+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Calcular altura da Torre para Omni

    Pessoal,


    Qual seria a altura torre para antena omni de 15 dbi numa cidade que tem no máximo uns tres ou quatro predios de 3 andares e seu terreno complentamente plano e muitas arvores, tipo colqueiro, mangueiras, etc. Como se calcula essa altura. E para uma cidade do interior, com pontecial para uns 200 clientes.

    Obrigado


    Gustavo

  2. #2

    Padrão Re: Calcular altura da Torre para Omni

    Vc tem que colocar uma torre que vai atingir todos os seus clientes sem obstaculos nenhum, isso e o mais importante a altura vc defini mediante isso !!!


    Valeu !!!

  3. #3
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Calcular altura da Torre para Omni

    Mas lembre-se que a irradiacao na vertical da antena Omni de 15 dBi eh de 8 graus, ou seja, os clientes nao podem estar muito abaixo senao eles naum vou achar o sinal.

  4. #4

    Padrão Calcular altura da Torre para Omni

    Entao proveitano a pergunta do amigo, qual serial o altura ideal ? 15 a 20 metros ?


    Márcio

  5. #5
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Calcular altura da Torre para Omni

    Para antenas Setoriais quanto mais alto melhor pois voce pode mexer na irradiacao dela na vertical, ja antenas OMNI voce tem que instalar reta e depende muito de cada modelo, a de 15 dBi por exemplo abre 8 graus na vertical isso é pouco o sinal sai muito fechado, portanto voce precisa deixar as antenas dos clientes quase que na mesma altura da torre.

    Quanto mais proximo da torre mais alta tem que estar a antena do cliente.
    Portanto nem sempre o mais alto eh o melhor, voce precisa analisar bem as condicoes.

  6. #6

    Padrão Calcular altura da Torre para Omni

    Entao para uma região que tenha muitas arvores mas é muito plana o que melhor, como eu posso verificar essa opção, estou com este mesmo caso do amigo que fez pergunta


    Márcio

  7. #7
    AndresMarx
    Visitante

    Padrão Re: Calcular altura da Torre para Omni

    Aproveitando a pergunta do amigo gostaria de perguntar o seguinte, tenho uma Omni de 12 dbi e estou instalando uma torre de 25 mts mo alto do maior morro da minha cidade, eu preciso de algum tipo9 de licensa para instalar essa torre?

  8. #8

    Padrão Re: Calcular altura da Torre para Omni

    Citação Postado originalmente por
    Pessoal,


    Qual seria a altura torre para antena omni de 15 dbi numa cidade que tem no máximo uns tres ou quatro predios de 3 andares e seu terreno complentamente plano e muitas arvores, tipo colqueiro, mangueiras, etc. Como se calcula essa altura. E para uma cidade do interior, com pontecial para uns 200 clientes.

    Obrigado


    Gustavo


    Bom amigo eu creio q uma torre de uns 28Mt esteja de bom tamnho p/ seu caso pois acima disso a sombra q a sua omni ira fazer vai ser muito grande!!...





    Entao para uma região que tenha muitas arvores mas é muito plana o que melhor, como eu posso verificar essa opção, estou com este mesmo caso do amigo que fez pergunta

    Bom no caso de uma região muito plana e bem arborizada eu crieo q o ideal é a utilização de omnis de 8 pois pois o lobulo delde sinal é maior e mais centralizado do q as com mais db!!!




    Aproveitando a pergunta do amigo gostaria de perguntar o seguinte, tenho uma Omni de 12 dbi e estou instalando uma torre de 25 mts mo alto do maior morro da minha cidade, eu preciso de algum tipo9 de licensa para instalar essa torre?
    Bom isso depende, pois se vc vai prover acesso de internet p/ outras pessoas " PROVEDOR" vc vai ter q ter a licença SCM com a Anatel!!!


    Flw
    T+
    :mrgreen:

  9. #9

    Padrão Re: Calcular altura da Torre para Omni

    Amigo nao é exatamente um calculo, vc precisa colocar a torre em um local estrategico onde tenha visada para toda a cidade ou maior parte da mesma.Aí sim depois complementar essa visada com a torre.
    Normalmente se usa torres entre 15 e 30 metros.(nao é regra pois tenho um amigo do nordeste q usa torre de 70 mestros e outro aqui de SP q tem 3 torres e nenhum passa de 10 metros)
    Veja bem, nesto comentario estamos falando de antena onmini, agora se vc for colocar antenas direcionais de grade para fazer links para grandes distancias aí sim vai ter q fazer um bocado de calculos devido a area de Fresnel ou popularmente chamada de afastamento.
    Vc comentou de predio na sua cidade, vc nao poderia usar um deles para colocar a antena? Troca uma idéia com o sindico e paga um aluguelzinho para o condominio.
    Normalmente na caixa d àgua do predio ja tem para raio, energia eletrica, luz noturna,segurança, etc....Alem dos moradores serem clientes em potencial, se for predio comercial, melhor ainda, estas sao as vantagens do predio em relação a torre.
    Aqui eu uso um predio de 14 andares onde esta minha antena preincipal e ja estou negociando para colocar em outro predio tbem.
    Estou montando tbem um torre de 25 metros em um morro onde vou atingir outra cidade e ja esta doendo no bolso! Nesse caso tem q ser torre, pq eu acho q tao cedo nao vai ser construido um predio nesse morro!! heheheh

  10. #10

    Padrão Re: Calcular altura da Torre para Omni

    naum sei se ajuda...mas no site da HyperLink tem algumas especificações das antenas OMNI deles...lah diz q a de 15DB tem ganho na vertical de 8º enquanto a de 8DB tem ganho de 18º...intaum...se vc construir uma torre de 50 metros e usar um omni de 15..va atender com sinal melhor quem tiver a uns 3 ou 4 km;....ja se vc usar uma omni de 8DB a 50 metros de altura...o sinal melhor vai ficar a uns 1 a 1.5 km;;;espero ter ajudado...flws..

    Link da de 15DB: http://www.hyperlinktech.com/web/hg2415u_pro.php

    Link da de 8DB: http://www.hyperlinktech.com/web/hg2408u.php