+ Responder ao Tópico



  1. #1
    meraki
    Visitante

    Padrão Me pediram..agora vou ter q me virar. Servidor de e-mail.

    Ola pessoal. Até hoje tudo que instalei no linux foi samba, firewall e proxy.
    Nunca me atrevi a mexer em servidor de e-mail.
    Seguinte: Um cliente quer um servidor de e-mail dentro da empresa para poder monitorar tudo que entra e sai.
    A questão é, ele tem o servidor de e-mail com seu demonio num provedor de internet, [email protected] n(exemplo). O que eu quero saber é como voces tem instalado os seus servidores de e-mail, ele vai assumir o lugar do servidor no provedor , ou o servidor interno vai recolher os e-mails do provedor e distribuir internamente. E o envio (SMTP), o servidor interno vai enviar para o SMTP do provedor ou vai distruibuir diretamente?
    Eita confusão.
    Um vez eu instalaei um servidor pro windows, mas este somente pega os e-mails do provedor e distruibi internamente, para envio, os e-mials vão direto pro STMP provedor sem passar pelo servidor interno.
    não sei se fui claro, mas qualquer ajuda será bem vinda.
    Obrigado.
    Abraços a todos.

  2. #2

    Padrão Re: Me pediram..agora vou ter q me virar. Servidor de e-mail

    Amigo nao sei se entendi bem mas acho que o que acontece e assim vcs usavam o dominio de vcs configurado num servidor de um terceiro e agora seu chefe quer que o servidor fique dentro da empresa !!!


    E isso ???

  3. #3

    Padrão Me pediram..agora vou ter q me virar. Servidor de e-mail.

    bem, nao deu pra entender o que é pergunta e o que é explicação ai... bem, vc quer simplesmente um servidor de email? explica direito isso ae...

  4. #4

    Padrão Me pediram..agora vou ter q me virar. Servidor de e-mail.

    meraki,
    [email protected]


    é do terra.
    esquece essa sua ideia.
    voce vai ter que construir um novo dominio MX.


    [email protected]

    vai ter que registrar empresa.com.br

    se já tiver registrado, ou seja se sua empresa já tiver um site, corre atraz de DOMINIO MX.
    ai é só colocar um qmail pra rodar com um interface como squirrelmail, uma administração como qmailadmin, já era.


    comece aqui:

    https://under-linux.org/modules.php?...ticle&sid=4534

  5. #5

    Padrão Me pediram..agora vou ter q me virar. Servidor de e-mail.

    o postfix pode ser um "relay" para o servidor do provedor, conforme está mencionado aqui:

    http://64.233.179.104/linux?q=cache:LT50OWe9GmoJ:forums.suselinuxsupport.de/lofiversion.....

    eu, pessoalmente, uso-o em meu deskitópi pra enviar e-mail direto. Se vc tiver direito ao registro do dominio, poderá pedir ao provedor para apontar o MX para essa sua mákina.

    ps: embora no link esteja mencionado SuSE, ignore isso.. a configuração é do POSTFIX e não da distribuição.

    :twisted:

  6. #6
    meraki
    Visitante

    Padrão Me pediram..agora vou ter q me virar. Servidor de e-mail.

    Foi mal, não expliquei direito mesmo.
    VOu tentar.

    Meu cliente já tem um dominio registrado empresa.com.br. Tem seu site e tudo mais. E tem também seu servidor de email,com seu dominio é claro, mas tudo isso fica em algum lugar.
    A questão é a seguinte: Para mim montar um servidor de e-mail e deixar na empresa dele, o que devo fazer? Vou montar o servidor e deixar na empresa . até tudo bem. Mas agora como fica a questão do dominio desse servidor? Preciso registrar o endereço IP na Internet? como faz isso? Porque se alguem enviar um e-mail para ele como este e-mail vai chegar até este novo servidor? E será preciso desativar o servidor de e-mail do provedor?! Pois lá ainda está registrado o endereço do POP e SMTP.

    Agora eu pergunto; Não tem um jeito de deixar aquele servidor de e-mail do provedor como está e usar este novo servidor local para apenas ir lá no POP do provedor e buscar os e-mails? Acho que isso seria mais facil. Pois foi assim que eu fiz uma vez, mas foi com OS Windows.
    Agora, não sei como fazer em relação ao SMTP, pois quero que eles passem pelo servidor interno antes de ir para fora, ou para o SMTP do provedor. Seria o "relay"?

    Acredito que esta ultima opcao é muito mais facil se for possivel de implementar, pois não será preciso mexer em dominio lá no provedor e em caso de pane no servidor de e-mail, dá pra reconfigurar os cliente para buscarem no provedor direto.


