+ Responder ao Tópico



  1. #1
    lluner
    Visitante

    Padrão legislação da anatel sobre wireless

    amigos

    queira saber a respeito sobre a legislação da anatal para wireless no quesito eirp .Na frequencia de 2.4ghz qual e a potencia maxima eirp , para estar de acordo com as normas da anatel.E nitido que e muito confuso e desorganizado essas normas da antel , o que vc acham de criar um forum para informar sobre as normas da anatel sobre wireless e novas tecnologias ?

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão legislação da anatel sobre wireless

    cidades acima de 500k hab eh 400mW (26 dbm) se nao quiser licenciar todas as estacoes (eu disse TODAS)... abaixo de 500K hab 1W (30 dbm).

    Quanto a criar um topico ateh jah pensei nisto, mas parei no meio do caminho por problemas (na epoca) de onde hospedar os arquivos sobre as resolucoes com comentarios (meus)... talvez eu meu anime de novo, mas nao agora, pois ando sem tempo. :good:

  3. #3
    Buts
    Visitante

    Padrão legislação da anatel sobre wireless

    Sergio, eu estou fazendo um estudo para montar um servidor aqui na minha cidade... Gostaria de saber qto mais ou menos de taxas que se paga para a Anatel ??? pelo que vi me parece que são R$ 9.000,00 pago em até tres vezes semestrais. é isso mesmo ??

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão legislação da anatel sobre wireless

    Citação Postado originalmente por Buts
    Sergio, eu estou fazendo um estudo para montar um servidor aqui na minha cidade... Gostaria de saber qto mais ou menos de taxas que se paga para a Anatel ??? pelo que vi me parece que são R$ 9.000,00 pago em até tres vezes semestrais. é isso mesmo ??

    hehehehehe... essa eh um das taxas... tem outras. Tem ainda o engenheiro que cobrarah pelo projeto e mensalmente pela responsabilidade... tem o CREA. Entao para comecar nem pense em gastar menos de 15K.

  5. #5

    Padrão legislação da anatel sobre wireless

    E verdade mesmo que a anatel divide o pagamento em 3 vezes semestrais?

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão legislação da anatel sobre wireless

    Citação Postado originalmente por Portela
    E verdade mesmo que a anatel divide o pagamento em 3 vezes semestrais?
    sim.

  7. #7
    lluner
    Visitante

    Padrão legislação da anatel sobre wireless

    sergio

    vc poderia enviar os links dos documentos relacionado a wireless ?

  8. #8
    Buts
    Visitante

    Padrão legislação da anatel sobre wireless

    Bom galera, mas duvidas... Bom eu tenho uma rede com 10 micros... Como disse estou fazendo um estudo para montar um servidor... se eu colocar um radio aqui e pendurar mais 2 pessoas via radio nessa minha rede eu nao preciso de licença da Anatel né ??? Assim eu poderia fazer um piloto aqui... fazer testes etc... Eu só estaria errado se compartilhasse o Velox que existe hj na rede interna com os 2 radios é isso ???? algum poderia me dar uma luz ???

  9. #9

    Padrão legislação da anatel sobre wireless

    Citação Postado originalmente por Buts
    Bom galera, mas duvidas... Bom eu tenho uma rede com 10 micros... Como disse estou fazendo um estudo para montar um servidor... se eu colocar um radio aqui e pendurar mais 2 pessoas via radio nessa minha rede eu nao preciso de licença da Anatel né ??? Assim eu poderia fazer um piloto aqui... fazer testes etc... Eu só estaria errado se compartilhasse o Velox que existe hj na rede interna com os 2 radios é isso ???? algum poderia me dar uma luz ???
    Se o senhor vai distribuir internet seja de forma paga ou gratuita, independente do meio(cabo, radio, fibra...) que o senhor vai utilizar o senhor precisa de SCM, quanto a conexao adsl e proibido o compartilhamento para terceiros e so le o contrato.

