+ Responder ao Tópico



  1. #1
    fabricio_
    Visitante

    Padrão fedora 4 , alias

    onde esta definido os aliases no fedora ???
    pq qndo eu do um :
    Código :
    [root@localhost rc.d]# alias 
    alias cp='cp -i'
    alias l.='ls -d .* --color=tty'
    alias ll='ls -l --color=tty'
    alias ls='ls --color=tty'
    alias mv='mv -i'
    alias rm='rm -i'
    alias vi='vim'
    alias which='alias | /usr/bin/which --tty-only --read-alias --show-dot --show-tilde'

    onde tah definido isso ???

    eu queria saber pq eu quero adicionar ums aliases pra mim =D

  2. #2

    Padrão Re: fedora 4 , alias

    Nao entendi sua pergunta ???

  3. #3
    fabricio_
    Visitante

    Padrão Re: fedora 4 , alias

    Citação Postado originalmente por gatoseco
    Nao entendi sua pergunta ???
    onde fica definido esses alias , tipo , eu reinicio o pc eles continuam la ! onde tah definido isso ??
    e como q eu faço pra definir os meus alias , pq tipo eu defino apos um reboot eles somem

  4. #4
    ispbrasil
    Visitante

    Padrão alias

    fica dentro de /etc/

    ja o nome do arquivo eu nao me lembro

    tenta bashrc

    ou algo assim.

  5. #5

    Padrão Re: fedora 4 , alias

    O alias que vc diz é um ip adicional em cima de uma das suas interfaces ???

  6. #6
    fabricio_
    Visitante

    Padrão Re: alias

    Citação Postado originalmente por ispbrasil
    fica dentro de /etc/

    ja o nome do arquivo eu nao me lembro

    tenta bashrc

    ou algo assim.
    ae valeuu eh bashrc mesmo
    lah eu defino meus alias e mesmo com reboot eles continuam bonitinhos thanks

  7. #7

    Padrão Re: alias

    Mano no FC4 meu xterm tem umas panes de não ficar colorido......tem como resolver isso....me parece q tem umm alias para isso...
    ABraço




    Citação Postado originalmente por fabricio_
    Citação Postado originalmente por ispbrasil
    fica dentro de /etc/

    ja o nome do arquivo eu nao me lembro

    tenta bashrc

    ou algo assim.
    ae valeuu eh bashrc mesmo
    lah eu defino meus alias e mesmo com reboot eles continuam bonitinhos thanks

  8. #8
    Visitante

    Padrão Re: alias

    Citação Postado originalmente por lacierdias
    Mano no FC4 meu xterm tem umas panes de não ficar colorido......tem como resolver isso....me parece q tem umm alias para isso...
    ABraço




    Citação Postado originalmente por fabricio_
    Citação Postado originalmente por ispbrasil
    fica dentro de /etc/

    ja o nome do arquivo eu nao me lembro

    tenta bashrc

    ou algo assim.
    ae valeuu eh bashrc mesmo
    lah eu defino meus alias e mesmo com reboot eles continuam bonitinhos thanks
    no fedora eu consegui , agora no slackware 10.1 , nao axei alguem sabe ?

  9. #9

    Padrão fedora 4 , alias

    Como vc resolveu no Fedora...conta ai :good: :good: :good:

  10. #10
    Shadow_Night
    Visitante

    Padrão fedora 4 , alias

    A estrutura dos bashrc creio que não muda de distro, os bashrc globral ficam em /etc/bashrc, vc o edita com modo texto e coloca sues alias lá, pode ser que em qualquer outra distro possa estar oculto o arquivo mas ainda dentro de /etc,

    não esqueçam que o que tá no /etc é pra todos usuários, se vc quiser que apenas um deles tenha acesso a seus alias por expl, vc pode configurar somente o bashrc do cara, que fica na pasta $home/.bashrc, na pasta do usuário o arquivo é oculto no conectiva10, deve ser pra evitar que o mané faça erros..

    Os arquivos bashrc, ficam sempre em /etc, não importando a distro, so da uma verificada se ele tá oculto ou algo assim.

  11. #11
    fabricio_
    Visitante

    Padrão fedora 4 , alias

    Citação Postado originalmente por Shadow_Night
    A estrutura dos bashrc creio que não muda de distro, os bashrc globral ficam em /etc/bashrc, vc o edita com modo texto e coloca sues alias lá, pode ser que em qualquer outra distro possa estar oculto o arquivo mas ainda dentro de /etc,

    não esqueçam que o que tá no /etc é pra todos usuários, se vc quiser que apenas um deles tenha acesso a seus alias por expl, vc pode configurar somente o bashrc do cara, que fica na pasta $home/.bashrc, na pasta do usuário o arquivo é oculto no conectiva10, deve ser pra evitar que o mané faça erros..

    Os arquivos bashrc, ficam sempre em /etc, não importando a distro, so da uma verificada se ele tá oculto ou algo assim.
    nao axei o bashrc no slack ...
    no fedora eu adicionei no bashrc e funcionou normal os alias =][/list]

  12. #12

    Padrão fedora 4 , alias

    No slack vc pode colocar em /etc/profile , ~/.profile , criar um ~/.alias e inlcuir no profile.

    Há diversas formas/arquivos de manipular as variaveis de ambiente.

    Abraços.

  13. #13

    Padrão fedora 4 , alias

    /etc/profile - system wide (global para todos)
    ~/.bash_profile ou .bashrc (local para cada usuario)

    normalmente é tudo definido aí... tanto alias, como path e outras coisas mais.


    ahh.. se tratando de bash claro!
    # man bash

    la voce tera maiores informacoes sobre os arquivos padroes do bash, o mesmo serve para outros shells como tcsh csh ksh etc .. é so dar "man shell" e ver os arquivos q cada um leem qdo logam.

  14. #14
    fabricio_
    Visitante

    Padrão fedora 4 , alias

    Citação Postado originalmente por mistymst
    /etc/profile - system wide (global para todos)
    ~/.bash_profile ou .bashrc (local para cada usuario)

    normalmente é tudo definido aí... tanto alias, como path e outras coisas mais.


    ahh.. se tratando de bash claro!
    # man bash

    la voce tera maiores informacoes sobre os arquivos padroes do bash, o mesmo serve para outros shells como tcsh csh ksh etc .. é so dar "man shell" e ver os arquivos q cada um leem qdo logam.
    ja adicionei no /etc/profile mas nao deu em nda ... e o bashrc nao tm aqui no slack ... ;/ tah dificil :{ , jah adicionei no rc_local tb e nda ...
    eu to tentando isso com root ... e nao vai

  15. #15

    Padrão fedora 4 , alias

    Dentro do home do root (/root) crie ou veja se ja tem criado o arquivo .bash_profile ou .bashrc . Caso tenha um dos dois, ou mesmo os dois, é só editar qualquer um e colocar seu alias ai. Caso não tenha, crie um deles e edite.

    E para achar o global vc já deu um find /etc -name bashrc && find /etc -name .bashrc ??