Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão O linux agora é pago?

    Galera,
    Isso me preocupa muito, pois ameaça o uso do linux nas empresas.
    Por exemplo, onde trabalho, o carro chefe sempre foi windows, levei o linux para lá com uma série vantagens, uma delas, a que salta mais os olhos é $$$$ gratuita a aquisição e atualização.

    Quando a Red Hat descontinuou seu Red Hat linux e seguiu apenas como Red Hat Enterprise Linux, o gerente de Ti já veio logo com gracinha, "uhe, o linux agora é pago é ??" e ai começa-se as expeculações: isso é só o começo !! depois vem mais e lá na frente vamos ter que pagar da mesma forma que a M$$$.

    Então, as vezes os cabeções de TI que só pensam em $$$ podem ter, erroneamente a visão de que isso é uma tendência e daqui a uns anos o linux será pago. Dai eles começam a querer tirar linux de dentro das empresas.

    Abraços.

  2. #42

    Padrão O linux agora é pago?

    Citação Postado originalmente por Nerso
    AHahuaHUHU

    Comecei a usar Linux esses tempos e ja querem cobrar, comoeu so pé frio :cry:
    MANU..VC NÃO ESTÁ SOZINHO NESSA....EU TBM.......SOH ME PHODO.... :toim:

  3. #43

    Padrão O linux agora é pago?

    mas eu ciente de que eu naun vo pagar...naun vo mais falar pro meus camaradas que eu uso linux..a partir de agora, só uso Ubuntu!(não estou mais citando a marcas linux..hehehehe!)

  4. #44
    icoslau
    Visitante

    Padrão O linux agora é pago?

    Poxa pessoal,
    Antes de postarem coisas do tipo, ah vou ter que tirar meu Linux, não vou recomendar mais, não vou continuar com os cursos de atualização, etc, e principalmente, não lerem todos os posts aqui lançados para verem o que as pessoas já falaram, leiam pelo menos estes e acabem com esta confusão toda.

    1) O uso em si de distribuições, por parte do usuário, não necessitará de licensas, visto que o uso se enquadra no tipo "Fair use." Neste mesmo sentido, caso vc queira vender canecas com inscrições do tipo "Eu amo Linux" ou coisas do tipo, tbem nao necessitará, visto que vc está promovendo a marca. É importante destacar que a licensa que se fala é sobre, e somente sobre, a marca, não como nos softwares proprietarios, onde a licensa é sobre a utilização do produto.

    2) Caso vc venha a usar a marca Linux em um site, mas este tenha conteudo relacionado ao SO, não necessitará tbem da licensa. Aqui pode-se ver claramente um exemplo quando do uso da marca Linux no site linuxchix.com (nada relacionado ao linuxchix.org), que (não cheguei a acessa-lo) ao que parece não continha material positivo sobre o SO Linux.

    3) Em um caso que fora relatado aqui, do Habbis, pelas considerações realizadas no site http://www.linuxmark.org/who_needs.html não vejo que esta rede de fastfood deveria, em tese, adquirir lincensa, visto que, no caso citado, ela estaria promovendo o Linux (Fair Use), e creio que niguem viria a comprar um beirute apenas por causa do SO usado no sistema de entrega, ou seja, não haveria ganho por parte dela (direto) com a associação.