  10. #10
    Buts
    Visitante

    Padrão legislação da anatel sobre wireless

    Citação Postado originalmente por oyama
    Citação Postado originalmente por Buts
    Bom galera, mas duvidas... Bom eu tenho uma rede com 10 micros... Como disse estou fazendo um estudo para montar um servidor... se eu colocar um radio aqui e pendurar mais 2 pessoas via radio nessa minha rede eu nao preciso de licença da Anatel né ??? Assim eu poderia fazer um piloto aqui... fazer testes etc... Eu só estaria errado se compartilhasse o Velox que existe hj na rede interna com os 2 radios é isso ???? algum poderia me dar uma luz ???
    Se o senhor vai distribuir internet seja de forma paga ou gratuita, independente do meio(cabo, radio, fibra...) que o senhor vai utilizar o senhor precisa de SCM, quanto a conexao adsl e proibido o compartilhamento para terceiros e so le o contrato.
    Disso eu sei Oyama, o que perguntei fui justamente isso.. se eu pendurar 2 maquinas via radio seria a da minha casa e do meu sócio na minha rede interna, isso para fazer testes... Eu não estou fora da lei, correto ??? se caso sim eu so vou estar infringindo a LEI se compartilhar o velox da minha rede interna com os radios é isso ????

    ps.: como no posts acima eu venho mencionando eu estou fazendo um projeto e ver o qto é viavel montar um servidor de net aqui na minha cidade... mas pelo que entendi eu posso interligar redes via radio e estaria dentro da lei... somente para prover internet que eu precisaria da licença.. o que eu quero é saber se alguem me confirma isso.. obrigado..

  11. #11

    Padrão legislação da anatel sobre wireless

    Se o senhor for inteligar filiais e utilizar equipamento homologados o senhor nao precisa, neste caso o senhor pode até compartilhar o adsl pois o que e proibido no adsl e seder o acesso a terceiros!!


    Citação Postado originalmente por Buts
    Citação Postado originalmente por oyama
    Citação Postado originalmente por Buts
    Bom galera, mas duvidas... Bom eu tenho uma rede com 10 micros... Como disse estou fazendo um estudo para montar um servidor... se eu colocar um radio aqui e pendurar mais 2 pessoas via radio nessa minha rede eu nao preciso de licença da Anatel né ??? Assim eu poderia fazer um piloto aqui... fazer testes etc... Eu só estaria errado se compartilhasse o Velox que existe hj na rede interna com os 2 radios é isso ???? algum poderia me dar uma luz ???
    Se o senhor vai distribuir internet seja de forma paga ou gratuita, independente do meio(cabo, radio, fibra...) que o senhor vai utilizar o senhor precisa de SCM, quanto a conexao adsl e proibido o compartilhamento para terceiros e so le o contrato.
    Disso eu sei Oyama, o que perguntei fui justamente isso.. se eu pendurar 2 maquinas via radio seria a da minha casa e do meu sócio na minha rede interna, isso para fazer testes... Eu não estou fora da lei, correto ??? se caso sim eu so vou estar infringindo a LEI se compartilhar o velox da minha rede interna com os radios é isso ????

    ps.: como no posts acima eu venho mencionando eu estou fazendo um projeto e ver o qto é viavel montar um servidor de net aqui na minha cidade... mas pelo que entendi eu posso interligar redes via radio e estaria dentro da lei... somente para prover internet que eu precisaria da licença.. o que eu quero é saber se alguem me confirma isso.. obrigado..

  12. #12
    Buts
    Visitante

    Padrão legislação da anatel sobre wireless

    :good: Valeu, isso que precisava saber... Mas por favor para com o senhor... hehehehehe... Na verdade eu estou querendo abrir um provedor, porem eu tenho muita teoria e pratica quase nenhuma... Pratica minha é só no ambito domiciliar, entao estou querendo colocar Antena e os radios para teste mesmo para ver como eu vou me sair... como funciona etc... Mas claro não quero nehum problema com a Lei. Obrigado mais uma vez!!! :good:

