+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Gheco
    Visitante

    Padrão Particionamento HD

    Olá pessoal,

    Pra instalar o linux lá no trampo, peguei um HD de 40Gb zerado e primeiro coloquei o cd do wim2000. Rezervei 25Gb para o wim2000, 13Gb deixei apenas particionado e os outros 1.7GB (mais ou menos) em outra parte. Ou seja, 3 partiçoes. Instalei o wim normalmente e depois formatei a partição de 1.7Gb pelo wim em FAT32. Coloquei o CD do Conectiva e na parte das partiçoes, os 13Gb fiz um Particionamento Automatico. Instalou normal...
    Quando entro eplo windows, ele enxerga só a partição de 1.7Gb em FAT32 (normal). Mas quando entro pelo Linux ele nao enxerga nada!!! No mnt só tem o drive de diskete e o CD.
    O q aconteceu? Fiz algo de errado?

    Obrigado

  2. #2
    Shadow_Night
    Visitante

    Padrão Particionamento HD

    1 - Vai em Mnt, cria uma pasta chamada Win, hd bakup sei lá..
    2- Depois de criado, abra um terminal,
    fdisk -l
    este comando lista todos seus hds, sempre vai ser algo do tipo

    /dev/hda2 3737 9964 50026410 f W95 Ext'd (LBA)


    vc acha qual é o seu hd qeu quer enchergar.. ai vc usa o velho mont

    mount -t vfat /dev/hdaX /mnt/PastaX


    hdax = sua partição que quer enchergar no linux
    PastaX = pasta criada dentro de MNT pra montar o hd ^^

    Agora, vc pode clicar com botão direito na area de trabalho, criar novo, dispositivo , disco rigido...
    nomeia ele, na aba dispositivo, vc seleciona a partição, (use fdisk -l no prompt pra saber), ai ele fica na area de trabalho, pra vc acessar mais rapido, aconselho vc a não fazer ele iniciar montado, pelo motivo basico, de que vc pode esquecer formata o linux e perder todos seus aquivos :-P..


    qualquer coisa simples sobre o conectiva10 pode adicionar meu msn..

  3. #3

    Padrão Re: Particionamento HD

    Citação Postado originalmente por Gheco
    Quando entro eplo windows, ele enxerga só a partição de 1.7Gb em FAT32 (normal). Mas quando entro pelo Linux ele nao enxerga nada!!! No mnt só tem o drive de diskete e o CD.
    O q aconteceu? Fiz algo de errado?
    Obrigado
    Windows não enxerga particão linux.
    E no linux se você não montar os devices ele também nao mostra nada.

  4. #4
    Gheco
    Visitante

    Padrão Particionamento HD

    Shadow,

    Valeu aí pela ajuda, funcionou legal! Consegui q o Linux enxergasse a partção que fiz em FAT32 de 1.7Gb. Não consegui fazer com partição do Windows, pois ela eh maior do q a do Linux, não eh isso?
    Outra coisa, em todas as distro que eu tiver o Win e o Linux no mesmo HD, eu vou ter que montar??? Pois quando uso o LiveCD do Slax na residencia, ele me mostra mu HD inteiro. Mas isso é só porque eh LiveCD não eh isso?

    Valeu aí tambem Skorpyon

    Abraço...

  5. #5

    Padrão Particionamento HD

    Distros LiveCD por padrão montam todas as partições encontradas para facilitar a vida dos usuarios.

  6. #6
    Shadow_Night
    Visitante

    Padrão Particionamento HD

    Não consegui fazer com partição do Windows
    isto não muda nada cara, da pra montar sussegado, diz qual teu windows ae, o processo é o mesmo, qualquer coisa me manda um e-mail.. flw.