    4) Porém, caso o site, ou a empresa, venha a por exemplo, realizar consultoria e utiliza-se da marca Linux como referencia, ex. XXX Consultoria em Linux, deverá adquirir licença. O que ocorre aqui, é que seu produto ou serviço, em fato, só existe por causa da relação com o SO, e neste caso, tanto o prod. ou o serv. provavelmente já possuem marca registrada, onde percebemos duas importantes relações. Se vc provavelmente quer defender este produto ou serviço, afinal de contas, não gostaria de um concorrente "XXX Consultoria 'para' Linux", atuando no mesmo ramo, e portanto, podendo vir a confundir seus clientes, Linus T. vê tbem que deve proteger sua marca (que é administrada pela LMI), visto que vc esta obtendo lucro direito através dela. A outra imprtante relação é no sentido de uma empresa não se utilizar da marca Linux para beneficio proprio, afinal de contas, sabemos que esta marca carrega consigo um alto grau de confiabilidade e segurança, que seria derivado diretamente à empresa que viesse a usar por exemplo "Linux - Sistemas de Segurança.", em muitos casos o consumidor poderia vir a ser ludibriado com a associação de que um sistema de segurança privada, relacionado (mas não necessariamente baseado com o Linux) poderia ser melhor que outros, apenas como exemplo.

    Estes são pequenos exemplos, até em muito já divulgados, mas que parecem não estarem sendo assimilados pela maioria.
    Em suma, se vc usa o SO em seu sistema, otimo, continue usando e divulgando, isso não é crime e nao gera a necessidade de licença.
    Se seu site publica matérias, não ofensivas ao SO, use e continue a promove-lo. Tbem nao é crime.
    Se vc quer vender imãs de geladeira com Linux impresso, ótimo, estará promovendo ele cada vez mais.
    Agora, caso vc venha a ter um prod. ou serv. e disponibiliza-lo publicamente mediante remuneração, utilizando da marca Linux, entre em contato com LMI e verifique se é necessário o uso da licensa, empresas de consultoria que utilizarem Linux em seu nome comercial, bem provavelmente deverão, mas em contra-partida, o que são u$200,00 para uma empresa sendo que poderá vincular seu nome com um dos mais prestigiados SO do planeta?

    Por fim, e sei que este post criará trolls, se não aqui em outros lugares, a proteção da marca junto as distros é capitulo a parte, pois quando estas vendem serviços agregados já agragam as devidas licenças pela marca, não pelo sistema em si.

    E antes de levantarem pedras contra Linus Torvalds, até se referindo a ele como o novo Bill G., lembrem-se que em suma, Linus não levará para casa nenhum centavo ( ao contrario de Bill que já levou Bilhões), sendo que o $ arrecadado nas licenças será utilizado pela LMI para custear o proprio instituto com vista a proteção da marca, e no futuro, ter capacidade de defender os usuarios do SO ou da marca contra atitudes como a da SCO, lembram-se dela?, se não fosse a IBM, Novell e Red Hat, quem defenderia o SO? Futuramente poderemos ter uma entidade que tome para si esta responsabilidade.

    Abs a todos e, espero ter ajudado um pouco a esclarecer a diferença entre licença por marca e licença por uso de software.

    Ref: Linux Mark Institute

  5. #45

    Padrão O linux agora é pago?

    Citação Postado originalmente por MAJOR
    Se o Habibs vender sua imagem assim:


    Habibs, rápido em até 28min, pois todos nossos sistemas de controle interno estão equipados com o sistema LINUX.


    sim,
    Vão pagar.

    do contrário, não.
    Vc está tão por dentro do assunto que deveria virar consultor de marcas e afins.

    Isso que vc disse é um absurdo.

    A o Habibs seria cobrado se ele mudasse seu nome para "HabibsLinux", por exemplo, e não por dizer que usa Linux nas suas aplicações. A cobrança é para marcas que usem o nome Linux no meio delas e não que fazem citação do Linux nos seus negócios comerciais.

    Leiam as notícias e não somente os títulos.

  6. #46

    Padrão icoslau

    Belo post icoslau...

    É exatamente o que eu tinha em mente, e o pessoal devia ler isso e perceber que não é o fim do mundo, e que o Linux não vai ganhar uma grande vantagem com isso...

    E nos protegerá de posteriores "ataques" como os da SCO...

    Abraços.

  7. #47
    icoslau
    Visitante

    Padrão O linux agora é pago?