  13. #13
    mwst
    Visitante

    Padrão legislação da anatel sobre wireless

    Citação Postado originalmente por oyama
    Citação Postado originalmente por Buts
    Bom galera, mas duvidas... Bom eu tenho uma rede com 10 micros... Como disse estou fazendo um estudo para montar um servidor... se eu colocar um radio aqui e pendurar mais 2 pessoas via radio nessa minha rede eu nao preciso de licença da Anatel né ??? Assim eu poderia fazer um piloto aqui... fazer testes etc... Eu só estaria errado se compartilhasse o Velox que existe hj na rede interna com os 2 radios é isso ???? algum poderia me dar uma luz ???
    Se o senhor vai distribuir internet seja de forma paga ou gratuita, independente do meio(cabo, radio, fibra...) que o senhor vai utilizar o senhor precisa de SCM, quanto a conexao adsl e proibido o compartilhamento para terceiros e so le o contrato.
    Amigo Oyama, vc fala que se for distribuir de forma gratuita ou paga, num importa o meio, mesmo sendo via cabo por exemplo, precisa de SCM? e quem já tem provedor licenciado tudo certinho pela anatel só que como provedor discado, na época num tinha Wirelless, precisa meso que num use rádio? por exemplo solicitamos um link a Embratel em um condomínio e distribuimos via cabo lan, com os moradores.
    Este tipo de serviço precisa do SCM? somos provedores a bastante tempo só que como já falei de conexão discada.

  14. #14
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão legislação da anatel sobre wireless

    Citação Postado originalmente por mwst
    Amigo Oyama, vc fala que se for distribuir de forma gratuita ou paga, num importa o meio, mesmo sendo via cabo por exemplo, precisa de SCM? e quem já tem provedor licenciado tudo certinho pela anatel só que como provedor discado, na época num tinha Wirelless, precisa meso que num use rádio? por exemplo solicitamos um link a Embratel em um condomínio e distribuimos via cabo lan, com os moradores.
    Este tipo de serviço precisa do SCM? somos provedores a bastante tempo só que como já falei de conexão discada.
    O provedor discado eh um SVA e nao precisa de SCM, pois estah dentro do STFC. No caso do seu link no condominio via UTP cat 5 eh necessario SCM, pois vc eh o detentor da "Ultima Milha", ou seja, eh responsavel pelo meio fisico com o qual o cliente (usuario final) se conecta a rede.

    Quanto a ligar o escritorio a um ponto qq, mesmo que nao seja pago, precisa de SCM, pois a unica situacao que nao eh exigida seria em um Ponto a Ponto entre Matriz e Filial, ou seja, entre os mesmos CNPJs. Nao existe esse negocio de ligar o escritorio à casa do gerente ou administrador de redes.

    Esse lance de compartilhar entre amigos, vizinhos... tudo eh proibido se nao possuir SCM, alias, que eu saiba para pessoa fisica nem existe legislacao. Para pessoa fisica pode-se usar equipamentos wireless, mas em abientes fechados e mesmo assim, tais equipamentos tem que ser homologados.

    Como o 0800 da Anatel estah inativo, "temporariamente", entrem no site e perguntem como funciona, eles respondem na boa e esclarecem todas essas duvidas. www.anatel.gov.br

  15. #15
    Visitante

    Padrão legislação da anatel sobre wireless

    Agora fiquei incucado novamente... nao vou compartilhar internet... quero so colocar minha maquina conectada na rede da empresa, para poder fazer teste... eu vou estar fora da lei ??? se eu compro aparelhos homologados faço uma conexão via wireless eu preciso da SCM ??? mesmo sem ter link de internet ?? só uma maquina conversando com outra ???? como disse vou testar... Quero praticar, colocar anteninha ligar radio, etc.... vou ver o que acho na ANATEL....

  16. #16
    Visitante

    Padrão legislação da anatel sobre wireless

    [quote="Anonymous"]Agora fiquei incucado novamente... nao vou compartilhar internet... quero so colocar minha maquina conectada na rede da empresa, para poder fazer teste... eu vou estar fora da lei ??? se eu compro aparelhos homologados faço uma conexão via wireless eu preciso da SCM ??? mesmo sem ter link de internet ?? só uma maquina conversando com outra ???? como disse vou testar... Quero praticar, colocar anteninha ligar radio, etc.... vou ver o que acho na ANATEL....
    O amigo esta confundindo, entenda q para a anatel, tendo ou nao interligaçao com a internet é a mesma coisa ou seja se ligar 3 micros( seu socio, sua empresa ,seu gerente,etc..) via rádio, tendo ou nao internet em qualquer uma das maquinas, tem q ter SCM.
    Entenda q SCM é para a rede.
    Valeu!