    Aproveitanto, alguem poderia me explicar melhor sobre o RELAY? Como disse antes, tenho pouco experiencia com servidores de E-mail.
    ------------------------------

    MAJOR
    Voce disse que se for do terra esquece, por que? Eles não ajudam? na verdade não é do terra, mas só pra saber!
    Como funciona o MX? O provedor que esta como o dominio dessa empresa precisa mexer nos DNS deles para direcionar os e-mails para onde eu quiser? Seria isso?

    -----------------------

    Respondendo a pergunta do gatoseco, o que na verdade o cara quer é um controle maior dos e-mails, e alguem sugeriu colocar um servidor de e-mail internamente. Pois o provedor não tem esses recursos.

    Valeu a todos.

  7. #7
    Luzumba
    Visitante

    Padrão Me pediram..agora vou ter q me virar. Servidor de e-mail.

    Oi amigo, estou lendo o seu email... acho que todos entenderam...

    Entaum é o seguinte... vamos ver se o pessoal concorda

    1 - É necessario que vc. tenha um ip valido, e fixo ok ? Creio que ja deva
    ter
    2 - Apos isso vc. vai ter que direcionar na fapesp, o seu dominio para esse ip que vc. tem agora ( um serviço de dns interno )
    3 - Vc. cria o seu dominio nesse seu DNS.
    4 - A partir dai vc. cria o seu servidor de email e mta.
    5 - Quando for criar seu servidor de email se tiver espaço tente dar preferencia ao protocolo IMAP. Depois vc. vai ver como fica melhor.
    6 - Dai depois vc. instala o spam assassin, anti-virus, e demais serviços que vc. necessita.
    7 - Nesse modo de instalação vc. pode criar mais de um dominio, o que facilita no caso de gerenciameto
    8 - Nao esqueça de direcionar as portas corretas do firewall
    9 - Caso vc. queira usar o SMTP do servidor do Terra, ai realmente, vc. tem que solicitar que ele incluam nas listas deles esse seu ip, para que os servidores deles entendam que esse seu servidor de email "envia email tbm.". Isso que é o relay..

    Desculpa se a explicação foi muito simples, mas é que se realmente formos escrever, vai dar algumas paginas... mas no grosso modo é isso...

    Um grande abraço e fica com deus

  8. #8

    Padrão Me pediram..agora vou ter q me virar. Servidor de e-mail.

    Concordo !!! hehehe

  9. #9
    meraki
    Visitante

    Padrão Me pediram..agora vou ter q me virar. Servidor de e-mail.

    Será que eu acho um livro ou tutorial bem passo a passo sobre isso?

  10. #10
    Leo_Tech
    Visitante

    Padrão Olá...

    Olá amigos... concidentemente estou com as mesmas duvidas em relação a servidor de e-mail....
    Ainda não trabalhei com esse tipo de servidores...

    Mas vamos lá....

    Pelo que entendi..
    Tenho que ter um dominio registrado.. com IP fixo...
    Escolho a melhor maneira de configurar esse servidor podendo criar mais de um dominio...

    "Simples" assim..?

    Outra duvida... nesse mesmo lugar onde pretendo colocar um servidor de e-mail.. tenho um servidor proxy com squid... firewall...
    proxy e servidor de e-mail podem ser configurados na mesma maquina???

  11. #11
    meraki
    Visitante

    Padrão Me pediram..agora vou ter q me virar. Servidor de e-mail.

    Pelo que entendi, como tenho dominio, preciso redirecionar o DNS para meu IP valido, fazendo isto na FAPESP, certo!?

    Sendo assim, já que tenho o dominio mas está hospedado em outro provedor, vou ter que pedir a eles para mudarem o DNS, ou eu mesmo faço isso?

  12. #12
    Luzumba
    Visitante

    Padrão Me pediram..agora vou ter q me virar. Servidor de e-mail.

    Ola amigos bom dia...