    Tks PotH,

    Na verdade nem ia postar quando vi o assunto, mas sou um cara bem mala mesmo, que quando ve um desses topicos se desenvolver lê todas as msg pra ver por que caminhos a galera anda, e pô, nao da pra ficar inerte, tem muita gente que viaja so por causa de um espirro.

    Lembro-me bem da época da briga com a SCO, po, vi até admin esperiente entrar em panico e sair mudando SO.

    Pera lá pessoal, vamos analisar as coisas com calma, sem essa de baixar o script de algum lugar e sair dando um chmod +x e pimba, pelo menos da uma olhada, nem que seja no mcedit (q eu particularmente até gosto), dem uma consultada antes, como diz o cabelo la do vivaolinux, "leia as fontes".

    Abs,

  8. #48

    Padrão O linux agora é pago?

    Lipse,
    para ter certeza , mandei um email para LMI.
    Colocando exatamente oq tinha dito aqui, porem como mandei a partir do site, não tenho esse email em mãos, porem tenho a resposta q é :

    De: Jon maddog Hall <[email protected]>
    Para: [email protected]
    Cc: [email protected]
    Data: 29/08/2005 20:10
    Assunto: Re: [linuxmark] linuxmark contact us submission

    >I needed a sub license.

    No. That's fair use.

    md

    --
    Jon "maddog" Hall
    Executive Director Linux International(R)
    email: [email protected] 80 Amherst St.
    Voice: +1.603.672.4557 Amherst, N.H. 03031-3032 U.S.A.
    WWW: http://www.li.org

    Board Member: Uniforum Association, USENIX Association

    (R)Linux is a registered trademark of Linus Torvalds in several countries.
    (R)Linux International is a registered trademark in the USA used pursuant
    to a license from Linux Mark Institute, authorized licensor of Linus
    Torvalds, owner of the Linux trademark on a worldwide basis
    (R)UNIX is a registered trademark of The Open Group in the USA and other
    countries.


    Tambem mandei um email falando para eles darem exemplos mais abrangentes em seu site,
    agradeceram e falaram que sugestoes são sempre bem vindas.

    é isso ai pessoal , entrem lá em mandem mail mesmo, assim isso será respondido por ninguem menos que maddog e tambem ficamos mais ciente das possibilidades.


    Desculpem por dar um exemplo mal sucedido, porem acho que faltou maiores exemplos no site do mesmo.


    Lipse, sei que você pode ser bem mais educado do que isso

    Valew
    e
    Abraços

  9. #49
    cytron
    Visitante

    Padrão Eu acho o seguinte....

    Eu acho o seguinte...

    Comunidade é comunidade, quem não estiver de acordo pula fora, poque a comunidade não pula fora, por isso é chamada de comunidade.

    O Linux já me deu muita grana e vai continuar a me dar muito mais... Contribuir com a campanha Linux em algum valor pequeno é mais do que minha obrigação, é uma questão de ética, princípios, reconhecimento.

    O que eu não aceito é se um dia o Linux passar a ter um valor pela licença de uso. Durante anos estamos felizes apoiados na base de que Linux é Opensource e FREE, se algum desses ítens mudar irei ficar muito decepcionado.

    Mas é como o colega aí falou, muitas pessoas estão fazendo barulho desnecessário. O poder não subiu à cabeça de Torvalds, pois do contrário, já era para ter subido quando o Linux explodiu pelo mundo inteiro.

    Na minha opnião Torvalds continua sendo o mesmo, com a única diferênca de que agora ele está mais precavido, pro caso de alguém dar uma de "Jõao sem braço" e registrar a marca Linux.

    E quanto ao fato de cobrar uma taxa pelo uso da marca... Estamos seguros, esse valor não será repassado para nós, a final, GPL e GNU estão aí para isso.

    O máximo que pode acontecer é as representantes das distros diminuirem o entusiasmo, mas isso não fará muita diferênça, pois quem mantém e atualiza realmente somos nós, a comunidade.

