+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Como compartilhar banda para clientes residenciais?

    Olá amigos do fórum!!!

    Bom, eu tô querendo montar um WISP aqui na minha cidade e oferecer acesso residencial (barato). Só que eu tô com dúvida quanto à questão da banda compartilhada entre os clientes...Por exemplo, nos links ADSL a banda é compartilhada, mas eu não tenho idéia do quanto (no mínimo) fica garantido para cada cliente (numa determinada quantidade de banda para uma determinada quantidade de clientes), para que tenham uma conexão bacana...

    Como poderia definir isso?

    Por enquanto eu apenas estou atendendo clientes corporativos/empresariais, que compram links com banda garantida (é isso aí, eu tenho vendido 64 kbits e 128 kbits dedicados)...

    Mas agora eu quero atacar usuários residenciais, com preços bem bacanas (pra bater a concorrência - wireless e ADSL), só que não sei como eu vou compartilhar um "tanto" de banda para um "tanto" de clientes, e ainda garantir um mínimo para cada um quando der gargalo no uso...Meu problema é quanto a números ideais...quanto às configurações do servidor (Linux/HTB/Iptables/IPP2P) tá tudo tranquilo...

    Se alguém pudesse me dar uma "luz" sobre como eu alocaria banda, e que quantidade é razoável para uma certa quantidade de clientes...

    Meu problema todo é que eu ainda não tenho experiência com o atendimento de um público doméstico, do tipo que quer ficar baixando MP3 e filmes pela Internet...ai já viu, quanto de banda eu vendo pro cliente ter uma conexão bacana e que eu possa também vender para mais clientes e tals...e consiga depois pagar meu link e obter lucro?!

    Qualquer ajuda/dica será bem-vinda e ficarei muito grato.

  2. #2

    Padrão Como compartilhar banda para clientes residenciais?

    Me diz uma coisa, tens intencao de vender conexao a quantos kbps?
    Assim. Eu te recomendaria utilizar pppoed pra fazer a conexao, radius-citron pra fazer a autenticacao.
    Voce naum trabalharia com controle por mac+ip e sim com controle por login e senha.
    Faz o controle de banda por clientes em cima de firewall, assim vc controla ateh o upload do cara.
    Coloca um proxy cache bem configurado e vai pro abraço.

    Se precisares de ajuda, posso montar essas estrutura pra voce!

  3. #3

    Padrão Como compartilhar banda para clientes residenciais?

    Mas agora eu quero atacar usuários residenciais, com preços bem bacanas (pra bater a concorrência - wireless e ADSL)

    Amigo eu acho q essa politica de BATER na concorrencia, abaixando os preços, nao é legal, cuidado para nao criar uma situação complicada como aqui na minha regiao, onde os valores de mensalidades são baixos, por sua vez a qualidade do serviço, tbem é baixa porque ninguem faz bom serviço com mensalidades de R$ 48,00.(aqui na minha regiao).
    O meu provedor é o mais novo e os meus planos são os mais caros, porem graças a Deus cada dia mais clientes.
    minha humilde opiniao: tente BATER na concorrecia com a melhor prestação de serviço e nao com o melhor preço.
    Valeu!!

  4. #4
    Visitante

    Padrão Como compartilhar banda para clientes residenciais?

    Desculpem não ter me expressado direito, mas quando eu quis dizer "BATER a concorrência", eu gostaria de dizer "SER COMPETITIVO".

    É claro que a qualidade é fundamental pra mim...Mas pra ser competitivo eu tenho que agregar boa qualidade e preços acessíveis/razoáveis de serem praticados...

    Por isso a minha pergunta não era de caráter técnico...se utilizar pppoe+radius...ou como fazer o controle de banda...pq isso já tá safo...

    Mas o meu problema realmente é não ter ainda noção do mercado residencial...

    Por exemplo, quem já tem experiência em atender essa classe de usuário saberia me dizer, por exemplo, como vender um plano residencial de 256 kbps...quantos clientes colocar nessa banda compartilhada.

    Vamos lá: pra atingir esses usuários, com um preço competitivo (assim como fazem as ADSL) eu não posso fazer isso dando banda garantida pra cada um. O que eu tenho que fazer é compartilhar esses 256 entre alguns clientes e, assim, cobrar um preço bom. (e tecnicamente, quando só um estiver usando, ele vai chegar nos 256, quando outro entrar, a banda é dividida, e assim por diante - é o ceil do HTB).

    Como eu não tenho experiência prática com banda compartilhada, quantos usuários eu poderia colocar nesses 256 kbps (por exemplo) ?

    Tipo, parece que tem aí uma média, de que geralmente nem todos estarão fazendo downloads ao mesmo tempo e tals...mas o problema é que eu não sei isso...

    Acho que eu fui mais claro agora (e sinceramente, no post anterior eu realmente não havia me explicado direito).

    P.S: Desculpem eu estar postando como visitante, mas é que tão me cercando aqui na minha cidade pq eu já tô começando a vender sem a SCM (atire a primeira pedra quem não tem pecado ). Ai eu não quero me arriscar....hehhehhe

    Valeu ai pessoal.

  5. #5

    Padrão Como compartilhar banda para clientes residenciais?

    com 300k e um squid bem configurado, eu coloquei 9 micros numa escola navegando numa boa.

  6. #6
    Sup0rt3
    Visitante

    Padrão Como compartilhar banda para clientes residenciais?

    So uma duvida. Como vc vai levar intenet para as casas se não vai ser wireless e nem ADSL ?

  7. #7
    Visitante

    Padrão Como compartilhar banda para clientes residenciais?

    Ôpa, é claro que eu vou usar Wireless...Afinal, tô postando num Fórum sobre wireless...hEUhe...

    Bom, eu vou mesmo bater muito em cima da cache/squid...pois aqui no meu estado é f*d*...As teles só chegam aqui via satélite, então a latência é muito mais alta...por exemplo, se vocês ai mandarem um ping pra www.uol.com.br por exemplo, acho que deve ficar +ou- nos 100ms...aqui pra mim vem tudo acima de 600ms....Ai já viu, pra carregar as páginas demora mais e tals...

    Mas eu não tenho pensado só em navegação...O que mais tem me grilado são os downloads...Pq essa galera só quer saber de baixar MP3 e filmes...e tals...

    Ai é que o bicho pega, então eu queria saber ai de quem já tem a manha, marromeno, quantos clientes eu consigo compartilhar com boa qualidade, em mais ou menos, uns 128 kbps (ou 256) ??

    Valeu ai a ajuda pessoal!!!

  8. #8

    Padrão Como compartilhar banda para clientes residenciais?

    cara, se voce liberar p2p na rede tipow, kazaa, emule, vc pode preparar 128 pra cada micro, sem contar que detona o teu radio.
    o que vc pode fazer eh criar um servidor e lotar de coisas pra galera baixar.