+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mirror
    Visitante

    Padrão Quais serviços aprender ???

    Boa tarde gente!!!

    Vamos dizer que eu tenho um PC sem nada instalado. Instalo nele o Linux e conecto ele ao meu roteador e a rede local. E tambem ja tenho um dominio registrado na FAPESP. Quais os servidores que eu devo instalar para montar um servidor que provê acesso a WEB, envio/recebimento de email, hospedagem de pagina, firewall e anti-spam para as estações penduradas nele??? E tambem gostaria de saber qual ordem serguir...

    se vcs puderem me ajudar, ficarei muito grato.

    Obrigado pela atenção,

    Lucas

  2. #2

    Padrão Quais serviços aprender ???

    isso seria uma coisa legal:

    1) - Tem que montar um firewall(linux/bsd) para proteger sua rede.....
    2) - 2 servidores DNS exigidos pela FAPESP.... (a menos que vc use DNS de terceiros para economizar)
    3) - 1 - Servidor Web Apache........
    4) - 1 - Servidor de email Postfix ou Qmail com Spamassassin e antivirus ClamAV.......

    Se quiser algo mais completo ainda, monte um servidor de arquivos, para armazenamento das páginas web e tb os emails(caso você utilize imap ou tenha um grande número de usuários) dos servidores.....

    Acima seria uma configuração básica e legal... mas já vi muita gente usando a maquina de firewall, rodando servidor de email junto e também compartilhando internet com proxy squid..... funcionar funciona...... bem... mas e a segurança?

  3. #3
    mirror
    Visitante

    Padrão Quais serviços aprender ???

    Ah... legal!

    Mas ficou algumas dúvidas... como que eh esse lance de criar 2 servidores de DNS??? E qual vc recomenda? O Bind??? E realmente é de meu interesse armazenar as paginas visitadas e os emails dos usuários. E outra coisinha: a parte que eu mais tenho duvidas é a de DNS, vc sabe onde posso encontrar uma material bem didático pra mim dar uns treino?


    Obrigado desde já,

    Lucas



    Citação Postado originalmente por PiTsA
    isso seria uma coisa legal:

    1) - Tem que montar um firewall(linux/bsd) para proteger sua rede.....
    2) - 2 servidores DNS exigidos pela FAPESP.... (a menos que vc use DNS de terceiros para economizar)
    3) - 1 - Servidor Web Apache........
    4) - 1 - Servidor de email Postfix ou Qmail com Spamassassin e antivirus ClamAV.......

    Se quiser algo mais completo ainda, monte um servidor de arquivos, para armazenamento das páginas web e tb os emails(caso você utilize imap ou tenha um grande número de usuários) dos servidores.....

    Acima seria uma configuração básica e legal... mas já vi muita gente usando a maquina de firewall, rodando servidor de email junto e também compartilhando internet com proxy squid..... funcionar funciona...... bem... mas e a segurança?