+ Responder ao Tópico



  1. #1
    chn
    Visitante

    Padrão Servidor Samba congelando

    Bom dia pessoal! Gostaria de umas dicas, montei um servidor samba no Fedora desde Outubro de 2004 e ontem ele congelou duas vezes no cliente, ate o próprio linux congelou, teve que ser deligado o micro para voltar, então eu dei uma olhada nos logs do /var/logs e não registraram nada. Gostaria de saber se alem do /var/logs, existem outros lugares que tenham logs do kernel??? Pelo vista o coisa foi tão feia que nem deu tempo de fazer logo, fora problemas de hardware, quais outros problemas podem acontecer com o linux para ele nem fazer os logs???
    Agradeço qualquer ajuda, obrigado!

  2. #2

    Padrão Servidor Samba congelando

    Opa..

    Tive um problema assim a algum tempo atrás.. mas no meu caso era o uso da memória swap em 100%.. tinha um monte de processos rodando no servidor que nao eram necessarios.. entao foi só da um kill neles que voltou ao normal.. tenta ver o se nao é isso..

    Valeu

  3. #3
    clarkvr
    Visitante

    Padrão Poucos recursos...

    Veja tb o espaço no disco, pois se desde 2004 ele foi instalado, verifique como estão a utilização de disco, memória e memória swap.
    Se for problema de memória reinicie o linux em single mode e libere espaço em disco e posteriormente indique a aquisição de outro HD somente para servir arquivos.
    Até...

  4. #4
    Visitante

    Padrão Congelar

    Olá amigo,

    talvez o problema nao seja nenhum desses, verifica se não é hardware, cooler de fonte ou processador, memória com defeito, etc etc etc.


    Abração.

  5. #5
    Visitante

    Padrão Congelar

    Esqueci de dizer, ja tive um problema assim. Abri o computador e tinham varios capacitores da motherboard que vazaram, fiz a substituição desses componetes e parou de congelar.

  6. #6
    chn
    Visitante

    Padrão Servidor Samba congelando

    Entao, o micro esta com 1025 MB de SWAp, nunca vi ele usar a swap! O hd esta dividido em sistems e dados, o sitema esta 60% livre eo de dados esta 40% livre!
    Estou programando trocar cooler , fonte , verificar placa mae, etc... em Setembro,
    E realmente, verifiquei tudo quanto e log dos arquivos do syslog.conf e nao vi nada, apenas no messages que marcou a hora que eu tive que mandar resetar o micro, infelismente eu nao pude ver a menssagem na tela pois nao estava la!
    A unica coisa curiosa e que junto com esse servidor samba, exite um um micro linux fedora 2 fazendo firewall , ambos os micros ligado num mesmo switch, vi pelo messages do firewall que a eth1 teve o link quebrado varias vezes, "eth1: link down" , pelo que entendi nao foi o placa de rede que cai e sim olink dela com o swicth e foi justamente nesse espaco de tempo que ocorrei isso no firewall que o linux do samba parou de funcionar. Sera que ouve algum problema com o switch e deu problema no linux do samba!?
    Me lembro que montei um linux samba para mim que funcionava muito bem, depois resolvi adicionar um nat simples com ele, ele funcionava depois parava, os outros micros paravam de enchergar o linux, fui ver no log dele e estava dizendo que a rede estava com muita colisao edesativou a interface!
    Taves o linux da samba do meu cliente nao tenha congelado esim desativado a inteface que conversava com o switch, sendao assim niguem conseguia usar, tem sentido???

  7. #7
    clarkvr
    Visitante

    Padrão Descobrindo o problema

    Se o problema for realmente na placa de rede, faz sentido. Veja que este problema geralmente ocorre com placas de rede on-board. Sendo ou não on-board habilite o debug do módulo de rede para que este te de mais informações. Alguns módulos de rede vem com a opção sleep ativada, que muitas vezes não é aconselhável para servidores.
    Veja as opções do módulo de rede com o modinfo <módulo de rede>.
    Até...

  8. #8
    Jay
    Visitante

    Padrão Mesmo problema

    O meu samba está da mesma forma... nunca tinha acontecido, tem quarenta usuarios e tres espacos compartilhados, alias tem uma hd propria so para o sistema e outra para os dados.

    De repente ele congela, todo mundo que esta acesando ou tenda acessar a unidade pelo windows tem o micro travado e ai na hora de desligar e ligar ele trava ao iniciar um serviço NTS!!! o duro é que trava todos os usuarios!

    Alguem tem alguma ideia do que seja.. o samba tem limite de usuario?

  9. #9
    clarkvr
    Visitante

    Padrão Problemas de hardware e processos desnecessários

    PessoALL, independente de sistema operacional quando o hardware começa a falhar o sistema vai para o brejo.
    Em alguns casos o simples fato do HD ou a memória estarem com capacidade esgotada gera instalibidade.
    Nestes casos log no linux em modo single e analise o HD e a memoria através dos logs. Existem programas de teste de memória como o memtest86 que tem o tamanho de 1 diskette.
    Até...