    Leo

    Com certeza vc. pode colocar o servidor de email juntos com o proxy porem nao é aconselhavel, afinal segurança é um item que tem que sempre ser analisado.
    1 - Se vc. nao tem um dominio, é necessario que vc. registre um dominio na fapesp, apos o registro do dominio, vc. vai ver que la dentro mesmo existe as guias de dns
    2 - Se vc. tem um ip valido na internet e fixo, direcione o dns master para esse ip
    3 - Configure um Servidor de DNS, apontando para esse dominio que vc. tem na fapesp, pode ser no seu servidor de firewall e proxy, que tbm. nao é recomendado mas vai lá, nao sei como é a sua estrutura... caso tenha uma maquina disponivel, seria melhor
    4 - Apos a configuração do DNS, crie seu servidor de email, existem varios, o mais é o postfix, mas existe o courier cyrus, etc...
    5 - Depois testa, as vezes é necessario esperar um pouco para propagação de DNS visto que a fapesp faz isso as 9:00 as 13:00 e as 21:00...
    --------------------------------
    meraki

    Sim vc. tem que direcionar o dns master para o seu ip que vc. tem na internet, fazendo isso na fapesp, mas segue o mesmo padrao, tem que esperar as propagações
    Sobre mudar o dns.... primeiro vc. tem que ver se vc. tem o id tecnico responsavel na fapesp sobre esse dominio se tiver é só alterar para ip desejado.
    Ai vc. pode tanto enviar como receber email pelo seu servidor de email que vc. vai ter que criar.

    ------ Para os Dois

    Existem outras possibilidade para controle, por exemplo configurar um dominio interno e usar o fetchmail para buscar os email, e ai fazer uma regras no server interno mas fazendo , mas isto é uma outra coisa, que nao seria interessante debatermos agora...


    Qqr. duvia gente MSN-me!!!

  13. #13
    Leo_Tech
    Visitante

    Padrão Olá...

    Kro Luzumba,

    Obrigado pelos esclarecimentos... ja estou entendendo melhor agora....

    So uma coisa ainda nao me ficou muito clara...

    Alem do servidor de e-mail... tenho que configurar um de DNS.. nao entendi muito bem o porque..

    o aconcelhavel seria configurar... separados.. servidor proxy e servidor de e-mail ??

  14. #14
    Luzumba
    Visitante

    Padrão Me pediram..agora vou ter q me virar. Servidor de e-mail.

    Veja...

    Ja que vc. vai trazer o teu email para dentro da sua empresa é mais que correto que vc. traga o DNS tbm. afinal o dns nada mais é do que um serviço de identificação do teu ip pelo teu dominio. Aconselho a instalar mesmo o serviço de DNS ai dentro da sua empresa.
    Sim e aconselho a vc. colocar separado o teu server de DNS separado do teu server de internet, no caso depois é só criar umas regras que vc. vai ter que fazer no teu firewall, para direcionar os pacotes da internet para teu dns é seguro e nao custa nada né ?
    rs..

    Um grande abraço

  15. #15
    Leo_Tech
    Visitante

    Padrão Ola

    Ok Luzumba, mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos... agora estou mais por dentro...

    Agora vou fazer um levantamento aqui e apresentar para os chefes né...rsrsrs

    Mas vamos lá... qualquer coisa posto aqui novamente....



    Valew....

  16. #16
    meraki
    Visitante

    Padrão Me pediram..agora vou ter q me virar. Servidor de e-mail.

    Obrigado pela explicação!
    Só gostaria de colocar outra coisa, não da pra fazer com que o servidor de e-mail interno envie e-mail como se fosse um cliente outlook? Assim ele poderia conectar no servidor de e-mail do provedor, autenticar como se fosse um outlook e enviar os e-mais normalmente, isso pouparia toda essa configuração de DNS e dominio. Será que da pra fazer isso?

  17. #17
    meraki
    Visitante

    Padrão Me pediram..agora vou ter q me virar. Servidor de e-mail.

    Mais uma coisinha, isso tudo funciona atras de um NAT? Acredito que não deva ter problemas certo? Alguem pode confirmar isso?

    Mas uma coisa que me preocupa, meu cliente esta tendo problemas em receber um e-mail de um determinado dominio, hoje recebi a mensagem do suporte do dominio dele (provedor) onde esta o servidor de e-mail, dizendo que o servidor dele faz uma callback no servidor de origem (quem esta mandando e-mail ) e ele não passa. Essa foi a razao dele não receber e-mail desse determinado e-mail. ou seja, o servidor de e-mail do cara que ta enviando e-mail não ta de acordo com algumas regras que ele não deixou bem claro.
    Pergunto: Existe um padrão de configuração, algum regra, algum lugar dizendo como devem trabalhar esses servidores de e-mail na Internet? Ou cada um faz como quer e depois fica tentando resolver esses problemas?

    Já li em outro lugar que alguns provedores como o terra checam a integridade do remetente (servidor de e-mail) usando DNS reverso, e também a Brasiltelecom (que é meu caso) precisa fazer isso também para o endereco IP que a gente vai colocar o servidor. É cheio de coisa, não tem muito clareza nisso tudo.

    Valeu