+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Revolução geral na minha empresa.

    Olá pessoal, gostaria de uma ajuda para achar a melhor solução para um problema que ando enfrentando na empresa onde trabalho, e que a qualquer momento pode virar uma bomba.

    O assunto é o seguinte, começei a trabalhar em uma faculdade aqui da minha cidade e toda sua rede e sistema de servidor de contas dos alunos ja estava implantado, tudo forá implementado por um professor simpatizante do Conectiva 9. Fora criado um servidor com uma maquina Atlhon 1.67 Ghz com 128 MB de memoria ram e hd de 20 gb. Para o inicio da Faculdade dava que sobrava, pois tinha se um laboratório com 25 micros e mais 10 micros e na area administrativa, com + ou - 500 alunos, esse distribuia internet para duas redes separadas, a administrativa e a do laboratório, onde que para a do laboratório ele realizava funções nfs e nis, para a criação de contas para os alunos.

    Hoje estamos com cerca de 200 micros nessa rede para os laboratórios, cerca de 120 para a aréa administrativa e + ou menos 80 para a quiosques de consulta, impressão e para a área de segurança, somando-se + ou menos 2.500 alunos.

    O que acontece e que o servidor não esta aguentando mais, o serviço esta lento, o acesso a internet esta pior ainda e para o nis e nfs que hoje conta com cerca de 2.000 contas esta um caos.

    Gostaria da ajuda de vcs no que eu poderia fazer para otimizar toda essa rede para não ter dor d cabeça para os próximos cinco anos, alem de trocar o OS do servidor por um + seguro e estável em termos de servidor onde sei que ha configurações que otimizam muito o acesso e as transferencias de dados ao servidor.

    Desculpem pela carta ai mas se alguem souber de uma solução que possa me indicar eu agradeceria muito.

  2. #2

    Padrão Revolução geral na minha empresa.

    Ora bem colega, segundo a minha experiencia em redes de grande volume de dados, é importante ter um bom hadrware tal como um bom sistema operativo..
    para o sistema operativo, eu acoselho um FreeBSD, esta maravilha é impecável e com um kernel compilado á medida da maquina, a sua performance arruma qq linux
    se mesmo assim n se sentir á vontade para instalar um FreeBSD, eu aconselho vc a escolher uma distribuição "leve" como é o caso do Debian, ou Slackware (a minha paixao)
    vale lembrar que um kernel compilado especificamente para a maquina melhora em grande a performance.. pois os drivers desnecessarios entre outras coisas n ficam a ocupar memoria preciosa..
    Quanto ao hardware, se possivel arranje uma maquina com SMP a diferença no processamento será notável, tb temos de ter em atenção os discos do servidor, o idela sera mesmo discos SCSI ou SATA, pois a velocidade de acesso a eles é mto mais rapida, seguiindo isto, acredito que vc possa ficar descansado durante os proximos anos
    Um abraço.

  3. #3

    Padrão Revolução geral na minha empresa.

    Com certeza tu precisará de mais máquinas...

    Nem que tu montes um cluster por ai, mas tu vai ter que melhorar o hardware, com certeza

  4. #4

    Padrão Revolução geral na minha empresa.

    o ideal se vc tiver varias maquinas que possa usar, é fazer um cluter que faça um load balance da carga de rede..
    existem um software mesmo chamado "Balance" que fujciona mto bem, tal como tb pode optar pelo LVS (Linux Virtual Server)

  5. #5

    Padrão Revolução geral na minha empresa.

    IMHO:

    separar os serviços por máquinas - várias máquinas, cada qual com seu serviço

    usar switches, ao invés de hubs

    uma máquina apenas para gateway (internet)

    pode-se estimar um backbone em gigabit

    mas tudo isso apenas após uma análise acurada de tráfego, demanda, gargalos.. enfim, um projeto decente de rede.

    E, claro.. FreeBSD nos servidores/gateway

    :twisted:

  6. #6
    Luzumba
    Visitante

    Padrão Revolução geral na minha empresa.

    Pois é amigo,

    Concordo...

    Separe os serviços, deixando somente o servidor antigo como internet,
    o resto do serviços vc. separa em outras maquinas, ganhando assim performance e segurança, afinal se o servidor de internet cair, nao cai o resto né verdade ?
    Faça uma avaliação do que vc. tem que maquinas e com certeza, separando todos os serviços voce pode reconstruir toda a sua rede, colocando qqr. distro que vc. quiser. Alem de sua estrutura ficar uma belezuraaaaaa....
    Ah e outra... se até hoje o cl9 naum deu problema, nao é necessario mudar... afinal em time que esta ganhando nao se mexe...

    É o que eu aconselho...

  7. #7
    Herlon
    Visitante

    Padrão Revolução geral na minha empresa.

    O seu problema com certeza não é o SO, não que seja amante co C9, pois não sou, mas sim a demanda e a implementação de serviços realizada em apenas uma maquina.

    Distribua isto, alias o modelo é bem claro router de internet e firewall não são lugares para armazenamento de dados.