+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Gravador de DVD ou Fita DAT?

    Pessoal,
    uso um cd-rw para fazer meus backups do samba, porém os backups full começaram a ficar maiores q a capacidade do cd-rw.
    Minha pergunta é:

    vale a pena comprar um gravador de DVD ou já que terie q comprar mesmo, comprar um aparelho
    de fita DAT.
    Os gravadores de DVDs atualmemte estão armazenando na faixa de 4 GB mesmo ou já existe midia que
    comporta mais GBs?

    OBS: 4GB´s hj p/ mim é satisfatório, mas daki a 2 anos não terei tanta certeza. Por isso estou na
    duvida do gravador DVD e Fita DAT.

    As opiniões são bem vindas.

    Valeu....

  2. #2

    Padrão Gravador de DVD ou Fita DAT?

    Amigo acho que se em 2 anos o dvd serve para vc recomendo o gravador de DVD pois este ta em torno dos 300 reais os ultimo modelo e os dvd+rw tao por volta dos 15 reais, com certeza sai mais barato, ae daqui a 2 anos vc analiza de nvo o que prescisa, quem sabe teremos novas tecnologias.

    falows

  3. #3

    Padrão Gravador de DVD ou Fita DAT?

    Blz, dicas desse tipo q eu estava precisando.
    Agora, e sobre o tamanho em gigas, ele esta na faixa dos 4GB's ou já tem maiores q isso?
    mas uma coisa:
    a configuração dele no linux, costuma dar problema ou o linux tira de letra.

    Valeu....

  4. #4

    Padrão Gravador de DVD ou Fita DAT?

    As fitas DAT gravam até 40Gb... daqui a dois anos os DVD's gravarão isso?

  5. #5

    Padrão Gravador de DVD ou Fita DAT?

    A questão é q eu não preciso de 40 GB's.
    Qual o valor de uma unidade de fita dat e o valor de um a fita?

    é isso q estou querendo colocar na balança.
    Será q vale a pena eu comprar uma coisa (pagando caro) a qual nunca consegueria usá-la ao maximo.

  6. #6
    Visitante

    Padrão Gravador de DVD ou Fita DAT?

    hehehehe...

    nestas condições (tamanho do seu bkp) sem dúvida a melhor opção é o dvd...
    quer motivos?

    o drive custa em torno de R$200,00 (LG)... mídia dvd-r 2,90 e rw 9,00...
    vc pode ler ele facilmente em outra máquina caso precise restaurar um bkp... é muito mais rápido a gravação que uma fita dat... só o preço da fita (sem falar no drive) já é próximo do preço do gravador... um drive de fita novo não sai por menos de uns R$3.000,00...

    GoodLook!

  7. #7
    slice
    Visitante

    Padrão Gravador de DVD ou Fita DAT?

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    hehehehe...

    nestas condições (tamanho do seu bkp) sem dúvida a melhor opção é o dvd...
    quer motivos?

    o drive custa em torno de R$200,00 (LG)... mídia dvd-r 2,90 e rw 9,00...
    vc pode ler ele facilmente em outra máquina caso precise restaurar um bkp... é muito mais rápido a gravação que uma fita dat... só o preço da fita (sem falar no drive) já é próximo do preço do gravador... um drive de fita novo não sai por menos de uns R$3.000,00...

    GoodLook!
    Era eu!!!

  8. #8

    Padrão Gravador de DVD ou Fita DAT?

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    hehehehe...

    nestas condições (tamanho do seu bkp) sem dúvida a melhor opção é o dvd...
    quer motivos?

    o drive custa em torno de R$200,00 (LG)... mídia dvd-r 2,90 e rw 9,00...
    vc pode ler ele facilmente em outra máquina caso precise restaurar um bkp... é muito mais rápido a gravação que uma fita dat... só o preço da fita (sem falar no drive) já é próximo do preço do gravador... um drive de fita novo não sai por menos de uns R$3.000,00...

    GoodLook!
    So uma coisa acho que so DVD+RW que eh suportado no linux não tenho certeza, e Pedro existe uma pesquisa com tecnologia blue-ray que vai fazer medias tipo dvd armazenarem muito mais que os atuais dvd´s entao quem sabe daqui a 2 anos ja nao tenhamos isso a preços acessiveis.

    Quanto o tamanho de armazenamento existe alguns gravadores que suportam dvd double layer mas nunca achei um pra vender nem testei eles mas o espaço eh de 9,8 gb se nao me engano.

    falows

  9. #9

    Padrão Gravador de DVD ou Fita DAT?

    isso mesmo, era o dvd double layer q eu tinha ouvido falar, porem ainda não o vi a venda.

    No caso do DVD-RW, o linux tem suporte?

  10. #10

    Padrão Gravador de DVD ou Fita DAT?

    Citação Postado originalmente por doliveira
    isso mesmo, era o dvd double layer q eu tinha ouvido falar, porem ainda não o vi a venda.

