Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mcyberx
    Visitante

    Padrão O linux agora é pago?

    Da uma olhada nesse link:

    http://info.abril.com.br/aberto/info...23082005-2.shl


    Se não pagar é pirata?

  2. #2
    maverick_cba
    Visitante

    Padrão O linux agora é pago?

    Fiquei sabendo dessa notícia tb e me parece que o Linux Torvals psiou na bola com a comunidade Linux. Parece que ele quer comercializar a marca linux (não o SO). Acho eu na minha opnião que isso foi uma apunhalada nas costas por parte dele, pois afinal a marca linux não teria chegado até onde se encontra se não fosse por causa da comunidade que ajudou no desenvolvimento do sistema.

    De que adiantou criar GPL's e bla bla bla, se agora ela não serve pra nada?

    Fiquei indignado. :@:

  3. #3

    Padrão O linux agora é pago?

    nossa q imbecil!!!! eu não acredito, meu pq dps de tampo tempo com o linux ai ele vai fazer isso agora...isso eh realmente um absurdo... 6) 6) 6) :@: :@: :@: :@:

    issu eh de ingnar qualquer um... :toim: :toim: :toim: :toim:

  4. #4
    mcyberx
    Visitante

    Padrão Re: O linux agora é pago?

    [size=18px]aí pessoal, quando for comparar com o window$ não esqueça de dizer que o Linux agora é do Linu$ Torvald$[/size]

  5. #5
    Visitante

    Padrão O linux agora é pago?

    vamos todos entao migrar para os BSD´s hehe

  6. #6
    maverick_cba
    Visitante

    Padrão O linux agora é pago?

    Heheeh.. concordo...

    Se por acaso eu não puder mais usar o Linux, daí vou usar Freebsd que aliás já uso ha algum tempo.

  7. #7

    Padrão O linux agora é pago?

    http://www.linuxmark.org/

    Usuarios não teram que pagar , porem nada impede que as Distros que quiserem usar "Linux" em seus nomes , ex: Slackware Linux, RedHat Linux,
    Debian Linux etc.. não repassem esse valor aos Usuários.

    Vamos ver em que vai dar, por um lado ele está certo em proteger a marca, assim não faço um picole com a marca Linux.

    Porem acho que vamos parar de usar Linux, e sim vamos usar muitos sistemas diferentes "Slackware" "Debian" "Suse" etc....
    Claro que no fundo estaremos todos com o mesmo Kernel e applicações, porem....

    ops:

  8. #8

    Padrão O linux agora é pago?

    Reproduzo trecho de um dos e-mails publicados pelo IDG Now, de autoria de seu leitor Carlos Ribeiro: “Vi o artigo de vocês, e resolvi pesquisar um pouco. A história é muito mais longa e confusa do que se pode imaginar. Há vários anos atrás, uma empresa tentou registrar a marca Linux nos EUA. Um grupo de advogados conseguiu reverter o registro, mostrando que a marca pertence, de forma inequívoca, ao seu criador -- Linus Torvalds. Em 2000, em uma mensagem para a lista de email dos desenvolvedores d o kernel [1], Linus esclareceu sua posição. Entre outras coisas, ele é requerido por lei a defender sua marca, sob pena de não ter nenhum controle sobre ela. Isso tem implicações práticas -- se ele não defende a marca, alguém poderia registrá-la e enviar uma carta, um tipo de intimação, impedindo o uso da marca por ele mesmo, ou por um site relaciondo ao tema. Nesta mesma mensagem, o Linus já fala de uma taxa nominal. Ao que se depreende, o procedimento da marca já estava estabelecido desde então, e organismos como o Linux Journal já haviam sub licenciado a marca pelos procedimentos legais cabíveis. (...) Apenas para completar minha opinião, alguns pontos:
    * A esta altura, já está confirmada uma coisa: do ponto de vista do Linus, não mudou nada nos últimos dias. Só o que mudou é que o representante legal da LMI na Austrália finalmente decidiu agir, cobrando, como é regular, pelo uso do termo Linux em marcas comerciais de terceiros.
    * A regra do jogo é simples. Não é preciso pagar nada para usar o Linux. Se você quiser usar o termo Linux em uma entidade comercial (e portanto, associar a credibilidade do termo Linux ao seu nome), aí sim a empresa deve pagar.
    * O objetivo não é arrecadar dinheiro, mas evitar que um 'pirata de marcas' use o nome Linux de forma incorreta, ou mesmo mal intencionada.
    * O pessoal da lista do kernel, que tende a ser extremamente radical nestas questões, trocou menos de 10 mensagens a respeito. Para comparar, eles trocaram dezenas de mensagens sobre temas excitantes como um bug de paginação de memória do kernel, ou os patches para a versão 2.6.13-rc6-rt9.
    * Resumo? Muito barulho por nada, ou quase nada. De resto, somente o pedido para que a LMI tenha mais cuidado e seja mais transparente com seus comunicados”



    http://br-linux.org/linux/

  9. #9

    Padrão O linux agora é pago?

    Sou totalmente a favor do registro do nome Linux por Linus Torvalds.

    100% apoiado... Se alguem tivesse a iniciativa de registrar o Open Office antes, aquela empresa do Rio de Janeiro não estaria dando dor de cabeça a comunidade Open Source.

    Se a Microsoft tivesse registrado a marca Linux?

    Quem aqui no forum iria lá brigar com ela ja que a marca não tinha dono?