    Por isso eu digo, somos uma comunidade e ninguém pode nos tirar isso!

    Linus Torvalds foi o criador...

    Mas somos nós quem cuidamos, educamos e o fizemos crescer!

    Não é o nome quem faz o Linux, mas é o Linux quem faz o nome.

  10. #50

    Padrão :D

    Cytron e MAJOR...

    Eu concordo plenamente com vocês...

    MAJOR esclareceu umas duvidas com relação a LMI e o Cytron falou tudo!!!

    O LInus continua o mesmo, ele só irá cobrar uma pequena taxa de algumas empresas que poderão pagar sem muito esforço, e que será usado para os devidos fins, pois, ele está responsável pelo Linux agora, e responderá por tudo e se for necessário pagará, para o bem da comunidade...

    E a comunidade que da andamentos ao Linux, sem comunidade o Linux acaba...

    E eu sinceramente acho que o Torvalds está fazendo a coisa certa...

    Abraços a todos,

  11. #51
    Visitante
    Visitante

    Padrão O linux agora é pago?

    Tio Bill, Tio Bill !!!!!

    Windows, Windows !!!!

  12. #52
    dctalk
    Visitante

    Padrão O linux agora é pago?

    sou totalmente a favor!

    ah o que é 200 dólares, 5000 dólares pra uma empresa como conectiva, red hat.
    mesmo distro como slackware, debian, gentoo dá pra pagar com eventos vendas de box, camisas, doações de empresas e etc.

    fala sério! tem gente acha que só porque é free, cobrar alguma coisa de torna um absurdo!
    tem gente que nem compra uma camisa oficial da distro e etc.

    com certeza ele tá querendo proteger a marca, e não quer explorar ninguém e desse jeito tá evitando problemas futuros.

  13. #53

    Padrão O linux agora é pago?

    Citação Postado originalmente por MAJOR
    Lipse, sei que você pode ser bem mais educado do que isso ;)

    Valew
    e
    Abraços
    Tem razão. Desculpa cara, reconheço meu erro e pesso perdão. Me exaltei por naquele momento já estar de cabeça cheia por outros motivos e por ver comentários absurdos em outros locais sobre esse assunto, mas isso não justifica a falta de cidadania que demonstrei, pois todos têm direito de dar sua opinião.

    Foi mal.

    Abraço.

  14. #54

    Padrão ...

    Lipse,

    Sem crise...

    É normal nos exaltarmos as vezes quando estamos discutindo um assunto polemico...

    Eu acho que esse tópico sanou as duvidas de muita gente...


  15. #55
    mcyberx
    Visitante

    Padrão O linux agora é pago?

    Citação Postado originalmente por scorpion
    eu nao vo pagar porra nenhuma.. hehehehehe eu nao ganho porra nenhuma com o site como que eu vo pagar ??? aaHUAUHuAHHUA
    quem que ganha com venda de camiseta

  16. #56
    shadow(sem senha)
    Visitante

    Padrão (to sem senha)

    Tesmpestade no copo de agua, so muda o nome pra under, e boa, apoio o Trovalds nistto pelo que ja foi dito acima, gente, parem de ser tão tapados, ja disse que so a marca tem que ser paga não o Software,, e se as distros quiserem cobrar dos usuários, quem vai estar pecando é ela, não o Linus...

  17. #57
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão Re: Eu acho o seguinte....

    Citação Postado originalmente por cytron
    Eu acho o seguinte...

    Comunidade é comunidade, quem não estiver de acordo pula fora, poque a comunidade não pula fora, por isso é chamada de comunidade.

    O Linux já me deu muita grana e vai continuar a me dar muito mais... Contribuir com a campanha Linux em algum valor pequeno é mais do que minha obrigação, é uma questão de ética, princípios, reconhecimento.

