+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com instalacao e atualizacao do ClamAV.

    Tipo gente, eu estou tentando faz tempo instalar esse antivirus no servidor do servico, mas nao estou conseguindo coloca-lo pra funcionar como deveria.


    Alguem tem um tutorial passo a passo de como devo proceder para instalar e configura-lo corretamente?

    Me parece que a distribuicao do servidor e' o Slackware Linux.

  2. #2
    rato16br
    Visitante

    Padrão Problemas com instalacao e atualizacao do ClamAV.

    Dê uma olhada no link abaixo, que vai te dar uma boa idéia.

    http://www.linux.trix.net/news2/006620.html

  3. #3

    Padrão Re: Problemas com instalacao e atualizacao do ClamAV.

    Citação Postado originalmente por Bit
    Tipo gente, eu estou tentando faz tempo instalar esse antivirus no servidor do servico, mas nao estou conseguindo coloca-lo pra funcionar como deveria.


    Alguem tem um tutorial passo a passo de como devo proceder para instalar e configura-lo corretamente?

    Me parece que a distribuicao do servidor e' o Slackware Linux.
    Qual exatamente o problema que está dando? Está tentando configura el junto com o que (Sendmail, Postifix)?

    Tutoriais tem um monte é só procurar no google, mas acho que vocë já fez isso.

  4. #4

    Padrão Problemas com instalacao e atualizacao do ClamAV.

    Tipo gente, temos um servidor que compartilha a conexão Velox entre os outros hosts. Ai eu pensei que instalando um antivirus e o deixando configurado no Linux ia ajudar um pouco na segurança do sistema.

    Tipo, eu não sou experiente em redes e esta é a primeira vez que mexo com redes. Por isso a idéia... acham que eu devo mesmo fazer isso? É que achei que seria uma idéia bacana manter o antivirus instalado e fazer varreduras em um período "X" de tempo, em cada máquina sabe?

    Isso é possível certo? Aproveitando o tópico, alguém sabe como varrer o disco rígido de cada máquina que você quer? Por exemplo, tem o servidor, e logo ao lado esquerdo tem um host. Como acessar o HD do lado e mandar o scan nele?

    Eu queria diminuir ao máximo a quantidade de aplicativos nas outras máquinas e fazer o gerenciamento disso à distância com o servidor.

    Agora, rato16br,, eu visitei o link e esse comando aqui eu achei estranho na hora de adicionar o usuário:

    #adduser -g clamav -s/bin/false -c"ClamAV" clamav

    Eu fiz isso, e o adduser me disse que ia adicionar um usuário chamado "g". É isso mesmo que o programa deve fazer? Após eu ter usado esse comando, o Linux ainda me fez várias perguntas sobre o usuário "g" que ia ser griado ( o grupo e outras coisas ). É normal isso?

    A versão do ClamAv que estou tentando instalar é a 0.86.2.

  5. #5
    jrcampos82
    Visitante

    Padrão Problemas com instalacao e atualizacao do ClamAV.

    cara de uma olhada se é adduser ou useradd, um ou o outro dá certo , e a sintaxe do comando está certinho, useradd -g clamav -s/bin/false -C"Clamd Antivirus" clamav

    se não der certo crie pelo modo grafico mesmo

  6. #6
    rato16br
    Visitante

    Padrão Problemas com instalacao e atualizacao do ClamAV.

    Vc deve ter esquecido de colocar o "-" na frente do g, pois a sintaxe esta exata.

  7. #7

    Padrão Problemas com instalacao e atualizacao do ClamAV.

    Aqui gente:
    http://img395.imageshack.us/img395/7884/captured8us.jpg

    Viram? ^^''''''''''''''

  8. #8

    Padrão Problemas com instalacao e atualizacao do ClamAV.

    Esquece tava falando besteira..... Experimenta apenas

    useradd clamav

    ele vai te perguntar qual o grupo, shell, nome essas dai voce responde....

  9. #9

    Padrão Problemas com instalacao e atualizacao do ClamAV.

    Citação Postado originalmente por nod3vic3
    Esquece tava falando besteira..... Experimenta apenas

    useradd clamav

    ele vai te perguntar qual o grupo, shell, nome essas dai voce responde....
    Opa, valeu pela dica. ^^
    Eu tava falando com um outro amigo meu, o Lipse ( se não me falha a memória ele também é do fórum ) do Dizinha Linux e ele me disse quase a mesma coisa que você. \o/

    # useradd clamav -g clamav -s /bin/false -c "ClamAV"

    Fiz isso acima e funcionou. :clap:

    Só falta agora sanar a dúvida de como fazer a varredura em um cliente dentro de uma rede. ^^

    Alguém sabe como eu faço? :good:

    Aproveitando o tópico, como eu faço para remover um usuário via linha de comando? Valeu gente. \o/

  10. #10
    rato16br
    Visitante

    Padrão Problemas com instalacao e atualizacao do ClamAV.

    Ou então tente dessa maneira: useradd clamav -g clamav -s /bin/false -c "ClamAV"

  11. #11

    Padrão Problemas com instalacao e atualizacao do ClamAV.

    Citação Postado originalmente por Bit
    Só falta agora sanar a dúvida de como fazer a varredura em um cliente dentro de uma rede. ^^

    Alguém sabe como eu faço? :good:

    Aproveitando o tópico, como eu faço para remover um usuário via linha de comando? Valeu gente. \o/
    Bom, primeiro tem que ver se esse cliente usa windows ou linux. Então de acordo com o que ele usa você tem que compartilhar os diretórios que você quer varrer e montar os mesmos no seu servidor para que ele tenha acesso e daí passa o antivirus neles.

    Bom essa é a idéia básica, agora como fazer isso, desculpe mas eu não vou poder te ajudar infelizmente (um dia desses ainda me sobra um tempo pra aprender tudo isso...)

  12. #12

    Padrão Problemas com instalacao e atualizacao do ClamAV.

    Opa gente, valeu pelas infos. ^^

    nod3vic3,
    eu vou dar uma pesquisada então sobre o que você falou e fazer um teste. \o/