+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como controlar upload no HTB!

    Ola pessoal, venho aki pedir a ajuda de vc´s.
    quero saber como faco pra controlar a velocidade dos uploads usando o HTB!
    Pos estou usando o cbq mas ele ta ocilando muito tanto no download quanto no upload

  2. #2

    Padrão Como controlar upload no HTB!

    Bom dia,

    Meu amigo .. o melhor controle de banda que ja trabalhei .. HTB ... ele so tinha um probleminha .. não faz o controle de UPLOAD .. mais existe um modulo que pode se adcionado ao kernel para faze o controle de UPLOAD certinho .. chama-se IMQ .. ja fiz a implantação do mesmo e controla certinho ... esta dupla é muito boa HTB + IMQ ...rsrs ..
    Estou a disposição para tira qualquer duvida ...

    www.linuximq.net

  3. #3

    Padrão Como controlar upload no HTB!

    Ué... mas é claro q ele faz controle de upload... o que nao é feito é o controle de download, mas apesar de voce "entender" que ele faca.

    Funciona assim, voce so pode "shapeiar" o trafego que esta saindo da sua maquina, pois assim voce seta os parametros necessarios para atingir uma determinada velocidade (bem superficialmente isso)
    no caso do download quem esta enviado para voce eh outra maquina, logo voce recebe a velocidade que ela manda mas sim vai segurando os pacotes de modo a ela diminuir essa taxa.... ou seja na realidade quem esta enviando mais lento é o transmissor.

    ou seja, voce nao tem como receber mais devagar na interface de rede, e sim enviar... voce controle o q envia e nao o q recebe.

    Tente fazer um controle de banda com o protocolo udp, sem utilizar uma aplicação que gerencie ou controle de fluxo ou correcao de erros... vamos ver quanto exatamente voce vai receber e qual vai ser essa perda

  4. #4
    dougfunny
    Visitante

    Padrão controle de banda htb

    ola, caro amigo mistymst, nao entendi nd do q vc falou, ma pelo pouco de conhecimento obtido com HTB, ele faz controle de upload e download normalmente, pois uso ele a algum tempo e funciona perfeitamente, gostaria q vc desse um exemplo mais pratico, segue abaixo uma das regras q utilizo, verifique se esta correto.

    obrigado

    tc qdisc del dev eth1 root

    tc qdisc add dev eth1 root handle 1 htb default 9999 #r2q 9000000000

    tc class add dev eth1 parent 1: classid 1:2 htb rate 4Mbit burst 20k cburst 20k
    tc class add dev eth1 parent 1:2 classid 1:9999 htb rate 2kbit ceil 4kbit prio 15
    tc qdisc add dev eth1 parent 1:9999 handle 9999: sfq perturb 10

    # CLIENTE
    tc class add dev eth1 parent 1:2 classid 1:2004 htb rate 266kbit ceil 350kbit prio 5 burst 2k cburst 2k
    tc qdisc add dev eth1 parent 1:2004 handle 2004 sfq perturb 10
    tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip prio 200 handle 2004 fw classid 1:2004
    tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip prio 100 u32 match ip dst 192.168.2.4 classid 1:2004
    tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip prio 100 u32 match ip src 192.168.2.4 classid 1:2004

  5. #5

    Padrão Como controlar upload no HTB!

    Caros colegas,


    Estou retornando, .. e retiro o que disse a respeito do HTB não faze controle UPLOAD, realmente nossa amigo mistymst esta certo .. o HTB faz controle de UPLOAD ... nos testes que eu fiz percebi que no controle de Downstream e Upstream a banda é mesma .. exemplo: cliente com velocidade de 256kbit fica assim downstream 25k e UPSTREAM tbem em 25k , cliente com 400kbit fica assim downstream 40k e UPSTREAM tbem de 40k .. bom no meu entende acho que isto não esta certo .. uma velocidade ideal para um usuario residencial seria UPSTREAM de no maximo 12k que seria 128kbit. Agora no HTB não consegui faze esta configuração de Downstream uma velocidade e UPSTREAM outra velocidade ... so consegui faze isto usando o IMQ com ele você cria uma uma interface virtual e redireciona com iptables todo trafego de saida.