    No caso do DVD-RW, o linux tem suporte?
    Cara uma vez um tempo atras eu tentei usar e nao consegui, ele dava uns erros la, ae pus um DVD+RW e rodou normal.

    falows

  11. #11

    Padrão Gravador de DVD ou Fita DAT?

    doliveira,

    pq não um HD usb? 200GB.

  12. #12

    Padrão Um pouco dos dois

    Oi a 6 meses atraz passei pelo mesmo problema.

    tinha uma unidade de cdrw e tudo estava lindo até o dia que meu backup deu 701 mb a partir desse dia minha vida virou um inferno.

    Então resolvi colocar na balança 3 coisas 1 a segurança do backup em discos oticos não são tão bons assim a velocidade é baixa e a reutilização da midia RW seja ela DVD RW ou CD RW não é muito boa.

    2 Backups em discos RW são efetivamente versateis.

    Custos agora vem a paulada heheh basicamente hoje tenho uma unidade DDS 4 20/40 que compramos em 10x sem juros porque ? simples tentei recuperar 1 arquivo tar.gz de 450 MB com uma midia regravada pela 2 vez o arquivo não vinha, discussões sobre o assunto tem um monte o arquivo ta corrompido voce devia ter checado o MD5SUM mas a verdade é 1 só quando esse tipo de coisa da pau é voce, voce e só voce que vai perder.

    Já com as DDS eu testo diariamente a recuperação dos arquivos e nunca eu digo nunca deu pau.

    Mas como o seguro morreu de velho espalho meu backup hoje de 860 mb em 4 unidades diferentes.

    Coisas importantes considere a compra de hds secundários, veja qual a taxa diária de crescimento do seu backup exemplo:

    377M ./01
    379M ./02
    379M ./03
    380M ./04
    381M ./05
    381M ./06
    383M ./08
    384M ./09
    384M ./10
    385M ./11
    385M ./12
    385M ./13
    386M ./15
    387M ./16
    387M ./17
    389M ./18
    390M ./19
    390M ./20
    391M ./22
    392M ./23
    7.6G .
    7.6G total

    Outra vantagem da fita dat/dds no final do mes voce pode fazer 1 backup geral mensal.

    Agora o DVD não é ruim não so tem que fazer mais procedimentos para conferencia do que está se gravando.

    Um abraço

  13. #13
    Luzumba
    Visitante

    Padrão Gravador de DVD ou Fita DAT?

    Ola amigo,

    Existe tbm. a opcao de hds de gaveta...
    Acho uma boa, porem existe o problema de se desligar a maquina para retira-los, porem a gravação é rapidam, a segurança tbm,e o custo beneficio é otimo e hds de 20 gbs... custam baratinho... quem sabe vc. nao usa até os hds que vc. tem ai ? na hora que vc. precisar retornar os dados, tbm. é muito rapido...

  14. #14

    Padrão Gravador de DVD ou Fita DAT?

    Citação Postado originalmente por Pedro0278
    As fitas DAT gravam até 40Gb... daqui a dois anos os DVD's gravarão isso?
    Ja tem dvds de 19GB


    Hds de gaveta eu acho besteira..

  15. #15
    Eng Claudio
    Visitante

    Padrão Srs. A DAT é a melhor opçao

    Srs. Trabalhei na Jabur Informática, umas das maiores empresas de software e informática do Paraná, foi feito um estudo por mim e 2 estagiários sobre as vantágens e desvantágens de se utilizar uma fita dat ou um DVD, a velocidade de gravação do DVD é inferior a da fita dat para que se possa gravar os dados de forma confiável, o DVD (pelo menos até a época) só tem 4.7gb... coisa que teria que ficar uma pessoa esperta o dia todo pra de hora em hora trocar o volume do DVD.


    As Fitas DAT são utilizadas como backup há tempos, e o melhor que a mesma unidade grava tanto a fita de 4 quanto a de 40, por isso o investimento a longo prazo é melhor.


    Bom, em resumo, a FITA DAT pra uma grande quantidade de GB's é muito melhor que o DVD, mesmo pq a confiabilidade da fita dat é muito maior que a do DVD quando regravada várias vezes.

    Ná Jabur Informática foi feito um investimento de 6 unidades de fitas dat, Todas rodando em cima de Linux, utilizando um script TAR bestinha que eu mesmo fiz... funcionando a 8 meses. perfeitamente

  16. #16

    Padrão Gravador de DVD ou Fita DAT?

    Sobre o HD de gaveta, não havia pensado nisso. Mas será meio q um transtorno ficar desligando e ligando a máquina. Pois o BKP aki é feito na madruga, e qdo chego p/ trabahar eu simplesmente retiro o cd, coloco outro e no final do expediente levou o cd, q foi gravado na madruga p/ casa.
    Pois se o CPD pegar fogo tenho os dados gardados em casa, e fico fazendo esse rodizio de cds do trabalho p/ casa e de casa p/ trablaho.

    Já o HD USb eu desconhecia, derrepente é um caso a pensar.

    Galera valeu pela dicas.

  17. #17

    Padrão Gravador de DVD ou Fita DAT?

    hd de gaveta é plug and play