+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Dúvida TCP/IP

    Olá pessoal, estou começando agora a estudar fundamentos de rede TCP/IP para entender o funcionamento dos serviços de rede do linux...

    Mas tenho uma dúvida, onde não achei material na internet explicando-a.

    Eu não entendi como funciona não sei se posso chamar assim, mas o "barramento de rede" ainda é confuso pra mim.


    Ex:

    iptables -A INPUT -p tcp --syn -s 192.168.1.0/24 -j ACCEPT....


    O que significa esse /24 depois do ip, se alguém souber um site onde explique isso, eu agradeceria muito..


    Obrigado pela atenção,


    Gustavo

  2. #2
    whinston
    Visitante

    Padrão máscara

    este /24 é a máscara 255.255.255.0
    vc faz um cálculo usando os 4 octetos da máscara (255.255.255.0) e chega neste número 24

  3. #3
    Visitante

    Padrão Dúvida TCP/IP

    Obrigado pela resposta, mas como faço esse cálculo? Se vc puder me indicar um bom how to...



    Obrigado!

  4. #4
    whinston
    Visitante

    Padrão ae vc aperto

    ae vc apertou, rsrsr.. faz uns 5 anos que eu tive esta aula na faculdd, rs
    atualmente eu uso um programa chamado ip calculator da solaris, que faz isto por mim

  5. #5

    Padrão Dúvida TCP/IP

    cara esse calculo é meio complicado de explicar na net mas assim cada um dos octetos que formam o ip tem uma mascara de 8 bits que podem ser 0 ou 1 se for se for 1 ele checa para ver se esta na rede certa se for 0 ele nao checa a rede pois entende que já não faz mais parte da rede, ou seja uma mascara de rede C 255.255.255.0 traduzindo em bits eh 11111111.11111111.11111111.00000000 ou seja tem 24 bits 1 por isso o /24 quando começar a fazer subredes esse /24 pode virar /30 ou outro, ae so lendo sobre mascara de rede e criação de sub-redes

    falows