+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Make: o que eu fiz pra merecer isso?

    boa noite pessoal,
    tentei compilar o kernell aki para o 2.6 e quando eu digito make mrproper para iniciar o processo aparece o seguinte erro: make: sem regra para processar o alvo 'mrproper'. Pare
    ,isso aconteceu quando eu estava em /usr/src/linux.2.6.12.2 mas se eu digitar isso em qualquer diretorio,acontece a mesma coisa.
    se eu digitar make help aparece a mesma coisa(sem regra para 'help"...)

    o que será isto? no curso que eu fiz deu certo,onde será eu que eu errei? :cry:

    valew pela atenção!!!

  2. #2

    Padrão config?

    vc tem um arquivo .config no diretorio onde ta compilando? ja rodou make menuconfig ? porque rodar make mrproper? tente rodar make bzImage ou make Zimage...

  3. #3
    D4rk_Sl4ck
    Visitante

    Padrão Make: o que eu fiz pra merecer isso?

    Cara, é o seguinte ... vc num precisa obrigatoriamente rodar o "make mrproper", só precisa se vc já tiver compilado o kernel antes, e precisa apagar os vestígios dessa compilacão ... o q vc vai realmente precisar eh:
    Código :
    # cd /usr/src/linux-2.6.12 (ou seja lá qual for)
    # sh scripts/ver_linux (com isso vc vai ver se tem todos os pacotes necessários p/ compilar)
    # make menuconfig
    # make bzimage
    # make modules_install
    # make install
    Acredito que basicamente seja isso....

  4. #4

    Padrão Make: o que eu fiz pra merecer isso?

    cara eu uso ainda menos....qdo eu ainda naum compilei (tipo naum tem vestigio) eu soh uso :

    #make menuconfig
    #make all && make modules_install

  5. #5
    felco
    Visitante

    Padrão Make: o que eu fiz pra merecer isso?

    Eu uso assim:

    make && make modules_install

    Uso Gentoo...

  6. #6

    Padrão Re: config?

    Citação Postado originalmente por evandrofisico
    vc tem um arquivo .config no diretorio onde ta compilando? ja rodou make menuconfig ? porque rodar make mrproper? tente rodar make bzImage ou make Zimage...
    manu,naun tem nehum arquvo .config aqui... pq eu uso o mrproper? sei lá... bem q eu gostaria de saber...se eu digitar somente make menuconfig aparece make: sem regre para processar o alvo scripts/Makefile.build .Pare.
    make:[ scripts_basic] erro2

    os arquvos que tem aki

    Makefile

    Makfile.orig

    Makefile.rej

    Um colega meu falou msm que poderia estar faltando um arquivo
    Makefile.config ,mas eu não sei como fazer aparecer este arquivo,creio que seja através dele é que o make se orienta para prosseguir na compilaçaão do kernell né?
    Como eu faço para fzer aparecer este arquivo? e já que vc falou a respeito,para que serve o mrproper...

  7. #7

    Padrão Make: o que eu fiz pra merecer isso?

    Citação Postado originalmente por D4rk_Sl4ck
    Cara, é o seguinte ... vc num precisa obrigatoriamente rodar o "make mrproper", só precisa se vc já tiver compilado o kernel antes, e precisa apagar os vestígios dessa compilacão ... o q vc vai realmente precisar eh:
    Código :
    # cd /usr/src/linux-2.6.12 (ou seja lá qual for)
    # sh scripts/ver_linux (com isso vc vai ver se tem todos os pacotes necessários p/ compilar)
    # make menuconfig
    # make bzimage
    # make modules_install
    # make install
    Acredito que basicamente seja isso....
    Cara,eu acho que a fonte do problema é mesmo a falta deste arquivo.config que não tem aki...qq uma das opções que eu tentei com os outros posts,dá sempre o msm erro...sem regra para ... eu instalei todos os pacotes que eu havia anotado na aula,inclusive a versão mais atual do gcc e um tal de make bin-utils...onde será que esta este arquivo de configuração...?

  8. #8
    mcm
    Visitante

    Padrão Make: o que eu fiz pra merecer isso?

    Cara, vá para o www.kernel.org, e baixe o último fonte oficial (2.6.12.5).

    Esse virá completo, e acredito que você não irá ter esses problemas.

    O caminho que eu sigo para compilação é um pouco mais extenso:

    make mrproper
    make menuconfig
    make clean
    make bzImage
    make modules
    make modules_install

    ou

    make mrproper
    make menuconfig
    make clean && make bzImage && make modules && make modules_install

    A vantagem desse meio é que não existe o make install, você deve copiar o kernel gerado na mão e criar sua entrada no boot loader (com isso você garante que o seu kernel antigo continuará lá).

    Espero que ajude.

    []!

  9. #9

    Padrão Make: o que eu fiz pra merecer isso?

    Galera,valeu pela força e já descobri onde eu tava errando...cometi um erro de usuário( e é o que sou,por enquanto hhehee)o fonte não termina com .tar.bz2? entaun,eu descompactei o arquivo,e ele ficou com a extensão .tar,depois eu tentei rodar o make,com o arquivo contatenado msm..depois de ver o nome completo do fonte la no kernel.org,eu me toquei do que tinha feito...hhahahaha....dei um tar -xvf lah no arquivo,rodei o make de novo e..batata!!!
    rodou td certinho....galera,valew pela força !! :P