    Agora a marca Linux tem realmente um dono, o seu devido dono... o pai dessa coisa maravilhosa que estamos usando agora e nada impede ele de cobrar um realzinho a mais a Red Hat e outras que estão fazendo fortuna com a "invenção" dele.

    O que acho errado é cobrar pela distro não pela marca. E isso nada mais é que o reconhecimento de um esforço.

  10. #10

    Padrão O linux agora é pago?

    putz major excelente esclarecimento... :good: :good: :good: :good:
    soh me restou algumas duvidas bestas
    1) :toim: a under teria q se tornar somente Under e naum UnderLinux
    2) :toim: se a slackware kiser mudar de slackware Linux p somente slackware td bem?

  11. #11

    Padrão O linux agora é pago?

    B1SH0P,
    Olha só que bacana, lá no site deles http://www.linuxmark.org/, você preenche um formulario onde os mesmos analizam para você.


    No caso de underlinux se encaixa em :
    " Examples of Fair Use.
    If you are a journalist interested in writing articles that include the term "Linux," you do not need a sublicense. If you are printing up pencils, stenciling T-shirts, or distributing coffee cups with a legend on them like "Linux®is the greatest!" or "Even my Mother uses Linux®!" this is normally considered "fair use".
    http://www.linuxmark.org/who_needs.html

    se tiver duvida, ai tem que mandar um formulario pra eles =]

  12. #12
    mcyberx
    Visitante

    Padrão O linux agora é pago?

    Bom pelo que eu entendi é o seguinte:

    O Slackware, Conectiva, Debian etc... vão ter que pagar para usar o nome Linux. Muito provavelmente essas marcas vão cobrar dos usuários.

    Automaticamente o Linux será pago. Estou certo?

  13. #13
    Visitante

    Padrão O linux agora é pago?

    Citação Postado originalmente por mcyberx
    Bom pelo que eu entendi é o seguinte:

    O Slackware, Conectiva, Debian etc... vão ter que pagar para usar o nome Linux. Muito provavelmente essas marcas vão cobrar dos usuários.

    Automaticamente o Linux será pago. Estou certo?
    N Ã O ! Se as empresas não usarem (citarem em suas caixinhas) o nome "Linux", não estarão pagando pelo uso da "marca", por isso não vão repassar para quem comprar suas caixinhas...

  14. #14

    Padrão O linux agora é pago?

    Citação Postado originalmente por mcyberx
    Bom pelo que eu entendi é o seguinte:

    O Slackware, Conectiva, Debian etc... vão ter que pagar para usar o nome Linux. Muito provavelmente essas marcas vão cobrar dos usuários.

    Automaticamente o Linux será pago. Estou certo?
    Vai ser cobrado pelo uso da marca...
    tipo a underlinux se fudeu nessa, vai ter que pagar por usar linux no nome.
    Se o conectiva continuar a se chamar conectiva linux, eles vão ter que pagar por usar o nome, e não por distribuir o software sacou? Se se chamar conectiva somente, continua a mesma coisa.

  15. #15
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão O linux agora é pago?

    eu nao vo pagar porra nenhuma.. hehehehehe eu nao ganho porra nenhuma com o site como que eu vo pagar ??? aaHUAUHuAHHUA

  16. #16

    Padrão O linux agora é pago?

    Citação Postado originalmente por scorpion
    eu nao vo pagar porra nenhuma.. hehehehehe eu nao ganho porra nenhuma com o site como que eu vo pagar ??? aaHUAUHuAHHUA
    Vai ter que pagar cara... tu usa o nome linux....

    A não ser que tu prove que tu usa isso sem fins lucrativos..
    Vai ter que criar uma ong underlinux e ir falar com o Sr Celso Amorin (heheheheheheheheh)
    pedir esmola pro linus e quem sabe, ai sim tu consegue se livrar desta...

    Ja to até vendo teu nome no spc
    heheheheheheheheheh

  17. #17
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão O linux agora é pago?

    porra maneh to com uma dor de barriga sem sacanagem vim pra embratel 03:30 da manha fazer uma janela de manutencao... to aqui ate agora...a alias vo ficar ate meio dia.. mais a minha dor de barriga ta FODA

  18. #18

    Padrão O linux agora é pago?

    O nome Linux sempre foi registrado e de propriedade de Linus Torvalds, o que vai acontecer agora é que apenas as empresas que possuem suas distribuiçõesn deverão pagar uma taxa "simbólica" (de US$200 a US$500) para usar o nome Linux em suas distribuições. A confusão gerada pela notícia mal dada tb serve para enfraquecer a comunidade. Nada vai mudar, apenas o torvalds quis ganhar um troco a mais e controlar de forma mais formal, quais são as distros que usam seu nome.

  19. #19

    Padrão O linux agora é pago?

    EEEEE
    Ja achei que mesmo com caganeira o Scorpion iria ter que fazer um daqueles velhos scripts que a galera fazia para obrigar quem entrasse no site deles a votar naquele site para o ibest.
    So que aqui iria ser para clicar nos anuncios do google.
    hehehehehehehe

  20. #20

    Padrão O linux agora é pago?

    Concordo plenamente com o Linus de cobrar pela marca, po afinal o kra desenvolveu o sistema sozinho... ( digo lah no inicio mesmo, não agora )

    E como outros disseram, o Linux so cresceu por causa de sua filosofia e de ajudas vindas de todos os lugares...

    Se for realmente so isso não vejo problema de a comunidade se enfraquecer, mas se naum....


    []'s