha o /home dos usuarios. certo, como faço para saber se este arquivo foi criado na partição raid e no hd.

  2. #2
    fabricio_
    Visitante

    Padrão Raid Via Software

    um modo meio porco seria montar cada hd que faz parte do raid e verificar se existe uma copia em cada dos arquivos

    tem um jeito mais bunito de fazer isso eu creio, mas nao me lembro agora

  3. #3

    Padrão Raid Via Software

    Citação Postado originalmente por fabricio_
    um modo meio porco seria montar cada hd que faz parte do raid e verificar se existe uma copia em cada dos arquivos

    tem um jeito mais bunito de fazer isso eu creio, mas nao me lembro agora
    isso nao funciona, raid 1 nao é copia de dados é espelhamento. voce deve montar o volume e nao os discos "fisicamente".

    sacou?

  4. #4

    Padrão Raid Via Software

    pois é amigo, sera que poderia me dizer como posso ter certeza que ele esta funcionando legalzinho.

  5. #5
    estanisgeyer
    Visitante

    Padrão Raid Via Software

    man raidsetfaulty

    Podes remover também um disco usando o raidhotremove, e depois adicioná-lo no arranjo com raidhotadd.

  6. #6

    Padrão Raid Via Software

    cara como é via software é usando os padroes do "software" ... se no raidstatus aparecer que esta tudo ok, voce "teoricamente" deve acreditar que esta tudo ok.

    faca o seguinte, desligue a maquina (ahh essas tralhas que nao sao hotswap ...) retire o cabo de dados ou de forca com o intuito de simular uma falha e veja se ainda continua rodando e veja se aparece o status do outro hd como down... ai voce recoloca tudo e ve o se array voltou e note q ele vai sincronizar novamente...

    teste e me diga o q aconteceu.

  7. #7

    Padrão Raid Via Software

    como é via software eu so estou espelhando o /home do meu usuario. não me preocupei com o resto. entende. pois o mais importante pra min seria o /home