    O que eu não aceito é se um dia o Linux passar a ter um valor pela licença de uso. ... o nome.
    É isso ae Cytron,

    Por isso que sabemos que o Linux foi, é e sempre será uma base forte, pois temos um "PAI", que sabe realmente como cuidar de nós imagina se uma Micro$oft da Vida resolve tenta patentia a marca (ja tentaram), ia se o caos, imagina nao poder mais usar realmente a marca e ainda ser processado??? pensem nisso Dou todo o meu apoio ao Linus em tomar esta posição e o que os amigos Cytron e MAJOR disseram já devem acabar com essa polemica e continuarmos unidos, CRESCEREMOS AINDA MAIS.

    Abraços A Todos ....

    e Viva O LINUX .....


    :clap: :good: :clap: :good: :clap:

  18. #58
    cytron
    Visitante

    Padrão O linux agora é pago?

    Pessoal, valeu pelos comentários.

    O Linux nunca vai cair, desde seu lançamento ele vem subindo cada vez mais, não porque ele tem um nome bonitinho ou um pinguim como mascote, mas porque ele tem uma comunidade que toma conta. Somos uma comunidade e me orgulho disso, pois mesmo sem nos conhecermos, mesmo sem a maioria ter visto o outro pessoalmente, mesmo sem morarmos na mesma cidade, ainda assim conseguimos ser uma comunidade de sucesso.

    Eu adimiro isso, resolvemos problemas juntos, levantamos questões juntos, pedimos perdão juntos, ..., somos nossos próprios heróis.

    Viramos noites no computador, estudamos a fundo, fuçamos a internet inteira atrás de informações, ..., tudo para responder uma pergunta de um desconhecido, tudo para ajudar um desconhecido, corrigimos e desenvolvemos programas, trabalhamos duro em prol de um mundo onde os produtos são distribuidos de graça, nada é vendido, apenas reconhecido.

    Nós desenvolvemos nosso próprio mundo, aqui as empresas e os mensalões não mandam, essa é a prova mais concreta de que nós, onde a maioria é jovem, temos capacidade para melhorar o mundo, não brigamos, não fazemos guerras, não passamos por cima de ninguém.

    ...

    Nós é que somos a maior potência do mundo. Somos a comunidade Softeware Livre!!! (ehhhh)

    Nossos esforços hoje sustentam redes das universidades, bancos, megas empresas, o setor militar e muitos outros lugares. E não estamos em um lugar xulo não, estamos é nos servidores!

    Ganhamos empresas como a IBM, Novel, Nokia, até o governo está pensando em nós agora. Mais que isso, a grande Microsoft morre de inveja e tenta nos derrubar.

    Nós somos assim, pequenos e desconhecidos, ..., mas somos milhões e milhões!!! Ninguém pode nos deter, somos os portadores do progresso, da inovação, da liberdade... Somos a comunidade Linux, free e opensource!

  19. #59
    vfsmount
    Visitante

    Padrão O linux agora é pago?

    Afffffff

    maior furada hem!

    Bom creio que esta praticamente impossivel conseguir cobrar dos usuarios licenca para usar o linux, ele ta aí na internet, fonte aberto e tudo mais, acho que ele nao registrou os trechos do fonte do kernel como fizeram os caras da SCO, deve ser pra evitar que o nome seja usado para fins lucrativos em empresas por ai a fora.
    Bom

    espero que seja isso
    hauhauhauhuahuahuha

  20. #60
    vfsmount
    Visitante

    Padrão o linux agora é pago

    Afffffffff

    maior furada hem!!!1

    Espero que nao seja igual os caras da SCO fizeram!
    imagino eu que deve ser só pros otros nao usar o nome por ai, pra ganhar dinheiro em cima do trabalho dos outros, por q maior parte de tudo isso que o linux é hoje, é fruto de desenvolvedores por todo o mundo.

    Ele não é loko
    hauhauhuahuahuahuhauhauhauhua