+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Não subestime minha pergunta (LOAD AVERAGE)


    Pessoal li ESTE FORUM MAS mas não entendi uma coisa.
    minha duvida não é o que é LOAD AVERAGE, mas saber interpretar o seu indice .



    ENTENDI que :

    É na maioria das vezes parte de um sistema de informação de um programa onde o programa relata dados sobre seu funcionamento.
    Load Average na maioria das vezes refere-se a "Carga do Sistama".

    ENTENDI que :
    É normal passar de 100, isto não é porcentagem de uso de processador, é número de processos em execução



    Mas NÃO ENTENDI
    Alguns dizem que o load average deve ser menor que 1 ,se for maior que um, significa que o sistema esta sobrecarregado,outros 80% , outros que pode chegar tranquilamente a 500..



    AFINAL
    Mas a final como posso saber se load average é bom ?
    Será que não serve como parametro para banceamento de carga pois necessariamente os processos não estão em execução na CPU?

    Qual a medida certa ? Qual o limite (valor maximo ) de Load Average bom ?

  2. #2

    Padrão Não subestime minha pergunta (LOAD AVERAGE)

    Oi amigo,
    Creio que você está confundindo as coisas.

    man top
    uptime
    This line displays the time the system has been up, and the three load aver­
    ages for the system. The load averages are the average number of process
    ready to run during the last 1, 5 and 15 minutes. This line is just like
    the output of uptime(1). The uptime display may be toggled by the interac­
    tive l command.


    Quanto maior o load mais ineficiente está o seu sistema , pois indica que ele está com fila de processamento.

    Vale ressaltar que estou me referindo a uma plataforma Linux , pois um servidor Windows 2003 gira o load em 40 e isso é absolutamente normal.

    Falou.

  3. #3

    Padrão Não subestime minha pergunta (LOAD AVERAGE)

    É, o LA refere-se a carga do sistema.

    Mas 500 em LA... hehehe... :P

    Tudo depende do que você vai rodar na maquina, se teu servidor é para fazer calculos matematicos, quebrar senhas e etc, ficar com LA alto é "normal" já que a maquina vai estar conscentrando todas as forças dela em um unico objetivo.

    Agora se tens um servidor que é serviço de email, dns, firewall e etc... LA de 10 já está alto para responder bem a todos esses serviços, enquanto maior o LA, maior o tempo de resposta. Trabalho dando suporte a mais de 100 servidores, as maquinas quando estão trabalhando com folga, o LA é abaixo de 1, agora quando uma maquina está acima de 10, já é para parar e verificar o que acontece... Um dos servidores que dou suporte recebe em media 70.000 emails por dia (spams inclusos), e o LA medio é 2.5 com tratamento de e-mail, antivirus e anti-spam. Quando a maquina tá com LA acima de 10, vejo logo que é DOS (jarrada de aprox. 5.000 emails de uma unica vez de mais de 500 origens diferentes mas de uma mesma mensagem), entao configurei que se o LA passar de 20 o MTA começa a recusar novos e-mails... :toim: :toim: